Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 205
17 de Fevereiro de 2006
arrow ESTRELAS ROUBADAS A M12 thingy

Uma equipa de astrónomos italianos usando o Very Large Telescope (VLT) do ESO revelou o passado conturbado do enxame estelar Messier 12. Aparentemente a nossa Galáxia terá-lhe-á roubado perto de um milhão de estrelas de baixa massa estelar.


Impressão de artista da perda de estrelas por um enxame globular.
Crédito: ESO

Localizado a uma distância de 23,000 anos-luz na constelação de Ophiuchus (O Serpentário), M12 recebe o seu nome por ser a 12ª entrada do catálogo de objectos nebulosos compilado em 1774 pelo astrónomo e caçador de cometas francês Charles Messier. Também é conhecido dos astrónomos pelo nome de NGC 6218 e contém cerca de 200,000 estrelas, a maior parte delas com massas entre 20% e 80% da massa dos Sol.
 
Os enxames globulares movem-se em órbitas elípticas extensas que os levam a passar periodicamente através de regiões densamente povoadas antes de passarem para as regiões acima e abaixo do plano da Galáxia a que se chama "halo".

Quando atravessa as regiões mais internas do disco, o "bojo", um enxame globular pode ser perturbado perdendo as suas estrelas de menor massa. Os astrónomos liderados por Guido De Marchi da ESA, mediram mais de 16,000 estrelas no interior do enxame Messier 12 com o VLT, tendo estudado estrelas que são 50 milhões de vezes mais fracas que as observáveis à vista desarmada.

Na nossa vizinhança solar e na maioria dos enxames globulares, as estrelas menos massivas são de longe as mais comuns. Mas, segundo De Marchi, as observações com o VLT vieram demonstrar que este não é o caso de M12.

Segundo o cientista, é evidente que o enxame sofreu de algum modo de uma depleção.


Parte central de M12 como observada pelo VLT com um "seeing" de 0,6 arcsec.
Crédito: ESO

A equipa de De Machi estima que M12 tenha perdido quatro vezes mais estrelas que aquelas que ainda mantém. Isto significa que cerca de um milhão de estrelas terá sido ejectado para o halo da Via Láctea devido às passagens junto ao centro galáctico durante a sua órbita.

A vida remanescente deste enxame está estimada em cerca de 4,500 milhões de anos, cerca de um terço da sua idade actual. Devido ao desaparecimento das estrelas de menor massa a sua vida será muito curta comparada com a esperança de vida normal de um enxame globular que é de cerca de 20,000 milhões de anos.

LINKS:
ESA (Press Release)
ESO (Press Release)

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
N44 - Crédito: WFI, MPG/ESO 2.2-m Telescope, La Silla, ESO
N44 é uma das maiores nebulosas da nossa região do Universo. Localizada na Grande Nuvem de Magalhães a cerca de 170,000 anos-luz de distância de nós, alberga numerosas estrelas massivas brilhantes associadas a linhas escuras de poeiras e a vastas nuvens de hidrogénio que brilham no vermelho devido à emissão atómica do hidrogénio ao regressar ao estado fundamental depois de ionizados pela radiação proveniente das estrelas nas proximidades. A imagem representa um diâmetro de 1,000 anos-luz da nebulosa.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
 

Observação astronómica, dia 11 de Março de 2006, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas e das obras no Centro Ciência Viva.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 17/02: 48º dia do calendário gregoriano.
Observações: Às 20:00 atinge-se o máximo brilho de Vénus, com uma magnitude de -4,5.

Dia 18/02: 49º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1977, fazia-se o voo inaugural do Space Shuttle Enterprise a partir do topo de um Boeing 747.
Observações: Às 05:00 (hora local), Espiga encontra-se 0.4 ºS da Lua.

Dia 19/02: 50º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 2002, a sonda Mars Odyssey começava a mapear a superfície de Marte.
Observações: Aproveite para tentar fotografar a Nebulosa de Orionte.

Dia 20/02: 51º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1962, o astronauta John Glenn, a bordo da nave Frienship 7, orbita a Terra 3 vezes no âmbito do programa Mercúrio.
Em 1965, A sonda Ranger 8 despenha-se sobre a Lua após uma missão bem sucedida a fotografar locais para a alunagem das missões Apollo.
Observações: Às 08:00 (hora local), Júpiter encontra-se a 5ºN da Lua.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Para além do bem conhecido planeta de todos existe também uma nebulosa de Saturno.
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt