Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 128
24 de Maio de 2005
arrow SONDA FOTOGRAFA OUTRAS SONDAS thingy

Esta imagem da Mars Odyssey foi tirada pela sua sonda irmã, a Mars Global Surveyor, enquanto orbitavam o Planeta Vermelho a mais de 11,000 km/h.

Imagem da Mars Odyssey tirada a 90 km de distância.
Crédito: NASA/JPL/MSSS

Imagem computorizada da Mars Odyssey.
Crédito: NASA/JPL/MSSS

A sonda da agência espacial americana (NASA) também fotografou a Mars Express, um visitante europeu ao planeta. Esta encontrava-se a cerca de 250 km do «orbiter» da NASA na altura.

Imagem verdadeira tirada da Mars Express (esquerda) e ilustração de artista (direita).
Crédito: NASA/JPL/MSSS e ESA

As sondas têm estudado a superfície marciana nos últimos anos, no que é considerado um período de actividade científica sem precedentes para este quarto calhau a contar do Sol.

A Mars Global Surveyor alcançou Marte em 1997, seguida da Mars Odyssey em 2001, e da sonda da ESA, Mars Express, em Dezembro de 2003.

Todas as três têm uma órbita circular que passa pelos pólos enquando a Mars Express toma um percurso mais elíptico.

Por vezes, as sondas americanas passam a quase 15 km de distância umas das outras.

Esta é a primeira vez que uma sonda regista imagens de outras sondas orbitando outro planeta.

Mars Global Surveyor:

Mars Odyssey:

Mars Express:

arrow BURACOS NEGROS GÉMEOS NO CORAÇÃO DE M83 thingy

M83 é uma das mais próximas e brilhantes galáxias espiral-barradas do céu. É visível com binóculos na direcção da constelação de Hidra.
Crédito: Equipa FORS, Telescópio de 8.2 m do VLT, ESO

Segundo novas observações, uma galáxa espiral classificada como um espécime perfeito, pode ser lar de dois buracos negros supermassivos em vez de apenas um. Se assim for, os astrónomos questionam-se de como pode isto acontecer sem estragar a estrutura espiral da galáxia.

Pensa-se que a maioria das galáxias tenha um grande buraco negro com uma massa proporcional à da sua galáxia. Mas estas crescem atraves das colisões, e os astrónomos acreditam que os buracos negros se juntam ao longo do tempo.

Duas galáxias parecem ter pares de buracos negros. Estas galáxias emitem significativos raios-X quando a matéria superquente cai na direcção dos objectos massivos.

Mas agora um trio de astrónomos, liderados por Damián Mast da Universidade Nacional da Argentina em Córdoba, afirmam que poderão haver dois buracos negros dentro da galáxia M83, que se situa a cerca de 15 milhões de anos-luz de distância - mesmo que não emita estes raios-X.

Tal possibilidade foi levantada pela primeira vez em 2000 por outra equipa na Alemanha. A equipa estudou o movimento das estrelas da galáxia ao longo da linha de visão entre a Terra e M83, descobrindo duas concentrações de massa, ou "núcleos". Um era bastante brilhante enquanto o outro - mais perto do centro aparente da galáxia - era ténue. A equipa sugeriu que o gás e poeira estavam bloqueando a luz do segundo objecto, que pensaram ser o verdadeiro centro da galáxia - no qual o gás e as estrelas orbitam.

A equipa de Mast estudou o movimento do gás ionizado perto do centro de M83. Usaram os dados para melhor localizar os dois nós de matéria, que parecem situar-se a cerca de 200 anos-luz entre si.

Também estimaram as suas massas, o brilhante contendo o equivalente a cinco milhões de Sóis e o mais escuro 10 milhões de Sóis. Em comparação, o buraco negro central da Via Láctea tem a massa de aproximadamente quatro milhões de massas solares.

