ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estrela morta ilumina galáxia próxima
26 de abril de 2024

Enquanto o INTEGRAL da ESA observava o céu, este detetou subitamente uma explosão de raios gama provenientes da galáxia vizinha M82. Apenas algumas horas mais tarde, o XMM-Newton da ESA procurou o brilho remanescente da explosão, mas não o encontrou. Os astrónomos perceberam que a explosão deve ter sido uma erupção extragalática de um magnetar, uma jovem estrela de neutrões com um campo magnético excecionalmente forte.

Novas observações do Telescópio Webb revelam que os buracos negros "desligam" rapidamente a formação estelar em galáxias massivas
26 de abril de 2024

Uma nova investigação publicada na revista Nature apresenta novas observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST) que sugerem que os buracos negros impedem rapidamente a formação de estrelas em galáxias massivas, removendo de forma explosiva grandes quantidades de gás.

A descoberta de como o potássio é destruído nas estrelas é importante para a compreensão do Universo
26 de abril de 2024

Se quisermos saber de onde vêm os elementos químicos, há que olhar para as estrelas. Quase todos os elementos mais pesados que o hélio são formados através de reações nucleares nas estrelas. Mas que processos estelares são responsáveis por estes elementos? Será que podemos encontrar padrões na quantidade de cada elemento que observamos em diferentes ambientes astrofísicos, como estrelas, galáxias ou enxames globulares?

O Hubble foi à caça de asteroides pequenos da cintura principal
23 de abril de 2024

Recentemente, os astrónomos utilizaram um conjunto de imagens de arquivo obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar visualmente uma razoavelmente desconhecida população de asteroides pequenos. A caça ao tesouro exigiu a análise de 37.000 imagens do Hubble, abrangendo um período de 19 anos.

Fragmentos de asteroides restringem a cronologia das atuais órbitas dos planetas gigantes
23 de abril de 2024

Os fragmentos de um asteroide destruído sugerem que a mudança de posição dos planetas gigantes do nosso Sistema Solar, há milhares de milhões de anos, ocorreu entre 60 a 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar e pode ter sido fundamental para a formação da nossa Lua.

Como Plutão "ganhou" o seu coração
23 de abril de 2024

O mistério de como Plutão adquiriu uma característica gigante em forma de coração na sua superfície foi finalmente resolvido por uma equipa internacional de astrofísicos liderada pela Universidade de Berna e por membros do NCCR (National Center of Competence in Research) PlanetS. A equipa é a primeira a reproduzir com sucesso a forma invulgar, através de simulações numéricas, atribuindo-a a um impacto gigante e lento de ângulo oblíquo.

Fermi da NASA não deteta raios gama de supernova próxima
19 de abril de 2024

Uma supernova próxima, em 2023, forneceu aos astrofísicos uma excelente oportunidade para testar ideias sobre a forma como este tipo de explosões impulsiona partículas, designadas por raios cósmicos, até perto da velocidade da luz. Mas, surpreendentemente, o Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi da NASA não detetou os raios gama altamente energéticos que essas partículas deveriam produzir.

Identificado o buraco negro estelar mais massivo da nossa Galáxia descoberto até à data
19 de abril de 2024

Os astrónomos identificaram o buraco negro estelar mais massivo descoberto até à data na Via Láctea. Este buraco negro foi detetado em dados da missão Gaia da ESA através de um movimento de "oscilação" estranho que este objeto impõe à estrela companheira que o orbita. Foram utilizados dados do VLT (Very Large Telescope) do ESO e doutros observatórios terrestres para calcular que a massa deste buraco negro é 33 vezes superior à do Sol.

Arquivo de notícias

IMAGEM DO MÊS
  M102: Galáxia Vista de Lado
Crédito: NASAESAHubble; processamento - Ehsan Ebahimian

Que tipo de objeto celeste é este? Uma galáxia relativamente normal - mas vista de lado. Muitas galáxias de disco são, de facto, tão finas como NGC 5866, a Galáxia do Fuso, aqui retratada, mas não são vistas de lado a partir do nosso ponto de vista. Uma galáxia talvez mais familiar, também vista de lado, é a nossa própria Via Láctea. Também catalogada como M102, a Galáxia do Fuso tem numerosas e complexas faixas de poeira que aparecem escuras e vermelhas, enquanto muitas das estrelas brilhantes no disco lhe dão uma tonalidade subjacente mais azul. O disco azul de estrelas jovens pode ser visto nesta imagem do Hubble, estendendo-se para além da poeira no plano galáctico extremamente fino. Existem evidências de que a Galáxia do Fuso canibalizou galáxias mais pequenas ao longo dos últimos milhares de milhões de anos, incluindo múltiplos fluxos de estrelas ténues, poeira escura que se estende para longe do plano galáctico principal e um grupo de galáxias circundantes (não mostrado). No geral, muitas galáxias de disco tornam-se finas porque o gás que as forma colide consigo próprio à medida que gira em torno do centro gravitacional. A Galáxia do Fuso encontra-se a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação do Dragão.

NOITES ASTRONÓMICAS EM FARO - OBSERVAÇÃO DA LUA
Data: 23 de abril de 2024
Hora: 21:00-23:00
Em conjunto com o Centro Ciência Viva Tavira iremos realizar esta sessão de observação astronómica pelas 21:00, na Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bivar.
A sessão é gratuita. Participe!
Local: Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bívar
A realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas.
Informações: 289 890 920 | info@ccvalg.pt

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.

EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - ABRIL