ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de setembro de 2021
ALMA revela ambientes [ricos em carbono e matéria orgânica] que dão origem a planetas
Uma colaboração internacional de cientistas, usando o ALMA, concluiu o mais extenso mapeamento da composição química dos discos protoplanetários em torno de cinco estrelas jovens próximas a alta resolução, produzindo imagens que capturam a composição molecular associada a nascimentos planetários, e um roteiro para estudos futuros da composição das regiões de formação planetária e cometária. [Ler mais]

17 de setembro de 2021
Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos em torno da supernova chinesa de 1181
Segundo uma equipa internacional de astrónomos, um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova avistada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação publicada dia 15 de setembro diz que uma nuvem (ou nebulosa) ténue e em rápida expansão, de nome Pa 30, em torno de uma das estrelas mais quentes da Via Láctea, conhecida como Estrela de Parker, encaixa no perfil, localização e idade da supernova histórica. [Ler mais]

Explosão de supernova com "retransmissão" esperada para 2037
É um desafio fazer previsões, especialmente em astronomia. Existem, no entanto, algumas previsões das quais os astrónomos podem depender, como o momento dos próximos eclipses lunares e solares e o regresso de alguns cometas. [Ler mais]

Rover Perseverance recolhe peças do puzzle da história de Marte
O rover Perseverance da NASA recolheu com sucesso o seu primeiro par de amostras de rocha e os cientistas já estão a obter novas informações sobre a região. Depois de recolher a sua primeira amostra, chamada "Montdenier", no dia 6 de setembro, a equipa recolheu uma segunda, "Montagnac", da mesma rocha no dia 8 de setembro. [Ler mais]

Planetas parecidos com a Terra noutros sistemas solares? Procuremos luas
Encontrar uma cópia exata da Terra, algures no Universo, soa como uma noção rebuscada, mas os cientistas pensam que, tal como a Terra surgiu no nosso Sistema Solar, algo semelhante deve existir noutro lugar. Siegfried Eggl, investigador na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e colegas dizem que as luas em órbita podem desempenhar um papel fundamental em manter os planetas habitáveis por longos períodos e identificaram um método para os encontrar. [Ler mais]

14 de setembro de 2021
Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão
Físicos da Universidade de Sussex, na primeira descoberta científica do género, descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem radiação térmica. Antes disso, pensava-se que os buracos negros eram inertes, os estágios finais de uma estrela massiva moribunda. [Ler mais]

10 de setembro de 2021
Surpresa: a Via Láctea não é homogénea
Astrónomos da Universidade de Genebra observaram a composição dos gases na nossa Galáxia e mostraram que, ao contrário dos modelos estabelecidos até agora, não se misturam homogeneamente. Para melhor entender a história e a evolução da Via Láctea, os astrónomos estão a estudar a composição dos gases e dos metais que compõem uma parte importante da nossa Galáxia. Destacam-se três componentes principais: o gás inicial oriundo do exterior da nossa Galáxia, o gás entre as estrelas, no seu interior - enriquecido com elementos químicos -, e a poeira gerada pela condensação dos metais presentes neste gás. [Ler mais]

10 de setembro de 2021
Geólogos propõem teoria sobre um famoso asteroide
O asteroide Vesta é o segundo maior asteroide do nosso Sistema Solar. Com um diâmetro de aproximadamente 530 km, orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter. Há muito tempo que os asteroides desempenham um papel importante na construção do fascínio popular pelo espaço. "Marooned off Vesta" foi a primeira história publicada pelo escritor americano Isaac Asimov, a terceira que escreveu, divulgada na edição de março de 1939 da revista de ficção científica Amazing Stories. [Ler mais]

Arquivo de notícias

IMAGEM DO MÊS
  Uma Espiral Perfeita
Crédito: NASAESAHubbleHLA; Processamento: Mehmet Hakan Ozsarac

Se não perfeita, então esta galáxia espiral é pelo menos uma das mais fotogénicas. Um universo-ilha com cerca de 100 mil milhões de estrelas, a 32 milhões de anos-luz na direção da constelação de Peixes, M74 mostra aqui a sua espantosa face. Classificada como uma galáxia Sc, os seus lindos braços espirais são traçados por enxames estelares azuis e correntes de poeira cósmicaEsta composição nítida foi construída a partir de dados obtidos pelo instrumento ACS (Advanced Camera for Surveys) do Telescópio Espacial Hubble. Com cerca de 30.000 anos-luz em diâmetro, esta imagem de M74 inclui exposições da emissão de átomos de hidrogénio, realçando o tom avermelhado das grandes regiões de formação estelar da galáxia. Com um brilho superficial inferior ao da maioria das galáxias no catálogo Messier, M74 é às vezes conhecida como a Galáxia Fantasma.

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.

EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - SETEMBRO