Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 1210
13/10 a 15/10/2015
 
Siga-nos:      
 

30/10/15 - APRESENTAÇÃO ÀS ESTRELAS
20:00 – 22:00 - Apresentação sobre tema de astronomia, seguida de observação astronómica noturna com telescópio (dependente de meteorologia favorável).
Público: Público em geral
Local: CCVAlg
Preço: 2€ - adultos, 1€ jovens (crianças até 12 anos grátis)
Pré-inscrição: consultar este link
Telefone: 289 890 922
E-mail: info@ccvalg.pt

 
EFEMÉRIDES

Dia 13/10: 286.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1773, Charles Messier descobria a Galáxia do Rodamoinho (M51).

Em 1884, Greenwich, em Londres, Inglaterra, é estabelecida como o meridiano de longitude para a Hora Universal
Em 1892 (noite de 13 para 14), Edward Emerson Barnard descobre D/1892 T1, o primeiro cometa descoberto por meios fotográficos. 
Em 1933, criação da Sociedade Interplanetária Britânica.
Observações: Lua Nova, pelas 01:08.
O Grande Quadrado de Pégaso está apoiado num canto e alto a este ao cair da noite. A partir da localização do observador, exatamente quando é que está balançado? Isto é, quando é que o canto inferior do Quadrado está exatamente para baixo do canto superior?

Dia 14/10: 287.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1960, a sonda soviética Mars 1960B falha a inserção na órbita da Terra. 
Em 1968 tem lugar a primeira transmissão televisiva em direto de uma nave espacial, a Apollo 7.
Em 2012, Felix Baumgartner salta da estratosfera e quebra o recorde de maior queda livre, a uma altitude de 39.068 metros. É também a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem recurso a um veículo.

Observações: Vega é a estrela mais brilhante muito alta a oeste ao anoitecer. Arcturo, igualmente brilhante, está cada vez mais baixa a oeste-noroeste. A estrela mais brilhante no grande intervalo de espaço entre as duas, a cerca de um-terço do caminho entre Arcturo e Vega, é Alphecca, de magnitude 2,2 - a jóia mais esplêndida da constelação de Coroa Boreal. Alphecca é um binário eclipsante de 17 dias, mas a diminuição do seu brilho é demasiado ténue para ser observada a olho nu.

Dia 15/10: 288.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1582, o papa Gregório XIII implementava o calendário gregoriano. O dia 4 de outubro deste ano é seguido diretamente pelo 15 de outubro.
Em 1608 nascia Evangelista Torricelli, físico italiano famoso por ter inventado o barómetro. 
Em 1829 nascia Asaph Hall, astrónomo americano famoso por ter descoberto as luas de Marte, Fobos e Deimos.

Determinou também as órbitas de satélites de outros planetas e de estrelas duplas, a rotação de Saturno e a massa de Marte.
Em 1997, era lançada a sonda Cassini para Saturno a partir de Cabo Canaveral. 
Em 2001, a sonda Galileu da NASA passa a 181 km da lua de Júpiter, Io
Em 2003, a China lança a Shenzhou 5, a sua primeira missão espacial tripulada.
Observações: Tente avistar a fina Lua Crescente, Saturno e Antares, baixos a sudoeste ao final do lusco-fusco.

 
CURIOSIDADES


As constelações do hemisfério sul da Quilha, Popa e Vela formam Argo Navis, o navio usado por Jasão e os Argonautas para resgatar o Tosão de Ouro.

 
EQUIPA DO ROVER CURIOSITY CONFIRMA LAGOS ANTIGOS EM MARTE
Fotografia da formação "Kimberley" em Marte, captada pelo rover Curiosity da NASA. Os estratos no pano da frente inclinam-se para a base do Monte Sharp, indicando um fluxo de água em direção a uma bacia que aí existiu antes da constituição da maior parte da montanha.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)
 

Um novo estudo da equipa por trás do rover Curiosity da NASA confirmou que Marte já foi, há milhares de milhões de anos atrás, capaz de armazenar água em lagos durante um período alargado de tempo.

Usando dados do Curiosity, a equipa determinou que, há muito tempo atrás, a água ajudou a depositar sedimentos na Cratera Gale, onde o rover aterrou há mais de 3 anos atrás. O sedimento foi depositado em camadas que formaram a base do Monte Sharp, a montanha que está hoje no meio da cratera.

"Observações do rover sugerem a existência de uma série de fluxos de longa duração e lagos há 3,8-3,3 mil milhões de anos atrás, que transportaram sedimentos e que lentamente construíram as camadas inferiores do Monte Sharp," afirma Ashwin Vasavada, cientista do projeto MSL (Mars Science Laboratory) no JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia e coautor do novo artigo publicado sexta-feira passada na revista Science.

As conclusões apoiam-se em trabalhos anteriores que sugeriram a existência de lagos no passado de Marte e também contribuem para o desvendar da história molhada de Marte, tanto no passado como no presente. O mês passado, cientistas da NASA confirmaram a presença atual de sais hidratados em Marte.

"O que pensávamos saber sobre a água em Marte está a ser constantemente posto à prova," afirma Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte na sede da NASA em Washington. "É evidente que o Marte de há milhares de milhões de anos atrás era mais parecido com a Terra do que o Marte de hoje. O nosso desafio é descobrir como este Marte mais clemente foi sequer possível e o que aconteceu depois."

Antes do Curiosity ter aterrado em Marte em 2012, os cientistas propuseram que a Cratera Gale havia sido preenchida com camadas de sedimentos. Algumas hipóteses eram "secas", sugerindo que os sedimentos foram acumulados por poeira e areia arrastada pelo vento. Outras focaram-se na possibilidade de camadas depositadas em antigos lagos.

Imagem capturada do local "Hidden Valley", a caminho do Monte Sharp, pelo rover Curiosity. A variedade de lamas solidificadas e sedimentares na área indica um depósito de um lago, com depósitos de rios e ribeiros na vizinhança.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)
 

Os resultados mais recentes do Curiosity indicam que estes cenários mais húmidos estão corretos para as partes mais inferiores do Monte Sharp. Com base na nova análise, o depósito de, pelo menos, as camadas inferiores da montanha, ocorreu principalmente graças a rios e lagos antigos ao longo de um período de menos de 500 milhões de anos.

"Durante a travessia da Cratera Gale, notámos padrões na geologia onde vimos evidências de fluxos rápidos com cascalho mais grosseiro, bem como lugares onde os fluxos parecem ter sido esvaziados em corpos de água parada," explica Vasavada. "A previsão era que deveríamos começar a ver rochas de granulação mais fina, depositadas por água, mais perto do Monte Sharp. Agora que chegámos, vemos lamas solidificadas e laminadas em abundância que se parecem com depósitos de um lago."

Este tipo de rocha indica a presença de corpos de água parada, na forma de lagos, que permaneceram por longos períodos de tempo, possivelmente expandindo-se e contraindo repetidamente durante centenas de milhões de anos. Estes lagos depositaram os sedimentos que eventualmente formaram a parte inferior da montanha.

"Paradoxalmente, onde existe hoje uma montanha, houve no passado uma bacia e às vezes estava cheia de água," comenta John Grotzinger, ex-cientista do projeto MSL no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena e autor principal do novo trabalho. "Vemos evidências de aproximadamente 75 metros de sedimentos e, com base nos dados de mapeamento da MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) e imagens da câmara do Curiosity, parece que a água que transportava o depósito sedimentar estendia-se pelo menos até 150-200 metros acima do chão da cratera."

Além disso, a espessura total dos depósitos sedimentares na Cratera Gale que indicam interação com água podem até estender-se ainda mais alto, talvez até 800 metros acima do chão da cratera.

Acima dos 800 metros, o Monte Sharp não mostra evidências de estratos hidratados, e essa porção constitui a maioria do Monte Sharp. Grotzinger sugere que este segmento posterior da história da cratera fosse talvez dominado por depósitos secos e impulsionados pelo vento, como uma vez se pensou para a parte inferior explorada pelo Curiosity.

Persiste ainda a questão da fonte original de água que carregou os sedimentos para a cratera. Para a água ter corrido à superfície, Marte deve ter tido uma atmosfera mais espessa e um clima mais quente do que o teorizado para a época passada em que a Cratera Gale passou por uma atividade geológica intensa. Os modelos atuais deste paleoclima ainda não conseguem obter a resposta à pergunta.

Pelo menos uma parte da água pode ter sido fornecida através da queda de neve e chuva nas terras altas na orla da Cratera Gale. Há quem tenha argumentado a existência passada de um oceano nas planícies para norte da cratera, mas essa hipótese não explica como a água conseguiu existir em estado líquido à superfície durante grandes períodos de tempo.

"Tivemos tendência em considerar Marte como algo simples," comenta Grotziner. "Já pensámos que a própria Terra também era simples. Mas quanto mais estudamos, mais perguntas surgem porque estamos apenas começando a entender a real complexidade do que vemos em Marte. Este é um bom momento para voltar a reavaliar todos os nossos pressupostos. Alguma coisa falta nalgum lugar."

Links:

Cobertura da missão do rover Curiosity pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
26/05/2015 - Rover Curiosity ajusta percurso montanha acima
17/04/2015 - Dados meteorológicos do Curiosity reforçam existência de salmoura
19/12/2014 - Rover Curiosity encontra química orgânica, passada e presente, em Marte
12/12/2014 - Rover Curiosity encontra pistas de como a água ajudou a moldar a paisagem marciana
07/11/2014 - Rover Curiosity encontra correspondência de minerais
12/09/2014 - Rover Curiosity chega ao Monte Sharp
24/06/2014 - Curiosity celebra primeiro ano marciano com sucessos da missão
24/12/2013 - Equipa do Curiosity verifica desgaste das rodas, actualiza software
10/12/2013 - Resultados do Curiosity incluem primeira medição de idade em Marte e ajudam à exploração humana
27/09/2013 - Resultados científicos do local de aterragem do Curiosity
27/09/2013 - Curiosity analisa rochas em ponto de paragem
20/09/2013 - Curiosity não detecta metano em Marte
06/08/2013 - Primeiro aniversário do Curiosity em Marte
23/07/2013 - Artigos relatam pistas do passado atmosférico de Marte
09/07/2013 - Rover Curiosity começa viagem até Monte Sharp
07/06/2013 - Cientistas calculam exposição à radiação durante viagem a Marte
04/06/2013 - Seixos comprovam antigo leito de rio em Marte
21/05/2013 - Rover Curiosity da NASA perfura segundo alvo
19/03/2013 - Rover Curiosity vê tendência em presença de água
15/03/2013 - Rover da NASA descobre que Marte já teve condições para suportar vida
05/02/2013 - Curiosity perfura rocha marciana pela primeira vez
18/01/2013 - Curiosity prepara-se para primeira perfuração marciana
28/12/2012 - Rover Curiosity passa Natal na "Casa da Avó"
11/12/2012 - O futuro do Curiosity: mapeamento montanhoso
04/12/2012 - Rover da NASA completa primeira análise de solo marciano
06/11/2012 - Rover Curiosity encontra pistas de mudanças na atmosfera de Marte
02/11/2012 - Curiosity analisa primeiras amostras de solo marciano
02/10/2012 - Curiosity descobre que tempo em Marte é surpreendentemente quente
28/09/2012 - Rover Curiosity descobre antigo leito na superfície marciana
21/09/2012 - Rover Curiosity aponta armas para rocha invulgar na sua viagem
07/09/2012 - Rover Curiosity começa actividades com o seu braço robótico
31/08/2012 - Curiosity começa viagem para Este
28/08/2012 - Curiosity envia incrível imagem em alta-resolução do Monte Sharp
21/08/2012 - Laser e braço do Curiosity passam primeiros testes
10/08/2012 - Curiosity envia 1.º panorama a cores
07/08/2012 - Curiosity aterra em Marte!
03/08/2012 - Rover Curiosity: tudo ou nada
31/07/2012 - Aterragem de rover marciano segue grande tradição dramática com 40 anos
17/07/2012 - Rover Curiosity a caminho da aterragem no início de Agosto
20/12/2011 - Rover marciano da NASA começa pesquisa no espaço
25/11/2011 - Como é que o Curiosity vai para Marte? Com muito cuidado
22/11/2011 - Mega-rover pronto para pesquisar sinais de vida em Marte
05/07/2011 - Rover Curiosity poderá subir monte com altura do Kilimanjaro

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Caltech (comunicado de imprensa)
Science
Science - 2
Astronomy
Instituto SETI
Astronomy Now
Universe Today
Popular Mechanics
PHYSORG
RedOrbit
SPACE.com
New Scientist
POPULAR SCIENCE
Discovery News
BBC News
UPI
ars technica
AstroPT

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

Rover Curiosity (MSL):
NASA
NASA - 2 
NASA - 3
Facebook
Twitter
Wikipedia

MRO:
NASA 
JPL 
Wikipedia

 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS - Galáxia, Estrelas e Poeira
(clique na imagem para ver versão maior)
Crédito: Eric Coles e Mel Helm
 
Esta galáxia está envolta numa teia de poeira? Não, está muito longe no pano de fundo. No entanto, as estrelas e formas assustadoras abundam nesta paisagem cósmica de céu profundo. Este campo celeste bem composto, na direção da constelação de Pégaso, é equivalente a uma Lua Cheia no céu. Claro, as estrelas mais brilhantes mostram picos de difração, o efeito visto em telescópios refletores, e estão bem dentro da nossa Galáxia, a Via Láctea. As ténues e difusas nuvens de poeira interestelar sobem acima do plano galáctico e refletem um pouco da luz estelar combinada da Via Láctea. Conhecidas como cirros de alta latitude ou nebulosas de fluxo integrado, estão associadas com nuvens moleculares. Neste caso, a nuvem difusa catalogada como MBM 54, a menos de mil anos-luz de distância, preenche a cena. A galáxia aparentemente emaranhada na poeira é a impressionante galáxia espiral NGC 7497 a cerca de 60 milhões de anos-luz de distância. Vista quase de lado perto do centro da imagem, os próprios braços espirais e faixas de poeira de NGC 7497 ecoam as cores das estrelas e poeira da Via Láctea.
 

Arquivo | Feed RSS | CCVAlg.pt | CCVAlg - Facebook | CCVAlg - Twitter | Remover da lista

Os conteúdos das hiperligações encontram-se na sua esmagadora maioria em Inglês. Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione noreply@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um carácter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook, o Windows Mail ou o Thunderbird.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na newsletter do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve. Se não a deseja receber ou se a recebe em duplicado, faça a devida alteração clicando aqui ou contactando-nos.

Esta mensagem do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve destina-se unicamente a informar e não pode ser considerada SPAM, porque tem incluído contacto e instruções para a remoção da nossa lista de email (art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro).

2015 - Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.