ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evidências de um oceano interno na lua de Saturno, Mimas
Uma cientista do SwRI (Southwest Research Institute) empenhou-se em provar que a minúscula lua mais interior de Saturno era um satélite inerte congelado e, em vez disso, descobriu evidências convincentes de que Mimas tem um oceano líquido interno. [Ler mais]

25 de janeiro de 2022
Cientistas confirmam pela primeira vez uma fusão altamente excêntrica entre buracos negros
Pela primeira vez, os cientistas pensam ter detetado uma fusão entre dois buracos negros com órbitas excêntricas. De acordo com um artigo científico publicado na revista Nature Astronomy, isto pode ajudar a explicar como algumas das fusões de buracos negros são muito mais massivas do que anteriormente se pensava ser possível. [Ler mais]

TESS atinge os 5000 candidatos a exoplaneta
O catálogo de candidatos a exoplaneta, descobertos com o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA, passou recentemente os 5000 TOIs (TESS Objects of Interest). O catálogo tem vindo a crescer constantemente desde o início da missão em 2018, e o lote de TOIs que impulsionaram o catálogo para mais de 5000 vem na sua maioria do levantamento FSS (Faint Star Search). [Ler mais]

Rover Curiosity da NASA mede assinatura intrigante de carbono em Marte
Depois de analisarem amostras de rochas em pó recolhidas da superfície de Marte pelo rover Curiosity da NASA, os cientistas anunciaram que várias das amostras são ricas num tipo de carbono que na Terra está associado a processos biológicos. Embora a descoberta seja intrigante, não aponta necessariamente para vida antiga em Marte, uma vez que os cientistas ainda não encontraram evidências conclusivas que sustentem biologia antiga ou atual, tais como formações rochosas sedimentares produzidas por bactérias antigas, ou uma diversidade de moléculas orgânicas complexas formadas pela vida. [Ler mais]

21 de janeiro de 2022
Hubble encontra um buraco negro que desencadeia formação estelar numa galáxia anã
Muitas vezes retratados como monstros destrutivos que mantêm a luz cativa, os buracos negros assumem um papel menos maléfico nesta investigação mais recente do Telescópio Espacial Hubble da NASA. Um buraco negro no coração da galáxia anã Henize 2-10 está a criar estrelas em vez de as devorar. O buraco negro está aparentemente a contribuir para a formação de novas estrelas que está a ter lugar na galáxia. [Ler mais]

21 de janeiro de 2022
Buraco negro no centro da Via Láctea é imprevisível e caótico
Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelo estudante de pós-graduação Alexis Andrés, descobriu que o buraco negro no centro da nossa Galáxia, Sagitário A*, não só tem uma atividade irregular de dia para dia, mas também a longo prazo. A equipa analisou dados relativos a 15 anos para chegar a esta conclusão. [Ler mais]

18 de janeiro de 2022
Uma superlua para lá do nosso Sistema Solar
Os astrónomos relataram uma segunda lua gigante, em órbita de um exoplaneta do tamanho de Júpiter, para lá do nosso Sistema Solar. Se confirmado, este avistamento pode significar que as exoluas são tão comuns no Universo quanto os exoplanetas, e que as luas, grandes ou pequenas, são uma característica dos sistemas planetários. [Ler mais]

18 de janeiro de 2022
Novas informações sobre as estações num exoplaneta
Imagine estar num lugar onde os ventos são tão fortes que se movem à velocidade do som. Este é apenas um aspeto da atmosfera de XO-3b, um de uma classe de exoplanetas (planetas para lá do nosso Sistema Solar) conhecidos como Júpiteres quentes. A órbita excêntrica do planeta também leva a variações sazonais centenas de vezes mais fortes do que as que temos cá na Terra. [Ler mais]

Arquivo de notícias

IMAGEM DO MÊS
  Silhueta da ISS na Lua
Crédito: Andrew McCarthy

O que é aquilo na Lua? É a Estação Espacial Internacional. Usando tempo preciso, a plataforma espacial em órbita da Terra foi fotografada o mês passado em frente de uma Lua parcialmente iluminada. A composição em destaque, obtida a partir de Payson, no estado norte-americano do Arizona, EUA, foi feita intricadamente com a combinação, em parte, de muitas imagens de 1/2000 de segundo de um vídeo da ISS a cruzar a Lua. Uma inspeção mais íntima desta silhueta excecionalmente nítida da ISS revela os contornos de vários painéis solares e treliças. A brilhante cratera Tycho é visível no canto superior esquerdo, bem como um terreno relativamente acidentado de cor clara conhecido como terras altas, e áreas relativamente planas e de cor escura conhecidas como mares. Existem ferramentas online que nos podem informar quando a Estação Espacial Internacional estará visível a partir de onde vivemos.

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.

EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - JANEIRO