Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 200
27 de Janeiro de 2006
arrow DESCOBERTO PLANETA EXTRASOLAR DE CINCO MASSAS TERRESTRES thingy

Usando uma rede de telescópios que incluiu o telescópio dinamarquês na estação do ESO de La Silla (Chile), os astrónomos descobriram um novo planeta extraterrestre de pequenas dimensões, que com apenas cinco massas terrestres, é o de dimensão mais próxima do nosso planeta descoberto até agora.

O planeta tem uma órbita com um período de 10 anos e para além de ser o planeta menos massivo descoberto até agora, é também o mais frio e tem por certo uma superfície rochosa/gelada, constituindo por isso um marco na busca de planetas que possam albergar vida.


Impressão de artista do planeta extrassolar agora descoberto.
Crédito: ESO

O novo planeta que recebeu a designação de OGLE-2005-BLG-390Lb, orbita uma estrela vermelha de massa cinco vezes menor que a do Sol e está localizado a cerca de 20,000 anos-luz de nós, nas proximidades do centro da Via Láctea.

A estrela é relativamente fria, pelo que a sua órbita distante implica que a temperatura da superfície seja de cerca de 220 graus negativos na escala Celsius. É provável que tenha uma atmosfera fina como a da Terra, mas a sua superficie rochosa estará provavelmente por baixo de oceanos gelados.

"Este planeta é na realidade o primeiro e único planeta descoberto até agora que está de acordo com as teorias vigentes para a formação do nosso Sistema Solar", disse Uffe Gråe Jørgensen (Niels Bohr Institute, Copenhaga, Dinamarca), membro da equipa de investigação.

A explicação teórica actualmente aceite acredita que os planetas se terão formado por acreção de planetesimais nos núcleos planetários que agregam depois gás da nuvem molecular. Neste modelo, as anãs vermelhas formariam planetas com massas entre a da Terra e a de Neptuno e com órbitas entre 1 e 10 vezes a distância da Terra ao Sol.

"OGLE-2005-BLG-390Lb é apenas o terceiro planeta extrassolar descoberto até agora através da busca pela técnica de microlente", said Jean-Philippe Beaulieu (Institut d'Astrophysique de Paris, França), autor principal do trabalho. "Enquanto os outros dois planetas descobertos por esta técnica têm massas de várias vezes a massa de Júpiter, a descoberta deste planeta muito mais difícil de detectar permite fazer crer que estes objectos sejam bastante comuns."

A técnica de microlente proposta por Einstein em 1912 é provavelmente a única técnica capaz de detectar planetas semelhantes à Terra. "A busca de uma segunda Terra é a força motriz por detrás da nossa investigação e esta descoberta constitui um avanço enorme ", disse o co-autor Daniel Kubas, do ESO.

O trabalho foi publicado na edição de 26 de Janeiro da revista Nature ("Discovery of a cool planet of 5.5 Earth masses through gravitational microlensing" by J.-P. Beaulieu, D. P. Bennett, P. Fouqué, A. Williams, M. Dominik, U. G. Jørgensen, D. Kubas et al.).


Curva de luz da estrela e do seu planeta.
Crédito: ESO

LINKS:

Notícias relacionadas:
ESO (Press release)
SPACE.COM
Nature

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
Nebulosa de Orionte e LL Orionis- Crédito: NASA, ESA e The Hubble Heritage Team
Esta imagem apresenta a interacção entre a estrela variável LL Orionis e as nuvens de gás e poeiras da Nebulosa de Orionte. A estrela LL Orionis produz um vento muito mais energético que o do nosso Sol. A onda de choque entre o vento estelar e a nebulosa é vista sob a forma de um arco, uma estrutura à esquerda de LL Orionis medindo cerca de 0,5 ano-luz.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
 

Observação astronómica, dia 18 de Fevereiro de 2006, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas e das obras no Centro Ciência Viva.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 27/01: 27º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1967, os astronautas da Apollo 1 - Virgil (Gus) Grissom, Edward H. White II e Roger B. Chaffee - morrem num incêndio na plataforma de lançamento, durante um teste da Apollo 204 (AS-204), que era para ser a primeira missão tripulada à Lua, com lançamento a 21 de Fevereiro de 1967.
Observações: Às 22h41 (hora local), Saturno encontra-se em oposição.

Dia 28/01: 28º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1611, nascia Hevelius, que seria o primeiro astrónomo a observar as fases de Mercúrio. Morreria neste mesmo dia em 1687, quando fazia 76 anos.
Em 1613, Galileu observa pela primeira vez o planeta Neptuno, confundindo-o com uma estrela 233 anos antes da sua descoberta
Em 1986, o SpaceShuttle Chalenger explode 73 segundos depois de descolar. A tripulação inteira morre: Francis Scobee, Michael Smith, Judith Resnik, Ellison Onizuka, Ronald McNair, Gregory Jarvis e Sharon Christa McAuliffe.
Observações: Às 0h (hora local) Saturno encontra-se 12º N da Lua.

Dia 29/01: 29º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1986 ocorreu o incidente Height 611 em que uma bola de fogo terá sido vista pela população inteira de uma povoação tendo desaparecido de seguida.
Observações: Às 14h14 (hora local) atinge-se a Lua Nova.

Dia 30/01: 30º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1964, era lançada a sonda RANGER 6 pela NASA.. A sua missão era filmar televisivamente a Lua até se despenhar sobre ela.
Observações: Às 08h00 (hora local) a Lua atinge o perigeu (ponto mais próximo da Terra) a 357.778 km do nosso planeta.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
O primeiro planeta extra-solar descoberto orbita em torno da estrela 51 Pegasi, e foi descoberto por Queloz e Mayor em 1995.
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt