Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 167
4 de Outubro de 2005
arrow O ECLIPSE DO SOL EM FARO thingy

Ontem teve lugar um dos fenómenos mais espectaculares da Natureza: um eclipse do Sol! No passado, prenúncio de tragédias, os eclipses solares são hoje um momento de observação em família, com os amigos ou colegas, e até de fotografia, se tivermos o equipamento disponível. Este foi o primeiro eclipse do Sol em Portugal neste século.

Embora o Sol seja cerca de 400 vezes maior que a Lua, também se encontra cerca de 400 vezes mais afastado. Do nosso ponto de vista, o diâmetro angular da Lua o do Sol é praticamente o mesmo - cerca de 0.5º. É por esta razão que a Lua parece "caber" perfeitamente no disco solar durante um eclipse total, tapando o brilhante disco, permitindo ver a atmosfera exterior do nossa estrela, a chamada coroa ou corona solar, durante os preciosos momentos de totalidade.

Normalmente quando ocorre o alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra, ocorre um eclipse total de Sol, mas devido à órbita elíptica da Lua por vezes a distância a que a Lua se encontra da Terra é maior que aquela que permitiria tapar totalmente o Sol, pelo que há um anel de Sol que fica visível em torno da silhueta da Lua: dá-se o eclipse anular de Sol.

Felizmente as condições atmosféricas ajudaram, e milhares de pessoas juntaram-se às inúmeras iniciativas de observação astronómica por esse Portugal fora, quer em grupos de amigos, em casais de namorados, em turmas de alunos, ou simplesmente curiosos em saber o que se passava no céu.

No Norte do país, particularmente em Bragança, foi possível observar o eclipse em todo o seu esplendor, o verdadeiro anel de fogo. Aí estiveram reunidas milhares de pessoas, prontas com os seus óculos devidamente protegidos com filtros, telescópios, máquinas fotográfias e até telemóveis à mão, prontas para registar este momento inesquecível.

Imagem do eclipse solar anular, tirado com um filtro H-alpha.
Crédito: José Ribeiro, Grupo Atalaia

Mais para Sul, o Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve realizou uma observação do eclipse, já parcial, em Faro. Aqui este começou às 08:39, atingindo o máximo (84% do Sol coberto pela Lua) às 09:55. Lentamente, começou a diminuir e acabou às 11:19.

Aqui ficam algumas imagens do eclipse parcial, gentilmente cedidas por observadores presentes na observação em Faro.

Fotos do eclipse, por Ricardo Bentes (clique nas imagens para ver versão maior):

Mosaico das melhores imagens do eclipse parcial em Faro.
Crédito: Ricardo Bentes

Fotos do eclipse, por Rui Bernardo (clique nas imagens para ver versão maior):

Fotos da observação astronómica, por Ricardo Bentes (clique nas imagens para ver versão maior):

Fotos da observação astronómica, por Rui Bernardo (clique nas imagens para ver versão maior):

arrow 2003 UB313 TEM UMA LUA thingy

Os astrónomos que descobriram o apelidado "décimo planeta" (ainda por confirmar) do Sistema Solar anunciaram outra importante descoberta: tem uma lua.

Enquanto observavam o recém-descoberto 2003 UB313 a partir do Hawaii o mês passado, a equipa de astrónomos liderada por Michael Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia avistou um ténue objecto seguindo o maior. Dado que se movia, os astrónomos descobriram que era uma lua e não uma estrela de fundo, que deveria ser estacionária.

A descoberta desta lua é importante pois pode ajudar os cientistas a determinar a massa do novo "planeta". Em Julho, Brown anunciou a descoberta de um corpo gelado e rochoso, maior que Plutão, na Cintura de Kuiper, um disco de objectos gelados para lá de Neptuno. Brown classificou 2003 UB313 de "planeta" e deu-lhe a alcunha de Xena, em homenagem à personagem principal da série televisiva "Xena: A Princesa Guerreira". A lua foi denominada Gabrielle, a sua fiel parceira nas aventuras.

Esta imagem, registada no Observatório Keck, mostra 2003 UB313 no centro, e a lua como um pequeno ponto à sua direita.
Crédito: WM Keck Observatory

Ao determinar a distância da lua e a órbita em torno de Xena, os cientistas podem calcular quão pesado é. Por exemplo, quanto mais depressa uma lua girar em torno de um planeta, mais massivo este planeta é.

Mas a descoberta da lua não deverá adicionar nada de novo nem acabar com a discussão do que realmente constitui um planeta. O problema é não haver definição oficial para o termo "planeta", e definindo padrões como por exemplo o tamanho, convida potencialmente outros objectos a serem caracterizados como "planetas".

O facto de ter uma lua não é um critério descriminatório de "planeta", dado que Mercúrio e Vénus não possuem satélites. Brown disse que esperava encontrar uma lua orbitando Xena devido a muito objectos da Cintura de Kuiper fazerem pares com luas.

A recém-descoberta lua mede cerca de 250 km de diâmetro e é 60 vezes mais ténue que Xena, o objecto conhecido mais distante no Sistema Solar. Está actualmente a 14.48 mil milhões de quilómetros do Sol, ou aproximadamente três vezes a distância actual de Plutão ao Sol.

