ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O "barítono" das gigantes vermelhas permite medir melhor as distâncias cósmicas
19 de março de 2024

Num Universo em constante expansão, medir distâncias cósmicas é como tentar encontrar uma régua fiável num vasto tecido sempre em expansão. Uma ferramenta que os astrofísicos utilizam é a constante de Hubble (H0), que mede a rapidez com que o Universo se está a expandir e define a idade e o tamanho observável do Universo.

Estudo revela que ainda pode existir gelo antigo em objectos espaciais distantes
19 de março de 2024

Um artigo recentemente aceite pela revista Icarus apresenta descobertas sobre o objeto da Cintura de Kuiper (486958) Arrokoth, lançando uma nova luz sobre a preservação de substâncias voláteis como o monóxido de carbono (CO) em corpos celestes tão distantes.

Um novo modelo teórico sugere que o nosso Universo não tem matéria escura
19 de março de 2024

O modelo teórico atual para a composição do Universo diz que este é feito de "matéria normal", "energia escura" e "matéria escura". Um novo estudo da Universidade de Otava põe em causa este modelo. Publicado na passada sexta-feira, dia 15 de março, mostra que, de facto, não há lugar para a matéria escura.

Tchim-tchim! Webb encontra etanol e outros ingredientes gelados para planetas
15 de março de 2024

Uma equipa internacional de astrónomos, utilizando o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA, descobriu uma variedade de moléculas, desde as relativamente simples, como o metano, até compostos complexos, como o ácido acético e o etanol, em protoestrelas na sua fase inicial, onde os planetas ainda não se formaram. Estes são ingredientes chave para criar mundos potencialmente habitáveis.

Outrora apenas um ponto de luz, foi agora revelada como a maior galáxia conhecida no início do Universo
15 de março de 2024

Os astrónomos estão atualmente a desfrutar de um período frutífero de descobertas, investigando os muitos mistérios do Universo primitivo. O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb (JWST), um sucessor do Telescópio Espacial Hubble da NASA, alargou os limites do que podemos ver. As observações estão agora a entrar nos primeiros 500 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha menos de cinco por cento da sua idade atual.

Explicando o "colar de pérolas" de uma supernova
15 de março de 2024

Os físicos recorrem frequentemente à instabilidade de Rayleigh-Taylor para explicar a formação de estruturas fluidas nos plasmas, mas essa pode não ser a história completa no que toca ao anel de aglomerados de hidrogénio em torno da supernova 1987A, sugere uma investigação da Universidade de Michigan.

Webb e Hubble confirmam o ritmo de expansão do Universo
12 de março de 2024

O ritmo a que o Universo se está a expandir, de nome constante de Hubble, é um dos parâmetros fundamentais para compreender a evolução e o destino final do cosmos. No entanto, observa-se uma diferença persistente, designada por Tensão de Hubble, entre o valor da constante medido com uma vasta gama de indicadores de distância independentes e o seu valor previsto a partir do brilho remanescente do Big Bang. O Telescópio Espacial James Webb, da NASA/ESA/CSA, confirmou que o olhar perspicaz do Telescópio Espacial Hubble estava certo desde o início, eliminando qualquer dúvida remanescente sobre as medições do Hubble.

Quasares bebés: buracos negros supermassivos em crescimento
12 de março de 2024

O Telescópio Espacial James Webb fez uma das descobertas mais inesperadas no seu primeiro ano de atividade: um elevado número de pequenos e ténues pontos vermelhos no Universo distante poderá mudar a forma como compreendemos a génese dos buracos negros supermassivos.

Arquivo de notícias

IMAGEM DO MÊS
  Estrutura na Cauda do Cometa 12P/Pons-Brooks
Crédito: Dan Bartlett

A caminho da sua próxima passagem pelo periélio, no dia 21 de abril, o cometa 12P/Pons-Brooks está a ficar mais brilhante. A cabeleira esverdeada deste cometa periódico do tipo Halley tornou-se relativamente fácil de observar através de pequenos telescópios. Mas a azulada cauda iónica, que agora é emitida da cabeleira do cometa ativo e que é fustigada pelo vento solar, é ténue e difícil de seguir. Ainda assim, esta composição que agrupou várias exposições obtidas na noite de 11 de fevereiro, revela as estruturas detalhadas da cauda mais fraca. A imagem abrange mais de dois graus no céu, com um plano de estrelas ténues e galáxias de fundo na direção da constelação de Lagarto.

NOITES ASTRONÓMICAS EM FARO - OBSERVAÇÃO DA LUA
Data: 19 de março de 2024
Hora: 09:00-11:00
Em conjunto com o Centro Ciência Viva Tavira iremos realizar esta sessão de observação astronómica pelas 19:00, na Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bivar.
A sessão é gratuita. Participe!
Local: Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bívar
A realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas.
Informações: 289 890 920 | info@ccvalg.pt

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.

EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - MARÇO