Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 197
17 de Janeiro de 2006
arrow PEDAÇOS DE COMETA ATERRAM COM SUCESSO NA TERRA thingy

A NASA está celebrando o regresso à Terra, sã e salva, de uma pequena amostra de poeira recolhida de um cometa. No Domingo de manhã, depois de uma viagem de sete anos e meio, a sonda Stardust libertou uma cápsula contendo pó cometário na atmosfera da Terra, que aterrou gentilmente no deserto do Utah nos Estados Unidos.


A cápsula que contém amostras do Cometa Wild 2.
Crédito: NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

A aterragem correu sem problemas e foi recebida com muita alegria pelos controladores da missão no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. "É um daqueles momentos na vida tão fantásticos que não o conseguimos descrever," disse Ken Atkins, antigo gestor do projecto Stardust no JPL.

A sonda Stardust foi lançada em Fevereiro de 1999, e alcançou o cometa Wild 2 em Janeiro de 2004. O Cometa Wild 2 orbita o Sol entre Marte e Júpiter.

Esta viajou a 236 km do cometa e extendeu um recolhedor de amostras com a forma de uma raquete de ténis, com o objectivo de recolher partículas de poeiras em Aerogel, um sólido transparente tão leve que quase flutua no ar. Os cientistas pensam que capturou mais de 2000 partículas com mais de 15 micrómetros.

Esta poeira ficou guardada dentro de uma cápsula durante a viagem de regresso à Terra. Anteontem, por volta das 06:00 GMT, a cápsula com as amostras foi libertada da nave-mãe. Entrou na atmosfera da Terra mesmo antes das 10:00 GMT.

A uma altitude de cerca de 32 km, a cápsula libertou o seu pára-quedas secundário para estabilizar a descida, e o principal abriu-se a uma altitude de aproximadamente 3 km. A cápsula gentilmente tocou no chão do Utah por volta das 10:12 GMT.

Uma esquadra de helicópteros alcançou o local em menos de uma hora com o intuito de recolher a cápsula e de levá-la para uma sala "limpa" num hangar perto. A partir daí, o seu destino final será o Centro Espacial Johnson, no Texas, para análise.

Os cientistas usarão técnicas laboratoriais avançadas para fazer medições precisas dos ingredientes do pó cometário. Isto abrirá uma janela para o passado distante, quando o Sistema Solar se estava formando há 4.6 mil milhões de anos atrás.

Veja aqui como qualquer utilizador com Internet poderá ajudar a encontrar partículas do cometa nas redes da Stardust.

O Cometa Wild 2 passou milhares de milhões de anos na Cintura de Kuiper, um gelado reservatório de corpos para lá de Neptuno. Enquanto os processos geológicos e o calor alteravam os planetas interiores como a Terra para lá do reconhecimento, cometas como o Wild 2 pensa-se que sejam amostras pristinas do gás e poeiras que formaram o Sistema Solar.


Imagem que mostra a cápsula num laboratório temporário. Só no Centro Espacial Johnson será aberta.
Crédito: NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

Pedaços das amostras da Stardust irão brevemente ser enviadas para laboratórios por todo o mundo. Uma equipa em Londres, Reino Unido, espera começar a trabalhar nelas em Fevereiro. "O que é excitante é que estamos na linha da frente para uma amostra, e por isso vamos ser os primeiros a tirar conclusões disto," disse o membro da equipa, Phil Bland do Colégio Imperial em Londres.

Bland e seus colegas irão estudar os minerais enquanto se encontram ainda dentro do Aerogel através de técnicas de raios-X. Esperam descobrir se a sua composição coincide com algumas classes raras de meteoritos que podem ter vindo de cometas.

A composição da poeira poderá também trazer algumas luzes sobre se os cometas trouxeram água para a superfície da Terra. "Poderemos estar mais perto de descobrir de onde os oceanos da Terra e sua atmosfera vieram," diz Bland.

"Tinha três anos quando as últimas amostras da Apollo voltaram da Lua," acrescenta. "Por isso, na minha vida, esta é a primeira vez que os geólogos irão ter a chance de estudar um novo material espacial sem ser meteoritos. Não podemos esperar."

Links:

Notícias relacionadas:
SPACE.com
SPACE.com
NASA
BBC
Washington Post
The Register
Science Daily
Aljazeera
Reuters
MSNBC
CNN
SIC
Correio da Manhã
Público
PortugalDiário
Jornal de Notícias
Euronews

Stardust:
Página da NASA
Wikipedia
Gráfico da missão Stardust

Cometa Wild 2:
NASA
Wikipedia

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
Lunokhod: Robot Lunar - Crédito: Associação Lavochkin
A 17 de Novembro de 1970, a sonda soviética Luna 17 aterrava o primeiro rover controlado remotamente na Lua. Conhecido como Lunkhod 1, pesava quase 1 tonelada e foi desenhado para operar durante 90 dias enquanto era guiado em tempo-real por uma equipa de cinco pessoas no Centro Espacial perto de Moscovo, USSR. O futurista veículo de 8 rodas viajou em cima de um módulo de descida que extendeu rampas dos dois lados oferecendo vias alternativas até à superfície no caso de um poder estar bloqueado por pedregulhos. O Lunokhod 1 percorreu o Mare Imbrium (Mar de Chuvas) durante 11 meses, no que é considerado um dos maiores sucessos do programa soviético de exploração lunar. As operações do Lunokhod oficialmente pararam a 4 de Outubro de 1971, 14 anos depois do lançamento do Sputnik.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
 

Observação astronómica, dia 18 de Fevereiro de 2006, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas e das obras no Centro Ciência Viva.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 17/01: 17º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Consegue ainda ver Vega, a demorada "Estrela de Verão"? Observe-a ao princípio da noite, bem baixa a Noroeste. E cada vez mais todos os dias. Durante quanto mais tempo conseguirá observá-la?

Dia 18/01: 18º dia do calendário gregoriano.
História: Em 2000, o brilho de raios-X visto em todas as direcções do espaço foi resolvido em emissões a partir de fontes discretas pelo Telescópio de raios-X Chandra, acabando com a noção de que os raios-X vêm de gases quentes distantes.
Em 2000 a NASA termina as suas tentativas de comunicar com a Mars Polar Lander. O contacto foi perdido a 3 de Dezembro de 1999 durante a fase de aterragem da missão.

Dia 19/01: 19º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1747 nascia Johann Bode, autor da Lei de Titius-Bode, uma progressão quase geométrica das distâncias dos planetas a partir do Sol.
Em 1851 nascia Jacobus Kapteyn, que estudou a distribuição e o movimento de meio milhão de estrelas e criou o primeiro modelo moderno do tamanho e estrutura da Via Láctea.
Observações: Está tanto frio.. há quanto tempo não observa os planetas?? Faça um pequeno esforço e observe Marte e Saturno esta noite.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
A sonda New Horizons irá ser lançada hoje, pelas 18:30 GMT. Alcançará Plutão (o único planeta ainda não visitado por sondas) daqui a 9 anos (se correr tudo bem com o lançamento. Se for lançada depois de 3 de Fevereiro, acrescente mais outros 4).
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt