NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 20
30 de Abril de 2004
50 ANOS DE ENERGIA SOLAR
 

Há cinquenta anos dois cientistas do estado de Oregon nos Estados Unidos da América anunciaram nos campos verdes dos Laboratórios Bell que tinham finalmente conseguido uma forma de transformar a energia solar em energia eléctrica.


O Sol - fonte de energia.
Crédito: astrogeology.usgs.gov/

Daryl Chapin, um engenheiro electrotécnico, Gerald Pearson, um físico, conjuntamente com o químico Calvin Fuller demonstraram a 25 Abril de 1954 a primeira célula solar feita de silício (mais tarde o material mais importante na produção de chips de computadores).


Painéis Solares.
Crédito: Solar Sales

Levou mais de um século desde que pela primeira vez o efeito fotovoltaico foi descrito pelo francês Edmund Becquerel em 1839 até que houvesse uma maneira de tornar o método comercial com a tecnologia descrita pelo trio dos Laboratórios Bell.

A nota de imprensa original dos Laboratórios Bell descrevia  "um aparelho de aspecto espantosamente simples constituído por tiras de silício que mostrou como os raios solares podiam ser usados para fornecer a potência a um transmissor de rádio que enviava voz e música". Chapin e Pearson eram ambos licenciados pela Universidade Willamette em Salem, que lhes atribuiu doutoramentos honoris causa pelo seu trabalho em 1956. A sua investigação com Fuller foi suportada na teoria de efeito fotoeléctrico que atribuiu o Prémio Nobel da Física a Albert Einstein em 1921. O objectivo do trio era obter uma forma económica de resolver a alimentação das baterias do sistema telefónico da Bell usado na época. Embora na altura a aplicação apenas servisse para alimentar um transmissor de rádio, meio século mais tarde as células solares fornecem energia para uma vasta gama de aplicações desde calculadoras de bolso até aos Rovers que andam sobre o solo marciano.


Rover em Marte
Crédito NAS/JPL

A eficiência desta tecnologia tem vindo a aumentar e o seu custo tem vindo a diminuir o que faz prever que cada vez venha a existir uma utilização maior para esta tecnologia.

Links:

SPACE:
http://www.space.com/businesstechnology/technology/solar_power_040427.html

Efeito fotoeléctrico
http://www.ajc.pt/cienciaj/n33/atomo.php

 
 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
 

Ballet Cósmico (Tripleto de Galáxias NGC6769-71) - Crédito: ESO (VLT MELIPAL+VIMOS)
NGC 6769 é uma galáxia espiral com os seus braços com um enrolamento apertado, enquanto a NGC 6770 tem dois braços principais em espiral claramente definidos, encontrando-se um deles estendido na direcção da NGC 6769 o que demonstra a interacção gravitacional existente entre eles. A NGC 6770 é também peculiar por apresentar duas bandas negras e uma curva mais ligeira na direcção da NGC 6771 (abaixo).
A NGC 6769 e a NGC 6770 estão a afastar-se de nós a uma velocidade de cerca 3800 km/s - (redshift ligeiramente maior que 0.01) enquanto a NGC 6771 se afasta a uma velocidade ligeiramente maior de cerca de 4200 km/s.
Ver imagem em alta-resolução

 
       
 
 
EFEMÉRIDES:
 

Dia 30/04: 122º dia do calendário gregoriano.  Llua em conjugação com Júpiter na constelação de Leão.

Dia 01/05: 123º dia do calendário gregoriano. Se tiver paciência para se levantar de madrugada tente ver o cometa LINEAR antes de ele se pôr por volta das 05h30.

Dia 02/05: 124º dia do calendário gregoriano. Em 1949, foi descoberta Nereida, a lua de Neptuno, por G. Kuiper.

Dia 03/05: 125º dia do calendário gregoriano. Tente encontrar o cometa NEAT a sudoeste logo após o pôr do Sol com uns pequenos binóculos.

 
 
CURIOSIDADES:
 
O engano dos povos da Mesopotâmia na determinação inicial da dimensão do ano em 360 dias levou a que no ocidente se tenha desenvolvido uma trigonometria com o círculo a ter 360º.
Na China o ano foi logo determinado com 365 dias, o que fez com que a trigonometria chinesa se tenha desenvolvido muito mais lentamente que a trigonometria ocidental.
 
 
VIAGEM AO ASTRO-CIBERESPAÇO:
 
O site "KidsAstronomy" é, como o nome indica, mais direccionado para os miúdos. Aqui pode-se aprender mais sobre o Sistema Solar, exploração espacial, o tamanho do Universo. Tem jogos, vídeos, postais e muitas mais coisas divertidas. Carregue aqui.
 
 
PERGUNTE AO ASTRÓNOMO!
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Publicado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.