Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 

28 de abril de 2017
Cassini mergulha entre Saturno e os seus anéis
A sonda Cassini da NASA está de volta ao contacto com a Terra depois do seu primeiro mergulho bem-sucedido através da estreita abertura entre o planeta Saturno e os seus anéis de passado dia 26 de abril de 2017.
Ler mais

  28 de abril de 2017
Planeta "bola de neve" descoberto através de microlente gravitacional
Os cientistas descobriram um novo planeta com a massa da Terra, em órbita da sua estrela à mesma distância que orbitamos o Sol. No entanto, o planeta é provavelmente demasiado frio para ser habitável para a vida como a conhecemos devido à sua estrela ser tão ténue. Mas a descoberta aumenta a compreensão dos cientistas sobre os tipos de sistemas planetários que existem para lá do nosso.
Ler mais
 

28 de abril de 2017
Silício "eterno" na Via Láctea poderá indicar uma Galáxia "bem misturada"
À medida que as galáxias envelhecem, alguns dos seus elementos químicos básicos também podem mostrar sinais de envelhecimento. Este processo de envelhecimento pode ser visto à medida que certos átomos "ficam um pouco mais pesados," isto é, transformam-se em isótopos mais pesados - átomos com neutrões adicionais nos seus núcleos.
Ler mais

  25 de abril de 2017
Hubble observa primeiras imagens múltiplas de explosivo indicador de distância
Uma equipa de astrónomos usou o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para, pela primeira vez, analisar imagens múltiplas de uma supernova do tipo Ia através de uma lente gravitacional. As quatro imagens da estrela explosiva serão usadas para medir a expansão do Universo.
Ler mais
 

25 de abril de 2017
Alimentando uma estrela bebé com um "hamburger" de poeira
Uma equipa internacional de investigação obteve uma nova imagem de alta fidelidade com o ALMA, avistando uma protoestrela (estrela bebé) a alimentar-se de um "hamburger" poeirento, um disco de acreção empoeirado. Esta nova imagem não só confirma a formação de um disco de acreção em redor de uma protoestrela muito jovem, mas também revela a estrutura vertical do disco, pela primeira vez na fase mais inicial da formação estelar.
Ler mais

  21 de abril de 2017
Oceanos em abundância: novo estudo sugere que maioria dos planetas habitáveis têm pouca terra seca
Para os exploradores exoplanetários do futuro, talvez seja aconselhado trazer equipamento de mergulho. Um novo estudo, publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, usou um modelo estatístico para prever que a maioria dos planetas habitáveis podem ser dominados por oceanos que abrangem mais de 90% da sua superfície.
Ler mais
  21 de abril de 2017
Exoplaneta recentemente descoberto pode ser o melhor candidato para a procura de sinais de vida
Este mundo é um pouco maior do que a Terra, mas muito mais massivo e reteve muito provavelmente a sua atmosfera. Este aspeto, juntamente com o facto de passar em frente da sua estrela progenitora ao longo da sua órbita, torna-o num dos mais interessantes alvos futuros para estudos atmosféricos.
Ler mais
  18 de abril de 2017
Buracos negros supermassivos encontrados em galáxias minúsculas
Um grupo de astrónomos encontrou duas galáxias anãs ultracompactas com buracos negros supermassivos no seu centro. Juntando-se a outro exemplo anterior, as três galáxias sugerem que os buracos negros se escondem no centro da maioria destes objetos, potencialmente duplicando o número de buracos negros supermassivos conhecidos no Universo.
Ler mais
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Quatro Imagens de um Quasar Rodeiam uma Lente Galáctica
Crédito: ESA/HubbleNASASherry Suyu et al.
(clique na imagem para ver versão maior)
 
     
  Uma coisa estranha acerca do grupo de luzes perto do centro é que quatro delas são o mesmo quasar distante. Isto porque a galáxia em primeiro plano - no centro das imagens do quasar e da imagem em destaque - está a agir como uma lente gravitacional. Uma coisa talvez ainda mais estranha é que ao observarmos estes quasares distantes a cintilar, podemos estimar a velocidade de expansão do Universo. Isto porque o sincronismo da cintilação aumenta à medida que a velocidade de expansão aumenta. Mas, para alguns astrónomos, o mais estranho de tudo é que estas imagens multiplicadas do mesmo quasar indicam um Universo que se está a expandir um pouco mais depressa do que estimado por métodos diferentes que se aplicam ao Universo primitivo. E isto porque... bem, ninguém tem a certeza da razão. As razões podem incluir uma distribuição inesperada de matéria escura, algum efeito inesperado da gravidade, ou algo completamente diferente. Talvez as observações e análises futuras, deste e de outros quasares similares, possam esclarecer todas as dúvidas.  
     
 
 
   

28/04/17 - APRESENTAÇÃO ÀS ESTRELAS

20:30 - Este evento inclui uma apresentação sobre um tema de astronomia, seguida de observação astronómica noturna com telescópio (dependente de meteorologia favorável).

Local: CCVAlg
Preço: 2€
Pré-inscrição: siga este link
Telefone: 289 890 920
E-mail: info@ccvalg.pt


 
    ASTROBOLETIM  
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - ABRIL
   
 
    O SOL AGORA
(cortesia SDO)
Carregar na imagem para ver mais
 
 
  FASE ACTUAL DA LUA
(cortesia USNO)
Carregar na imagem para ver calendário
 
Top Thingy Right