Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     
  Descoberto o terceiro cometa interestelar
8 de julho de 2025

Os astrónomos confirmaram a descoberta de um raro visitante celeste: um cometa proveniente de fora do nosso Sistema Solar. Oficialmente designado 3I/ATLAS, este objeto interestelar recém-identificado é apenas o terceiro do seu género alguma vez observado, depois dos famosos 1I/'Oumuamua em 2017 e 2I/Borisov em 2019.
[Ler mais]

     
     
  Cientistas detetam um "carrossel" planetário
8 de julho de 2025

Uma nova investigação de dados antigos do Kepler revelou que um sistema planetário que se pensava não ter planetas tem, na verdade, dois planetas que orbitam a sua estrela num estilo único, como um carrossel à moda antiga.
[Ler mais]

     
     
  Estaria Marte condenado a ser um deserto? Estudo propõe uma nova explicação
8 de julho de 2025

Um dos grandes problemas por resolver na ciência planetária moderna está escrito na superfície de Marte. Marte tem desfiladeiros que foram esculpidos por rios, por isso já foi suficientemente quente para ter água líquida. Como - e porque é que - se tornou num deserto estéril?
[Ler mais]

     
     
  Dupla detonação: nova imagem mostra os remanescentes de uma estrela destruída por um par de explosões
4 de julho de 2025

Pela primeira vez, os astrónomos obtiveram evidências visuais de que uma estrela encontrou o seu fim ao detonar duas vezes. Ao estudarem os remanescentes com centenas de anos da supernova SNR 0509-67.5, com o auxílio do VLT (Very Large Telescope) do ESO, os cientistas encontraram padrões que confirmam que a estrela que lhe deu origem sofreu um par de explosões.
[Ler mais]

     
     
  Webb "perfura" o Enxame da Bala, refina a sua massa
4 de julho de 2025

O Telescópio Espacial James Webb da NASA focou-se recentemente no Enxame da Bala - fornecendo imagens altamente detalhadas que mostram uma maior abundância de galáxias extremamente ténues e distantes do que nunca. Usando as nítidas observações no infravermelho próximo desta região, os investigadores mapearam de forma mais completa o conteúdo dos enxames de galáxias em colisão.
[Ler mais]

     
     
  Os planetas semelhantes à Terra são especialmente comuns em torno de estrelas de baixa massa
4 de julho de 2025

De acordo com os mais recentes estudos realizados por astrónomos da Universidade de Heidelberg, as estrelas de baixa massa albergam frequentemente planetas semelhantes à Terra. Na base desta descoberta estão os dados recolhidos no âmbito do projeto CARMENES. Com a sua análise, uma equipa de investigação internacional conseguiu identificar quatro novos exoplanetas e determinar as suas propriedades.
[Ler mais]

     
     
  Webb investiga as origens estruturais das galáxias de disco
1 de julho de 2025

As atuais galáxias de disco contêm frequentemente um disco exterior espesso e repleto de estrelas e um disco fino e incorporado de estrelas. Por exemplo, o disco espesso da nossa Galáxia, a Via Láctea, tem cerca de 3000 anos-luz de altura e o seu disco fino tem cerca de 1000 anos-luz de espessura.
[Ler mais]

     
     
  Irá o asteroide 2024 YR4 colidir com a Lua?
1 de julho de 2025

O asteroide 2024 YR4 fez manchetes no início deste ano quando a sua probabilidade de colidir com a Terra em 2032 subiu para 3%. Embora um impacto na Terra tenha sido agora excluído, a história do asteroide continua. O último vislumbre do asteroide, ao desaparecer da vista dos telescópios mais poderosos da humanidade, deixou-o com 4% de hipóteses de colidir com a Lua a 22 de dezembro de 2032.
[Ler mais]

     
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Silhueta da Estação Espacial na Lua
Crédito: Eric Holland
 
     
 
O que é aquela mancha invulgar na Lua? É a Estação Espacial Internacional. Usando um "timing" preciso, a plataforma espacial em órbita da Terra foi fotografada em frente a uma Lua gibosa parcialmente iluminada em 2019. A imagem em destaque foi tirada a partir de Palo Alto, Califórnia, EUA, com um tempo de exposição de apenas 1/667 de segundo. Em contraste, a duração do trânsito da ISS por toda a Lua foi de cerca de meio segundo. Uma inspeção atenta desta silhueta invulgarmente nítida da ISS revelará os contornos de numerosos painéis solares e módulos. A brilhante cratera Tycho é visível no canto inferior esquerdo, bem como o terreno comparativamente acidentado e de cor clara conhecido como terras altas e áreas relativamente lisas e de cor escura conhecidas como mares. Existem aplicações para o seu telemóvel que podem dizer-lhe quando a Estação Espacial Internacional será visível a partir da área onde vive.
 
     
 
 
   

MANHÃS ASTRONÓMICAS EM FARO
O Centro Ciência Viva do Algarve, em conjunto com o Centro Ciência Viva de Tavira, irá realizar uma sessão de observação do Sol.
Data: 20 de junho de 2025
Hora: 10:00 - 12:00
Local: Jardim Manuel Bívar, junto à marina
A realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas.
A sessão é gratuita e não sujeita a marcação. Participe!
Informações: 289 890 920 | info@ccvalg.pt


 
 
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - JULHO
   
 
     
  O SOL AGORA
(cortesia Solar Dynamic Observatory)
 
   
  clique na imagem para ver mais alternativas em termos dos filtros usados pela sonda  
     
Top Thingy Right