NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 11
30 de Março de 2004
ASTERÓIDE É QUASI-LUA DA TERRA
 

A Terra tem apenas uma verdadeira Lua, mas os astrónomos descobriram que também temos uma "quasi-lua" - um companheiro que viaja pelo espaço e que está andando à volta da Terra em vez de orbitar o Sol.


Impressão de artista de um asteróide perto da Terra.
Crédito: Dan Durda

O objecto, a única quasi-lua descoberta até agora, é um asteróide chamado 2003 YN107 que circula o Sol numa órbita quase idêntica à da Terra, órbita esta parecida com um saca-rolhas, que faz com que de vez em quando orbite o nosso planeta.

Relativamente à Terra, o asteróide regularmente segue um caminho tipo ferradura de cavalo, o que faz com que de vez em quando se atrase em relação a nós, e por outras vezes se encontre à nossa frente. Mas desde 1996 que o seu percurso é à volta da Terra, fazendo de 2003 YN107 um quasi-satélite. Esta fase irá durar até 2006.


Ilustração de uma órbita tipo ferradura de cavalo
Crédito: desconhecido

De acordo com os especialistas em órbitas de asteróides do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, este asteróide é provavelmente um grande pedaço de detritos de um impacto lunar. Os cientistas anunciaram a descoberta na Conferência de Ciência Lunar e Planetária em Houston, Texas, na semana passada.

Outro objecto descoberto há dois anos, 2002 AA29, segue um caminho em forma de ferradura de cavalo relativamente à Terra, mas será apenas um quasi-satélite daqui a 500 anos.

Um terceiro asteróide, Cluithne, pode por vezes dar voltas à Terra. Estes objectos podem ser o primeiro exemplo de uma nova família de asteróides. Podem também ser o destino de futuras missões espaciais, em que serão recolhidas amostras e enviadas para a Terra.

Links:

Asteróides:
http://www.jpl.nasa.gov/solar_system/asteroids_comets/asteroids_comets_index.html

2003 YN107:
http://neo.jpl.nasa.gov/cgi-bin/db_shm?des=2003+YN107
http://newton.dm.unipi.it/cgi-bin/neodys/neoibo?objects:2003YN107;main

 
 
AVANÇO DA MISSÃO SMART-1
 

 


Impressão de artista da sonda SMART-1.
Crédito: ESA

A primeira missão lunar da Europa, Small Missions for Advanced Research in Technology (SMART-1), completou 250 órbitas à volta da Terra, progressivamente espiralando para lá da Terra até uma eventual ligação gravitacional com a Lua.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a semana passada que todas as funções da sonda estão a funcionar normalmente. Desde 24 de Fevereiro de 2004 que têm sido feitos testes ao seu motor e baterias, aproveitando uma série de eclipses do Sol em relação à Terra (a nave funciona a energia solar, e como apanha o cone de sombra do eclipse, não consegue receber luz para dar energia à nave).

A SMART-1 tem o objectivo principal de testar o sistema de propulsão eléctrica solar, que será a tecnologia dominante nas futuras missões da ESA. Quando começar a orbitar a Lua, a sonda também procurará gelo nas crateras do pólo Sul do nosso satélite.


O percurso espiral da SMART-1 da Terra até à Lua.
Crédito: ESA

Lançada em Setembro de 2003, a nave utiliza o seu motor eléctrico solar para lentamente a empurrar para órbitas cada vez maiores em volta da Terra, até que seja capturada pelo campo gravitacional da Lua. Essa viagem da Terra à Lua levará aproximadamente 16 meses a completar.

Links:

SMART-1:
http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=10
http://www.ssc.se/ssd/smart1.html
http://www.esa.int/export/esaMI/SMART-1/
http://www.esa.int/esaCP/SEM3JQXO4HD_index_0.html

 
 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
 

X-43A da NASA bate recordes de velocidade aérea
Crédito: X-43A Development Team , DFRC , NASA
Usando o oxigénio da atmosfera por cima do Oceano Pacífico, o jacto experimental da NASA ultrapassou a velocidade de Mach 7 neste fim-de-semana passado. A pequena nave automatizada X-43A Hyper-X foi lançada a partir de um grande bombardeiro B-52 modificado, e depois foi acelerada por um foguete Pegasus normal. A Mach 5, cinco vezes a velocidade do som, o X-43 separou-se e o novo motor a jacto foi ligado. O oxigénio atmosférico foi recolhido, combinado com hidrogénio a bordo, o que propulsionou a nave a quebrar recordes de velocidade durante os 10 minutos seguintes. Estes desenhos de motores têm sido sugeridos como um modo de lançar satélites sem os grandes tanques de combustível, e até imaginado para viagens interestelares. O recorde de velocidade de um jacto era anteriormente de Mach 3.3, pelo agora posto de lado SR-71. Os foguetes espaciais podem entrar na atmosfera a uma velocidade de 36 Mach antes que a mesma os desacelere. O X-43A, nesta ilustração de artista, pode chegar até aos Mach 10 em testes futuros.
Ver imagem em alta-resolução

 
       
 
 
EFEMÉRIDES:
 

Dia 30/03: 90 º dia do calendário gregoriano. Aproveite a noite para observar o planeta Vénus (a Oeste), com mesmo por cima o enxame das Plêiades (M45), e mais para cima e um pouco para a esquerda o planeta Marte.

Dia 31/03: 91 º dia do calendário gregoriano. Aproveite a noite para observar a Lua bem alta, com Júpiter para a sua esquerda e Saturno para a sua direita (26º e 37º respectivamente).

Dia 01/04: 92º dia do calendário gregoriano. Aproveite o princípio da noite para observar de binóculos o lindo par que Vénus e as Plêiades fazem (menos de 2º de separação). Os dois objectos cabem bem dentro uns binóculos 7x50. Bom objecto de astrofotografia.

 
 
CURIOSIDADES:
 
Os relâmpagos são três vezes mais quentes que a superfície do Sol. A temperatura à superfície do Sol é da ordem dos 6,000 C, enquanto que a dos relâmpagos é de cerca de 18,000 C.
Crédito da imagem: Eric A. Eikenberry (clique na imagem para ver versão maior)
 
 
VIAGEM AO ASTRO-CIBERESPAÇO:

 
Site para os mais jovens que permite "fazer" um foguete, resolver enigmas, e mergulhar na superfície de Marte, etc.. Enfim, aprender Astronomia de uma maneira mais divertida. Carregue aqui.
 
 
PERGUNTE AO ASTRÓNOMO!
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Publicado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.