Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     
  Buraco negro destrói uma estrela e "vai atrás" de outra
11 de outubro de 2024

O Observatório de Raios X Chandra da NASA, e outros telescópios, identificaram um buraco negro supermassivo que despedaçou uma estrela e está agora a usar esses destroços estelares para esmagar ou outra estrela ou um buraco negro mais pequeno. Esta investigação ajuda a ligar dois mistérios cósmicos e fornece informações sobre o ambiente em torno de alguns dos maiores tipos de buracos negros.
[Ler mais]

     
     
  Encontrada a mais distante galáxia com disco giratório
11 de outubro de 2024

Os investigadores descobriram a galáxia mais distante parecida à Via Láctea alguma vez observada. Denominada REBELS-25, esta galáxia de disco parece tão ordenada como as galáxias atuais, no entanto, estamos a observá-la quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos.
[Ler mais]

     
     
  Dúzias de estrelas massivas lançadas do jovem enxame estelar R136
11 de outubro de 2024

Astrónomos utilizaram dados do Telescópio Espacial Gaia da ESA para descobrir 55 estrelas velozes lançadas do jovem enxame estelar R136 na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea. Este facto aumenta dez vezes o número de "estrelas em fuga" conhecidas nesta região.
[Ler mais]

     
     
  Telescópio Webb revela pormenores elusivos em sistemas estelares jovens
8 de outubro de 2024

A cada segundo nascem mais de 3000 estrelas no Universo visível. Muitas estão rodeadas por aquilo a que os astrónomos chamam um disco protoplanetário - uma "panqueca" rodopiante de gás quente e poeira a partir da qual se formam os planetas. No entanto, os processos exatos que dão origem às estrelas e aos sistemas planetários ainda são pouco conhecidos.
[Ler mais]

     
     
  Uma nova teoria alternativa para a origem da Lua
8 de outubro de 2024

Ao longo de seis missões à Lua, de 1969 a 1972, os astronautas das Apollo recolheram quase 400 kg de rocha e solo lunares. A análise química e isotópica desse material mostrou que era semelhante à rocha e ao solo da Terra: rico em cálcio, basáltico e datado a cerca de 60 milhões de anos após a formação do Sistema Solar.
[Ler mais]

     
     
  NASA desliga instrumento científico para poupar energia à Voyager 2
8 de outubro de 2024

Os engenheiros da NASA desligaram o instrumento PLS (Plasma Science) a bordo da nave espacial Voyager 2 devido à diminuição gradual do fornecimento de energia elétrica da sonda. Viajando a mais de 20,5 mil milhões de quilómetros da Terra, a sonda continua a utilizar quatro instrumentos científicos para estudar a região para lá da nossa heliosfera, a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada pelo Sol.
[Ler mais]

     
     
  Cientistas descobrem planeta em órbita da estrela individual mais próxima do Sol
4 de outubro de 2024

Com o auxílio do VLT (Very Large Telescope) do ESO, os astrónomos descobriram um exoplaneta em órbita da estrela de Barnard, a estrela individual mais próxima do nosso Sol. Neste exoplaneta recém-descoberto, que tem pelo menos metade da massa de Vénus, um ano dura pouco mais de três dias terrestres.
[Ler mais]

     
     
  TESS deteta trigémeas estelares que quebram recordes
4 de outubro de 2024

Astrónomos profissionais e amadores juntaram-se à inteligência artificial para descobrir um trio estelar inigualável chamado TIC 290061484, graças às "luzes estroboscópicas" cósmicas captadas pelo TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA.
[Ler mais]

     
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  NGC 6727: A Nebulosa do Babuíno Agressivo
Crédito: Alpha Zhang e Ting Yu
 
     
 
Esta região poeirenta está a formar estrelas. Parte de um complexo de nuvens moleculares que se assemelha, para alguns, a um babuíno agressivo, a região está relativamente perto, a 500 anos-luz de distância, na direção da constelação de Coroa Austral. Corresponde a cerca de um-terço da distância do mais famoso berçário estelar conhecido como a Nebulosa de Orionte. Misturadas com nebulosidades brilhantes, as nuvens de poeira castanha bloqueiam efetivamente a luz das mais distantes estrelas de fundo na Via Láctea e obscurecem a vista de estrelas embebidas ainda em processo de formação. Os olhos da criatura de poeira na imagem em destaque são, na verdade, nebulosas de reflexão azuis catalogadas como NGC 6726, 6727, 6729 e IC 4812, enquanto a boca vermelha brilha com a luz emitida pelo hidrogénio gasoso. Para cima e para a esquerda da cabeça do babuíno está NGC 6723, um enxame globular a cerca de 30.000 anos-luz de distância.
 
     
 
 
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - OUTUBRO
   
 
     
  O SOL AGORA
(cortesia Solar Dynamic Observatory)
 
   
  clique na imagem para ver mais alternativas em termos dos filtros usados pela sonda  
     
Top Thingy Right