ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Webb deteta uma atmosfera em torno de um exoplaneta rochoso
10 de maio de 2024

Investigadores, ao recorrer ao Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA, poderão ter detetado gases atmosféricos em torno de 55 Cancri e, um exoplaneta rochoso e quente a 41 anos-luz da Terra. Esta é a melhor evidência até à data da existência de uma atmosfera num planeta rochoso para lá do nosso Sistema Solar.

Os astrónomos observam a elusiva luz estelar que rodeia quasares antigos
10 de maio de 2024

Os astrónomos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) observaram a luz estelar elusiva que rodeia alguns dos primeiros quasares do Universo. Os sinais distantes, que remontam a mais de 13 mil milhões de anos na infância do Universo, estão a revelar pistas sobre a evolução dos primeiros buracos negros e galáxias.

Vénus quase não tem água. Um novo estudo pode revelar porquê
10 de maio de 2024

Cientistas planetários da Universidade do Colorado em Boulder, EUA, descobriram como Vénus, o vizinho escaldante e inabitável da Terra, se tornou tão seco. O novo estudo preenche uma grande lacuna naquilo a que os investigadores chamam "a história da água em Vénus".

M51 foi moldada pela repetida passagem de uma galáxia satélite pelo seu disco
7 de maio de 2024

Uma equipa de investigação internacional, com a participação do IAC (Instituto de Astrofísica de Canarias), mostra que a galáxia satélite NGC 5195 passou duas vezes pelo disco da Galáxia do Redemoinho (M51), em tempos relativamente recentes, estimulando a formação estelar e definindo a estrutura dos seus braços.

Novas descobertas apontam para um ambiente semelhante ao da Terra no passado de Marte
7 de maio de 2024

Uma equipa de investigação que utiliza o instrumento ChemCam a bordo do rover Curiosity da NASA descobriu quantidades de manganês superiores às habituais em rochas da cratera Gale em Marte, o que indica que os sedimentos se formaram num rio, delta ou perto da costa de um lago antigo.

Anãs brancas "famintas": resolvendo o puzzle da poluição metálica
7 de maio de 2024

As estrelas mortas, conhecidas como anãs brancas, têm uma massa parecida à do Sol, mas têm um tamanho semelhante ao da Terra. São comuns na nossa Galáxia, uma vez que 97% das estrelas estão destinadas a tornar-se anãs brancas. Quando as estrelas chegam ao fim das suas vidas, os seus núcleos colapsam na densa bola de uma anã branca, fazendo com que a nossa Galáxia pareça um cemitério etéreo.

Webb mapeia o clima num planeta a 280 anos-luz de distância
3 de maio de 2024

Uma equipa internacional de investigadores utilizou, com sucesso, o Telescópio Espacial James Webb da NASA para mapear o clima no exoplaneta gigante gasoso e quente WASP-43 b.

Um sistema estelar eruptivo revelou os seus segredos
3 de maio de 2024

Um grupo invulgar de estrelas na constelação de Orionte revelou finalmente os seus segredos. FU Orionis, um sistema estelar duplo, chamou pela primeira vez a atenção dos astrónomos em 1936, quando a estrela central se tornou subitamente 1000 vezes mais brilhante do que o habitual. Este comportamento, esperado em estrelas moribundas, nunca tinha sido visto numa estrela jovem como FU Orionis.

Arquivo de notícias

IMAGEM DO MÊS
  A Nebulosa da Gaivota
Crédito: Gianni Lacroce

Uma vasta extensão de gás e poeira incandescentes apresenta aos astrónomos do planeta Terra um aspeto semelhante ao de uma ave, o que sugere o seu nome popular: a Nebulosa da GaivotaEste retrato do pássaro cósmico cobre uma faixa de 2,5 graus de largura no plano da Via Láctea, perto da direção de Sirius, a estrela alfa da constelação de Cão Maior. Claro, a região inclui objetos com outras designações de catálogo: nomeadamente NGC 2327, uma nebulosa de emissão e reflexão compacta e poeirenta com uma estrela massiva incorporada que forma a cabeça do pássaro. Provavelmente parte de uma estrutura de concha maior varrida por sucessivas explosões de supernova, a ampla Nebulosa da Gaivota está catalogada como Sh2-296 e IC 2177. O proeminente arco azulado abaixo e à direita do centro é um choque de arco da estrela fugitiva FN Canis Majoris. Dominado pelo brilho avermelhado do hidrogénio atómico, este complexo de nuvens de gás e poeira com outras estrelas da associação Canis Majoris OB1 estende-se por mais de 200 anos-luz à distância estimada de 3800 anos-luz da Nebulosa da Gaivota.

NOITES ASTRONÓMICAS EM FARO - OBSERVAÇÃO DA LUA
Data: 23 de abril de 2024
Hora: 21:00-23:00
Em conjunto com o Centro Ciência Viva Tavira iremos realizar esta sessão de observação astronómica pelas 21:00, na Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bivar.
A sessão é gratuita. Participe!
Local: Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bívar
A realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas.
Informações: 289 890 920 | info@ccvalg.pt

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.

EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - MAIO