Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 

15 de dezembro de 2017
Inteligência artificial e dados da NASA usados para descobrir oitavo planeta em torno de estrela distante
Com a recente descoberta de um oitavo planeta em órbita de Kepler-90, uma estrela parecida com o Sol a 2545 anos-luz da Terra, o nosso Sistema Solar está agora empatado no que toca ao maior número de planetas em torno de uma única estrela.
Ler mais

  15 de dezembro de 2017
Áreas brilhantes em Ceres sugerem atividade geológica
Se pudéssemos viajar a bordo da sonda Dawn da NASA, a superfície do planeta anão Ceres teria um aspeto bastante escuro, mas com notáveis exceções. Estas exceções são as centenas de áreas brilhantes que se destacam em imagens que a Dawn já transmitiu. Agora, os cientistas têm uma melhor ideia de como estas áreas refletivas se formaram e como mudaram ao longo do tempo.
Ler mais
 

15 de dezembro de 2017
Será que o próximo alvo da New Horizons tem uma lua?
Os cientistas já estavam entusiasmados por ter aprendido este verão que o próximo alvo rasante da New Horizons pode ou ter a forma de um amendoim ou até mesmo ser dois objetos em órbita um do outro. Agora, novos dados sugerem que 2014 MU69 pode ter companhia orbital: uma pequena lua.
Ler mais

  12 de dezembro de 2017
Dados do Herschel ligam os misteriosos ventos dos quasares a formação estelar extrema
Os astrónomos usaram o Observatório Espacial Herschel da ESA para resolver um mistério de décadas sobre a origem de poderosos ventos de gás frio nos arredores quentes de quasares. A evidência que liga estes poderosos ventos à formação estelar nas galáxias que albergam quasares também pode ajudar a resolver o mistério do porquê do tamanho das galáxias no Universo parecer estar limitado.
Ler mais
 

12 de dezembro de 2017
Duas super-Terras em redor de K2-18
Uma nova pesquisa, usando dados recolhidos pelo ESO, revelou que um exoplaneta pouco conhecido de nome K2-18b poderá muito bem ser uma versão ampliada da Terra. Igualmente emocionante, os mesmos investigadores também descobriram pela primeira vez que o planeta tem um vizinho.
Ler mais

  8 de dezembro de 2017
Encontrado o buraco negro mais distante
Os cientistas descobriram uma relíquia rara do Universo inicial: o buraco negro supermassivo mais distante que se conhece. Este monstro tem 800 milhões de vezes a massa do nosso Sol e é surpreendentemente grande para a sua idade jovem. Os investigadores divulgaram os seus achados na revista Nature.
Ler mais
  8 de dezembro de 2017
Galáxias primordiais gigantes descobertas a "nadar" em vasto oceano de matéria escura
Os astrónomos esperam que as primeiras galáxias, aquelas que se formaram apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang, partilhem muitas semelhanças com algumas das galáxias anãs que vemos no Universo próximo hoje.
Ler mais
  5 de dezembro de 2017
Receita para um cometa
Cerca de 50% da poeira que o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko emite para o espaço é composta por moléculas orgânicas. A poeira também pertence ao material mais pristino e rico em carbono conhecido no nosso Sistema Solar; dificilmente mudou desde o seu nascimento.
Ler mais
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Alnitak, Alnilam, Mintaka
Crédito: Mohammad Nouroozi
(clique na imagem para ver versão maior)
 
     
  Alnitak, Alnilam e Mintaka são as estrelas brilhantes azuladas de este para oeste (parte inferior à direita até cima à esquerda), ao longo da diagonal nesta linda paisagem cósmica. Também conhecida como Cintura de Orionte, estas três supergigantes azuis são mais quentes e muito mais massivas que o Sol. Estão situadas a 800-1500 anos-luz de distância, nascidas nas bem estudadas nuvens interestelares de Orionte. Na verdade, as nuvens de gás e poeira à deriva nesta região têm formas intrigantes e surpreendentemente familiares, incluindo a Nebulosa Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama perto de Alnitak em baixo e à direita. A famosa Nebulosa de Orionte está para a direita deste rico e colorido campo estelar. Este bem enquadrado mosaico composto por dois paineis abrange cerca de 4 graus no céu.  
     
 
 
       
   

29/12/17 - APRESENTAÇÃO ÀS ESTRELAS + PALESTRA

19:30 - Este evento inclui uma apresentação sobre um tema de astronomia, seguida de observação astronómica noturna com telescópio no nosso maravilhoso terraço (dependente de meteorologia favorável).

Local: CCVAlg
Preço: 2€
Pré-inscrição: siga este link
Telefone: 289 890 920
E-mail: info@ccvalg.pt


 
    ASTROBOLETIM  
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - DEZEMBRO
   
 
    O SOL AGORA
(cortesia SDO)
Carregar na imagem para ver mais
 
 
  FASE ACTUAL DA LUA
(cortesia USNO)
Carregar na imagem para ver calendário
 
Top Thingy Right