Estas massas, em conjunto com uma observação prévia de um arco de formação estelar perto do centro da galáxia, levaram a equipa a considerar a possibilidade dos núcleos serem buracos negros supermassivos. A equipa pensa que o alto nascimento estelar pode ter sido despoletado pelo núcleo escuro viajando pelo gás denso - um evento que pode significar uma fusão galáctica. O evento pode ter começado há cerca de 8 milhões de anos atrás - a idade das estrelas mais velhas do arco.

A equipa tem cuidado ao não chamar estes objectos de "buracos negros", considerando que podem também ser massivos enxames estelares.

David Merritt, um astrofísico do Instituto de Tecnologia Rochester em Nova Iorque, EUA, duvida que a galáxia tenha dois buracos negros supermassivos. Os buracos negros e suas massas nasceriam em galáxias de tamanho aproximadamente igual. E as fusões entre estes dois provavelmente resultariam numa galáxia com a forma de uma gota - não uma galáxia espiral "clássica" como M83, afirma.

"Penso que existe um buraco negro no local do núcleo obscurecido, e que o outro núcleo brilhante seja apenas uma região de formação estelar".

Artigo (em PDF) sobre o núcleo duplo de M83:

M83:

Mais informações sobre buracos negros e galáxias:

arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy

Um panorama de "Larry's Lookout" em Marte - Crédito: Mars Exploration Rover Mission , JPL , NASA
Nesta imagem temos um panorama de tirar a respiração de "Larry's Lookout" em Marte. Esta perspectiva ocorre perto do pico do Monte Husband nos Montes Columbia. O cume do Monte Husband é visível a 200 metros de distância no centro da imagem de 360º. O rover Spirit tirou imagens que compõem o mosaico do lado ao longo de quatro dias marcianos. Depois de tirar esta sequência de imagens, a Spirit cuidadosamente prosseguiu o seu caminho na direcção do cimo do Monte Husband. Para a direita, perto das marcas do rover, está uma área recentemente observada de nome Paso Robles que se descobriu conter grandes quantidades de enxofre.
Ver imagem em alta-resolução (nota: imagem com 5.6 MB)

ESPAÇO ABERTO
Banner Espaço Aberto

A próxima sessão de observação astronómica, será dia 27 de Maio, na açoteia do CCVAlg, às 23:00, na sequência da Final das 1.ªs. Olimpíadas Nacionais de Astronomia.
Observação dependente das condições atmosféricas.

Morre em 1543 Nicolau Copérnico, famoso astrónomo, autor do livro "Das revoluções dos Mundos Celestes". Adiou a publicação da sua teoria por uns 30 anos; a primeira obra completa foi imprimida umas poucas horas antes da sua morte. Foi colocada na sua cama, de modo que pudesse tê-la a seu lado. Mas nessa altura já a sua mente delirava, e não pôde comentar o prefácio anónimo do livro, que dizia aos leitores que o conteúdo do livro poderia não ser verdadeiro, ou até mesmo provável. Nunca se soube com certeza se autorizou aquele prefácio, ou se realmente acreditava no seu sistema ou não.
Observações: O Cometa Tempel 1 - o alvo da missão "Deep Impact" da NASA, está actualmente com um brilho de 10.4 no céu nocturno. Pode encontrá-lo perto de Epsilon Virginis (Vindemiatrix).
Se observar telescopicamente Júpiter esta noite, poderá conseguir ver a sua Grande Mancha Vermelha.

História: Em 1961, o presidente John F. Kennedy anuncia a decisão de enviar Americanos à Lua.
Em 1973 era lançada a primeira estação espacial dos EUA, a Skylab.

História: Em 1951 nascia Sally Ride, a primeira americana no espaço, a bordo da STS-7 a 18 de Junho de 1983.
Observações: Aproveite estes dias para observar Saturno, que se põe já perto da meia-noite.

Frequentemente se diz que existem mais estrelas no Universo que grãos de areia na Terra. E é bem capaz de ser verdade.

Fórum de Astronomia

Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.

Download Firefox! Download Thunderbird!
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt