Top thingy left
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     
  O "barítono" das gigantes vermelhas permite medir melhor as distâncias cósmicas
19 de março de 2024

Num Universo em constante expansão, medir distâncias cósmicas é como tentar encontrar uma régua fiável num vasto tecido sempre em expansão. Uma ferramenta que os astrofísicos utilizam é a constante de Hubble (H0), que mede a rapidez com que o Universo se está a expandir e define a idade e o tamanho observável do Universo.
[Ler mais]

     
     
  Estudo revela que ainda pode existir gelo antigo em objectos espaciais distantes
19 de março de 2024

Um artigo recentemente aceite pela revista Icarus apresenta descobertas sobre o objeto da Cintura de Kuiper (486958) Arrokoth, lançando uma nova luz sobre a preservação de substâncias voláteis como o monóxido de carbono (CO) em corpos celestes tão distantes.
[Ler mais]

     
     
  Um novo modelo teórico sugere que o nosso Universo não tem matéria escura
19 de março de 2024

O modelo teórico atual para a composição do Universo diz que este é feito de "matéria normal", "energia escura" e "matéria escura". Um novo estudo da Universidade de Otava põe em causa este modelo. Publicado na passada sexta-feira, dia 15 de março, mostra que, de facto, não há lugar para a matéria escura.
[Ler mais]

     
     
  Tchim-tchim! Webb encontra etanol e outros ingredientes gelados para planetas
15 de março de 2024

Uma equipa internacional de astrónomos, utilizando o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA, descobriu uma variedade de moléculas, desde as relativamente simples, como o metano, até compostos complexos, como o ácido acético e o etanol, em protoestrelas na sua fase inicial, onde os planetas ainda não se formaram. Estes são ingredientes chave para criar mundos potencialmente habitáveis.
[Ler mais]

     
     
  Outrora apenas um ponto de luz, foi agora revelada como a maior galáxia conhecida no início do Universo
15 de março de 2024

Os astrónomos estão atualmente a desfrutar de um período frutífero de descobertas, investigando os muitos mistérios do Universo primitivo. O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb (JWST), um sucessor do Telescópio Espacial Hubble da NASA, alargou os limites do que podemos ver. As observações estão agora a entrar nos primeiros 500 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha menos de cinco por cento da sua idade atual.
[Ler mais]

     
     
  Explicando o "colar de pérolas" de uma supernova
15 de março de 2024

Os físicos recorrem frequentemente à instabilidade de Rayleigh-Taylor para explicar a formação de estruturas fluidas nos plasmas, mas essa pode não ser a história completa no que toca ao anel de aglomerados de hidrogénio em torno da supernova 1987A, sugere uma investigação da Universidade de Michigan.
[Ler mais]

     
     
  Webb e Hubble confirmam o ritmo de expansão do Universo
12 de março de 2024

O ritmo a que o Universo se está a expandir, de nome constante de Hubble, é um dos parâmetros fundamentais para compreender a evolução e o destino final do cosmos. No entanto, observa-se uma diferença persistente, designada por Tensão de Hubble, entre o valor da constante medido com uma vasta gama de indicadores de distância independentes e o seu valor previsto a partir do brilho remanescente do Big Bang. O Telescópio Espacial James Webb, da NASA/ESA/CSA, confirmou que o olhar perspicaz do Telescópio Espacial Hubble estava certo desde o início, eliminando qualquer dúvida remanescente sobre as medições do Hubble.
[Ler mais]

     
     
  Quasares bebés: buracos negros supermassivos em crescimento
12 de março de 2024

O Telescópio Espacial James Webb fez uma das descobertas mais inesperadas no seu primeiro ano de atividade: um elevado número de pequenos e ténues pontos vermelhos no Universo distante poderá mudar a forma como compreendemos a génese dos buracos negros supermassivos.
[Ler mais]

     
 
Arquivo de notícias
 
  IMAGEM DO MÊS  
  Estrutura na Cauda do Cometa 12P/Pons-Brooks
Crédito: Dan Bartlett
 
     
 
A caminho da sua próxima passagem pelo periélio, no dia 21 de abril, o cometa 12P/Pons-Brooks está a ficar mais brilhante. A cabeleira esverdeada deste cometa periódico do tipo Halley tornou-se relativamente fácil de observar através de pequenos telescópios. Mas a azulada cauda iónica, que agora é emitida da cabeleira do cometa ativo e que é fustigada pelo vento solar, é ténue e difícil de seguir. Ainda assim, esta composição que agrupou várias exposições obtidas na noite de 11 de fevereiro, revela as estruturas detalhadas da cauda mais fraca. A imagem abrange mais de dois graus no céu, com um plano de estrelas ténues e galáxias de fundo na direção da constelação de Lagarto.
 
     
 
 
   

NOITES ASTRONÓMICAS EM FARO - OBSERVAÇÃO DA LUA
Data: 19 de março de 2024
Hora: 09:00-11:00
Em conjunto com o Centro Ciência Viva Tavira iremos realizar esta sessão de observação astronómica pelas 19:00, na Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bivar.
A sessão é gratuita. Participe!
Local: Marina de Faro, junto ao Jardim Manuel Bívar
A realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas.
Informações: 289 890 920 | info@ccvalg.pt


 
 
   

Receba as mais recentes notícias de Astronomia e imagens no seu e-mail, bem como efemérides astronómicas dos próximos dias.

INSCREVA-SE AQUI!!

Se já está inscrito e pretende cancelar a sua assinatura, também o poderá fazer nesta página.


 
    EFEMÉRIDES ASTRONÓMICAS - MARÇO
   
 
     
  O SOL AGORA
(cortesia Solar Dynamic Observatory)
 
   
  clique na imagem para ver mais alternativas em termos dos filtros usados pela sonda  
     
Top Thingy Right