Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 188
16 de Dezembro de 2005
arrow ROCHAS EM TORNO DE ESTRELA DE DIMENSÃO SEMELHANTE AO SOL thingy

Astrónomos usando o telescópio Espacial Spitzer descobriram o que parece ser uma cintura de asteróides orbitando em torno de uma estrela de massa solar.


Concepção de Artista de uma cintura de asteróides em torno de estrela.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC)

O disco de poeira em rotação encontra-se numa estrela semelhante ao Sol onde planetas do tipo terrestre poderão estar em formação de forma semelhante ao que ocorreu no Sistema Solar.

"Esta é uma das raras classes de objectos que nos poderão dar uma ideia do que terá como o nosso Sistema Solar terá parecido durante a formação dos planetas terrestres", disse Dean C. Hines do Space Science Institute, que lidera a equipa que fez esta descoberta usando o Telescópio Espacial Spitzer da NASA.

"Este objecto é no essencial uma estrela semelhante ao nosso Sol, visto numa altura em que se pensa que os planetas do tipo terrestre do nosso Sistema Solar estariam em formação," disse Hines. "Vemos evidências de que esta estrela poderá ter uma cintura de asteróides mas ou menos à distância a que Júpiter está do nosso Sol".

"Este objecto é muito invulgar no contexto de todos os que já observámos", disse Michael R. Meyer da Universidade do Arizona, um dos participantes na descoberta.

"Este é o único disco de resíduos a esta distância que encontrámos nos 33 sistemas estelares que estudámos até ao momento e é um dos cinco únicos objectos deste tipo conhecidos," disse Meyer.

A estrela, chamada HD 12039, está situada a 137 anos-luz de nós e tem cerca de 30 milhões de anos de idade, ou seja, cerca de 80% da idade que se pensa que o Sol teria quando se completou a formação dos planetas e a formação do sistema Terra-Lua

HD 12039 é uma estrela amarela do tipo"G" como o nosso Sol . Ainda não chegou à sequência principal, ou seja, à fase de queima nuclear madura. É oito porcento mais brilhante que o Sol, um pouco mais fria e um pouco mais massiva, tendo 1,02 massas solares.

A equipa que trabalhou com os dados do Spitzer descobriu que o material do disco se encontra a uma temperatura de cerca de 110 Kelvin (-163 ºC) o que o coloca muito mais próximo da estrela que qualquer disco circumestelar descoberto até agora por esta equipa. É normal surgirem discos circumestelares, mas às distância a que se encontra a cintura de Kuiper no Sistema Solar (para lá de Neptuno).

No início deste ano, outra equipa usando o Telescópio Espacial Spitzer havia já anunciado a descoberta de uma cintura de asteróides, mas esta orbitando uma estrela perfeitamente formada de 2 mil milhões de anos de idade que se encontra a 35 anos-luz da Terra.


Imagem que explica como a análise do espectro permite inferir a existência de um disco ou cintura de poeiras.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC)

LINKS:

Notícias relacionadas:
Telescópio Spitzer (Press Release)
World Associated Press
SPACE.com

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
Enxame estelarR136 - Crédito: J. Trauger (JPL), J. Westphal (Caltech), N. Walborn (STScI), R. Barba' (La Plata Obs. ), NASA
No centro desta região de formação estelar encontra-se a região de formação estelar conhecida pelo nome de 30 Doradus. Trata-se de um enorme enxame estelar com alguma das maiores, mais quentes e mais massivas estrelas conhecidas. Este enxame, conhecido por R136, foi capturado nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble conjuntamente com parte da nebulosa que o rodeia. O gás e nuvens de poeiras na região 30 Doradus, também conhecida como Nebulosa da Tarântula, têm sido esculpidos para formas alongadas por ventos estelares fortíssimos e pela radiação ultravioleta das quentíssimas estrelas do enxame. 30 Doradus é uma região de uma galáxia muito próxima de nós, a Grande Nuvem de Magalhães, localizada a apenas 170,000 anos-luz do Sol.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
 

Observação astronómica, dia 14 de Janeiro de 2006, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 16/12: 339º dia do  calendário gregoriano.
História: Nascimento de Edward Emerson Barnard, astrónomo americano.
Em 1965 a Pioneer 6 foi lançada para uma órbita solar entre Vénus e a Terra .
Em 2000, usando dados científicos registados pela sonda em Júpiter, Galileu, a 20 de Maio, os cientistas do JPL anunciam provas de um oceano salgado por baixo da superfície de Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar. Junta-se a Calisto e a Europa como luas de Júpiter com prováveis oceanos de água líquida por baixo do gelo.
Observações: Às 04h00 (hora local) Plutão está em conjunção com o Sol.

Dia 17/12: 340º dia do calendário gregoriano.
Observações: Aproveite para fazer umas fotos da Grande Nebulosa de Orionte.

Dia 18/12: 341º dia do  calendário gregoriano.
História:  Em 1966, foi descoberta por Richard L. Walker, a lua de Saturno Epimeteu, que depois foi "perdida" durante 12 anos.
Observações: Aproveite para fazer umas fotos de Saturno que agora começa a ser visível sem ser necessário fazer noitadas.

Dia 19/12: 342º dia do  calendário gregoriano.
História:  Em 1972, a Apollo 17, a última missão lunar tripulada, regressava à Terra.
Observações: Saturno a 4º S da Lua às 09h00 (hora local).

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
A Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães devem o seu nome ao facto de terem sido descobertas pelo português Fernão de Magalhães na sua viagem de circumnavegação.
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt