Banner
Fórum de Astronomia
menu Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 208
28 de Fevereiro de 2006
arrow A MELHOR IMAGEM DE SEMPRE DE UMA GALÁXIA thingy


51 imagens do Telescópio Espacial Hubble foram compiladas para criar este retrato da galáxia M101.
Crédito: NASA/ESA
(clique na imagem para ver versão maior)

O retrato da galáxia Messier 101 (M101) é na realidade uma composição de 51 exposições individuais do Hubble, em adição a outros elementos de imagens retirados de fotografias tirradas na Terra. Depois da compilação, o compósito final mede uns impressionantes 16,000 por 12,000 pixeis.

O gigante disco espiral de estrelas, poeira e gás mede 170,000 anos-luz de diâmetro, ou praticamente o dobro do diâmetro da nossa Galáxia, a Via Láctea. Estima-se que M101 contenha pelo menos um bilião de estrelas. Aproximadamente 100 mil milhões destas estrelas podem ser como o nosso Sol em termos de temperatura e esperança de vida.

Os braços espirais da galáxia estão polvilhados com grandes regiões de nebulosas de formação estelar. Estas nebulosas são áreas de intensa formação estelar dentro de gigantes nuvens de hidrogénio molecular. Brilhantes enxames de jovens e quentes estrelas azuis delimitam os braços espirais. O disco de M101 é tão fino que o Hubble consegue facilmente ver muitas mais galáxias distantes por detrás da galáxia.


Seis áreas da nova imagem de M101, que mostram galáxias de fundo, correntes de poeira, e milhares de enxames estelares.
Crédito: NASA/ESA
(clique na imagem para ver versão maior)

M101 - também com o nome de Galáxia Pinwheel - situa-se na constelação circumpolar Norte da Ursa Maior, a uma distância de 25 milhões de anos-luz da Terra. Por isso, as imagens mostram a galáxia como era há 25 milhões de anos atrás, no início do Período Mioceno, numa altura em que os mamíferos começavam a florescer e que o Mastodonte apareceu pela primeira vez na Terra.

A galáxia preenche uma região no céu equivalente a um quinto da área da Lua Cheia.

As observações arquivadas que ajudaram à composição desta imagem foram originalmente adquiridas para um variado leque de projectos do Hubble durante os últimos dez anos. Este incluem a determinação do ritmo de expansão do Universo, o estudo da formação de enxames estelares nas gigantes regiões de nascimento estelar, a descoberta das estrelas responsáveis por intensas emissões de raios-X, e a descoberta de estrelas azuis supergigantes.

Links:

Notícias relacionadas:
Press release (NASA)
Press release (ESA)
SCENTA
Toronto Star
Times Online
Innovations Report
The Register
New Scientist SPACE
AScribe
Newswise

M101:
SEDS
Wikipedia
Space Telescope.org (recursos da imagem)

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
Calmaria em NGC 2170 - Crédito: Stefan Seip
Nesta espectacular imagem, a poeirenta nebulosa NGC 2170 brilha no canto superior esquerdo. Reflectindo a luz de estrelas quentes vizinhas, NGC 2170 é acompanhada por uma outra nebulosa de reflexão azul e uma compacta região vermelha de emissão, rodeadas por um cenário de estrelas. Localizada na constelação de Unicórnio, a gigante nuvem molecular Mon R2 situa-se bem perto, numa distância estimada de apenas 2,400 anos-luz.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
 

Observação astronómica, dia 11 de Março de 2006, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas e das obras no Centro Ciência Viva.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 28/02: 59º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Aproveite a noite para observar provavelmente uma das mais conhecidas constelações do céu, e a figura central do Inverno: Orionte.

Dia 01/03: 60º dia do calendário gregoriano.
História:Em 1927, nascimento de George Abell, que catalogou 2712 enxames galácticos e determinou os números relativos de galáxias com vários brilhos intrínsecos. Morreu em 1983.
Em 1967, a sonda soviética Venera 3 torna-se na primeira a impactar noutro planeta, nomeadamente Vénus, mas a sonda falha mesmo antes de chegar ao planeta e não envia nenhuns dados.
Em 1982, a soviética Venera 13 envia as primeiras fotografias a cores de Vénus (a Venera 14 seguiu-a 4 dias depois). Foi lançada a 30 de Outubro de 1981 e a Venera 14 a 4 de Novembro de 1981.
Em 2002, lançamento da missão STS-109, com objectivo de manutenção do Telescópio Espacial Hubble.
Observações: Se tiver um horizonte bem baixo, pode ser que consiga observar a crescente Lua a Oeste pelas 19:00. Consegue ver aquele pontinho para baixo e para a direita da Lua? É o planeta Mercúrio.

Dia 02/03: 61º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1972, a sonda americana Pioneer 10 é lançada. Torna-se na primeira a passar pela cintura de asteróides e a alcançar o planeta Júpiter (em 1973). A primeira sonda a saír do Sistema Solar. A Pioneer 10 transporta uma placa desenhada para identificar a sua origem caso seja encontrada à deriva pela Via Láctea. Em 2003, após 31 anos, a Pioneer 10 deixa finalmente de se ouvir.
Observações: À medida que o Inverno lança os seus últimos cartuchos, três grandes constelações de Primavera acordam da sua hibernação, no céu a Este depois do anoitecer. Estas são: a Ursa Maior a Nordeste, Leão a Este e Hidra a Sudeste.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
A matéria escura constituirá cerca de 23% do Universo, enquanto a matéria dita normal será apenas 4%. O resto do Universo será constituído por uma entidade ainda mais misteriosa chamada energia escura.
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt