Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     
  Ventos supersónicos extremos medidos num planeta para lá do nosso Sistema Solar
24 de janeiro de 2025

Os astrónomos descobriram ventos extremamente fortes a fustigar o equador de WASP-127b, um exoplaneta gigante. Com velocidades de até 33.000 km/h, os ventos constituem a corrente de jato mais rápida do seu tipo alguma vez medida num planeta.
[Ler mais]

     
     
  Revelando as propriedades de uma galáxia primordial de há 13,4 mil milhões de anos
24 de janeiro de 2025

Uma equipa internacional liderada por investigadores do NAOJ (National Astronomical Observatory of Japan) detetou com sucesso a emissão de várias transições atómicas de uma galáxia primordial muito distante, batendo recordes anteriores para a deteção mais longínqua destes elementos.
[Ler mais]

     
     
  Transformando a tensão de Hubble numa crise
24 de janeiro de 2025

O Universo parece mesmo estar a expandir-se rapidamente. Demasiado depressa, até. Uma nova medição confirma o que resultados anteriores - e muito debatidos - tinham mostrado: o Universo está a expandir-se mais rapidamente do que o previsto pelos modelos teóricos e mais rapidamente do que o que pode ser explicado pela nossa compreensão atual da física.
[Ler mais]

     
     
  O Hubble rastreia a história oculta da Galáxia de Andrómeda
21 de janeiro de 2025

O maior fotomosaico da Galáxia de Andrómeda, compilado a partir de observações do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, revela centenas de milhões de estrelas. Foram necessários mais de 10 anos para recolher dados para este retrato colorido da nossa galáxia vizinha e foi criado a partir de mais de 600 exposições.
[Ler mais]

     
     
  Super-Terra vs. Super-Neptuno? O vencedor é o Super-Vénus!
21 de janeiro de 2025

Novos dados observacionais do Telescópio Espacial James Webb e modelos de simulação confirmaram a existência de um novo tipo de planeta, diferente de tudo o que existe no Sistema Solar. Este facto fornece mais uma peça do puzzle para compreender como os planetas e os sistemas planetários se formam.
[Ler mais]

     
     
  A descoberta de três minúsculas galáxias que mais parecem "cidades fantasma"
21 de janeiro de 2025

Ao combinar dados dos levantamentos do legado DESI (Dark Energy Spectroscopic Instrument) e do telescópio Gemini South, os astrónomos investigaram três galáxias anãs ultrafracas que residem numa região do espaço isolada da influência ambiental de objetos maiores.
[Ler mais]

     
     
  Gaia termina as suas observações científicas
17 de janeiro de 2025

O observatório espacial Gaia da ESA completou a fase de varrimento do céu, acumulando mais de três biliões de observações de cerca de dois mil milhões de estrelas e outros objetos ao longo da última década, a fim de revolucionar a visão da nossa Galáxia natal e da vizinhança cósmica.
[Ler mais]

     
     
  Classe recém-descoberta de galáxias pode indicar um crescimento precoce dos buracos negros
17 de janeiro de 2025

Uma equipa de astrónomos compilou recentemente uma das maiores amostras de LRDs (sigla inglesa de "little red dots", "pequenos pontos vermelhos" em português) até à data, quase todos existentes nos primeiros 1,5 mil milhões de anos após o Big Bang. Descobriram que uma grande fração dos LRDs da sua amostra apresentava sinais de conter buracos negros supermassivos em crescimento.
[Ler mais]

     
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Messier 4
Crédito: Steve Crouch
 
     
 
Messier 4 pode ser encontrado a oeste da brilhante estrela gigante vermelha Antares, a estrela alfa da constelação de Escorpião. O próprio M4 é apenas visível a partir de locais escuros, apesar do enxame globular de cerca de 100.000 estrelas estar a apenas 5500 anos-luz de distância. Ainda assim, a sua proximidade a olhos telescópicos curiosos torna-o um alvo privilegiado para explorações astronómicas. Estudos recentes incluíram observações do Hubble das estrelas variáveis cefeidas pulsantes de M4, de estrelas anãs brancas em arrefecimento e do antigo exoplaneta PSR B1620-26 b. Esta imagem nítida foi captada com um pequeno telescópio a partir do planeta Terra. À distância estimada de M4, abrange cerca de 50 anos-luz.
 
     
 
 
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - JANEIRO
   
 
     
  O SOL AGORA
(cortesia Solar Dynamic Observatory)
 
   
  clique na imagem para ver mais alternativas em termos dos filtros usados pela sonda  
     
Top Thingy Right