Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 

17 de fevereiro de 2017
Revelando a origem e a natureza da periferia das megalópoles estelares
O mais detalhado estudo da periferia de galáxias elípticas massivas a meio da idade atual do Universo foi feito por uma equipa internacional liderada por Fernando Buitrago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e contribui para a compreensão de como as maiores galáxias do Universo evoluíram no tempo.
Ler mais

  17 de fevereiro de 2017
Estrelas desaparecidas da vizinhança Solar revelam velocidade do Sol e distância do centro da Via Láctea
Usando um novo método e dados do telescópio espacial Gaia, astrónomos da Universidade de Toronto estimaram que a velocidade do Sol, à medida que orbita o centro da Via Láctea, é de aproximadamente 240 quilómetros por segundo. Por sua vez, usaram esse resultado para calcular que o Sol está a aproximadamente 7,9 kiloparsecs do Centro da Galáxia - ou quase vinte e seis mil anos-luz. Ler mais
 

17 de fevereiro de 2017
ALMA revela a estrutura de um sistema protoestelar de baixa massa
Uma equipa de astrónomos usou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para observar o sistema, quase de lado, da protoestrela de baixa massa L1527. Esta protoestrela encontra-se numa região de formação estelar da nuvem molecular de Touro, a cerca de 450 anos-luz de distância, e tem um disco protoplanetário giratório que, da perspetiva da Terra, é visto quase de lado, embebido num grande invólucro de moléculas e poeira.
Ler mais

  14 de fevereiro de 2017
Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar
Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se no centro do disco para formar o Sol e parte do gás e da poeira restante desta nebulosa solar condensou-se para formar os planetas e o resto do nosso Sistema Solar.
Ler mais
 

14 de fevereiro de 2017
Hubble descobre irmão do Cometa Halley rasgado por anã branca
Cientistas que usam o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA observaram, pela primeira vez, um objeto gigantesco, como um cometa, que foi rasgado e espalhado na atmosfera de uma anã branca. O objeto destruído tinha uma composição química parecida à do Cometa Halley, mas era 100.000 vezes mais massivo do que o seu famoso homólogo. Ler mais

  14 de fevereiro de 2017
Buraco negro de massa intermédia no centro de um enxame globular gigante
Na semana passada, astrónomos anunciaram novas evidências da existência de um buraco negro de massa intermédia, com 2200 vezes a massa do Sol, escondido no centro do enxame globular 47 Tucanae.
Ler mais
  10 de fevereiro de 2017
NASA descobre que planetas de anãs vermelhas podem perder oxigénio nas zonas habitáveis
A procura por vida além da Terra começa nas zonas habitáveis, as regiões em torno das estrelas onde as condições podem, potencialmente, permitir a existência de água líquida à superfície de um planeta. Uma nova investigação da NASA sugere que algumas dessas zonas podem não ser capazes de suportar vida devido a frequentes erupções estelares de jovens estrelas anãs vermelhas.
Ler mais
  10 de fevereiro de 2017
Nuvens de Magalhães estão ligadas por uma "ponte" de estrelas
De acordo com uma equipa internacional de astrónomos liderada por investigadores da Universidade de Cambridge, as Nuvens de Magalhães, as duas maiores galáxias-satélite da Via Láctea, parecem estar ligadas por uma ponte que se estende por 43.000 anos-luz. A descoberta foi divulgada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e baseia-se no censo estelar galáctico realizado pelo Observatório Espacial Gaia da ESA. Ler mais
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Dafne, a Lua Que Faz Ondas
Crédito: Equipa de Imagem da CassiniSSIJPLESANASA
(clique na imagem para ver versão maior)
 
     
  Mergulhando perto das orlas exteriores dos anéis de Saturno, no passado dia 16 de janeiro a sonda Cassini capturou esta imagem, a melhor até agora, da lua Dafne. Com cerca de 8 km em diâmetro e orbitando dentro da divisão Keeler do brilhante sistema de anéis, a pequena lua está a fazer ondas. A lacuna com 42 km é encurtada na imagem devido ao ângulo de visão da Cassini. Elevadas pela influência da fraca gravidade da pequena lua, enquanto viaja da esquerda para a direita, formam-se ondas no material do anel situado na borda da divisão. Seguindo Dafne, é visível uma ténue corrente em forma de onda, composta por material anular. A imagem também mostra detalhes notáveis da lua Dafne, que incluem um cume estreito em redor do seu equador, provavelmente uma acumulação de partículas do anel.  
     
 
 
   

24/02/17 - APRESENTAÇÃO ÀS ESTRELAS
19:30 - Este evento inclui uma apresentação sobre um tema de astronomia, seguida de observação astronómica noturna com telescópio (dependente de meteorologia favorável).
Local: CCVAlg
Preço: 2€
Pré-inscrição: siga este link
Telefone: 289 890 920
E-mail: info@ccvalg.pt


 
    ASTROBOLETIM  
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - FEVEREIRO
   
 
    O SOL AGORA
(cortesia SDO)
Carregar na imagem para ver mais
 
 
  FASE ACTUAL DA LUA
(cortesia USNO)
Carregar na imagem para ver calendário
 
Top Thingy Right