Os cientistas acreditam que a lua de Xena foi formada quando objectos da Cintura de Kuiper colidiram uns com outros. A lua da Terra formou-se de uma maneira semelhante, quando a Terra colidiu com um objecto do tamanho de Marte.

Impressão de artista de 2003 UB313, olhando na direcção do distante Sol.
Crédito: Robert Hurt (IPAC)

Gabrielle foi pela primeira vez avistada através do telescópio de 10 metros do Observatório Keck no Hawaii, no passado dia 10 de Setembro. Os cientistas esperam aprender mais sobre a composição da lua durante próximas observações com o Telescópio Espacial Hubble em Novembro.

Brown planeia escrever um artigo descrevendo a descoberta da lua na revista "Astrophysical Journal" esta semana. A União Astronómica Internacional, um grupo de cientistas responsáveis pela nomeação dos planetas, está decidindo os nomes formais para Xena e Gabrielle.

PhysOrg.com
Register
ABC News
Space Ref
Softpedia

2003 UB313 e sua lua:

arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy

Hiperion: uma lua com estranhas crateras - Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA
O que se encontra no fundo das estranhas crateras de Hiperion? Ninguém sabe. Para ajudar a responder a esta questão, a sonda robótica Cassini, actualmente em órbita de Saturno, passou novamente pela lua de textura esponjosa a semana passada e tirou uma imagem de detalhes espectaculares. Esta imagem, vista aqui em cores falsas, mostra o esplêndido mundo cravado de estranhas crateras e com uma superfície bem esquisita. As ligeiras diferenças em cor provavelmente mostram diferenças na composição da superfície. No fundo da maioria das crateras situa-se um tipo desconhecido de material escuro. Uma inspecção da imagem mostra brilhantes características indicando que o material escuro pode ter apenas dezenas de metros de espessura em alguns locais. Hiperion mede cerca de 250 km de diâmetro, roda caoticamente, e tem uma densidade tão baixa que poderá ter um vasto sistema de cavernas subterrâneas.

SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

De 4 a 10 de Outubro, celebra-se a Semana Mundial do Espaço. O Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve junta-se a esta iniciativa, com as seguintes actividades:
Dia 5 - Observação das manchas solares, entre as 10:00 e as 11:30, junto à bomba de gasolina da Doca de Faro.
Dia 7 - Observação das manchas solares, entre as 16:00 e as 17:30, junto à bomba de gasolina da Doca de Faro.
Dia 8 - Observação astronómica, a partir das 21:30, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve (entrada pelo portão do jardim).
Nota: as observações estão dependentes das condições atmosféricas.

ESPAÇO ABERTO

Primeira observação astronómica, dia 8 de Outubro (também inserida no âmbito da semana do Espaço), na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve, a partir das 21:30. Observação dependente das condições atmosféricas.
A calendarização total do "Espaço Aberto 2005/2006" estará disponível brevemente.

Em 1957, era lançado o Sputnik 1, o primeiro satélite artifical. Tinha começado a "corrida espacial".
Em 1959, lançamento da Luna 3 (Missão soviética de flyby pela Lua).
Observações: A estrela variável de longo período R Aquarii deverá encontrar-se no seu máximo (cerca de magnitude 6.5).

História: Em 1882 nasce Robert Goddard, pioneiro no desenvolvimento dos foguetões.
Em 1923, Edwin Hubble descobre a primeira variável de Cefeida em M31, a Galáxia de Andrómeda, estabelecendo que as "nebulosas" espirais são independentes e são sistemas estelares externos, tal como a Via Láctea.
Em 2000, astrónomos espanhóis e alemães publicam na revista Science a sua descoberta de planetas gigantes gasosos isolados, sem estrelas, a serem formados na região de Orion. Estes "super-júpiteres" flutuam livremente dentro de um enxame estelar, mas a distâncias suficientemente grandes para permitir escapar à atracção gravitacional das outras estrelas.
Observações: Se se encontra no Hemisfério Sul, olhe para Oeste baixo no horizonte no lusco-fusco à procura de Júpiter, com o ténue Mercúrio 1.5º para baixo e para a esquerda. Experimente também observar Espiga 2º para a esquerda de Mercúrio.

História: Em 1990 é lançado o observatório solar da ESA e da NASA, Ulysses, a partir do vaivém Discovery. Em Fevereiro de 1992, levou um puxo gravitacional de Júpiter, forçando-o a sair do plano da eclíptica. Completou a sua missão principal de vigiar os dois pólos do Sol, enviando resultados inesperados. Sabe-se que o pólo magnético sul é muito mais dinâmico e sem localização fixa. A missão durará até 2007.
Observações: A finíssima Lua Crescente brilha por baixo de Vénus depois do pôr-do-Sol.

O próximo eclipse solar de relevo, visível em Portugal, será apenas em 2015 (parcial). No entanto, pode marcar já estas datas no seu calendário: 12 de Agosto de 2026 (eclipse quase total no Algarve) e 2 de Agosto de 2027 (eclipse total no Algarve).

Fórum de Astronomia

Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.

Download Firefox! Download Thunderbird!
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt