Mais um ponto para a Humanidade no jogo contra o Monstro Marciano... pelo menos por agora. Às 22:16 da passada Sexta-feira, a NASA recebeu um sinal da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), confirmando que a sonda de 450 milhões de dólares tinha dado a volta a Marte e tinha com sucesso activado os seus motores durante 27 minutos. Durante os próximos meses, a nave de 2,180 kg irá periodicamente mergulhar na ténue atmosfera superior de Marte para efectuar manobras de "aerotravagem" da sua actualmente elongada órbita até à sua órbita circular de 305 km de altitude.

Impressão de artista da inserção oribtal da MRO em Marte a 10 de Março de 2006.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)
O monstro marciano é a besta mítica que atingiu cerca de dois terços das sondas americanas e soviéticas desde os anos 60 até aos finais de 90. Desde aí, o planeta Terra tem vindo a ganhar terreno. Se a MRO entrar com sucesso na sua órbita científica correcta, irá juntar-se à Mars Global Surveyor, à Mars Odyssey e à Mars Express da ESA, proporcionando à nossa espécie uma armada sem precedentes de quatro sondas em operação orbitando outro planeta. E os rovers Spirit e Opportunity da NASA continuam a espantar os cientistas e engenheiros ao operar bem para lá do seu tempo de vida previsto.
A câmara de alta resolução da MRO irá fotografar rochas e outras características tão pequenas como uma mesa de cozinha. Outros instrumentos irão fornecer uma resolução espectral sem paralelo, o que permitirá com que os geólogos mapeiem a composição mineral e química de Marte. A MRO enviará dados para a Terra numa relação dez vezes maior que qualquer outra sonda marciana.
A NASA lançou a MRO a partir de Cabo Canaveral a 12 de Agosto de 2005. Se tudo correr bem com as suas manobras de aerotravagem, a sonda começará as suas operações científicas em Novembro. Mas a MRO também conduzirá importantes estudos científicos durante esta fase de travagem. "A nossa fase científica principal só começará em Novembro, mas estaremos na realidade a estudar a estrutura dinâmica da atmosfera de Marte ao medir a densidade da atmosfera a diferentes altitudes de cada vez que passamos por ela durante a aerotravagem," diz o cientista do projecto MRO, Richard Zurek (NASA/JPL).
A activação com sucesso dos seus motores chega num ponto crítico na história da ciência espacial. Cortes orçamentais pelos administradores da NASA cancelaram importantes missões espaciais e estão a despedaçar o programa científico-espacial da agência no geral. Estes cortes ameaçam a destruição de uma infraestrutura construída ao longo de muitos anos que permitiu a muitas missões, tais como a MRO, serem desenvolvidas.
Links:
Notícias relacionadas:
Comunicado de imprensa (NASA)
Comunicado de imprensa (JPL)
SPACE.com
Universe Today
New Scientist
Reuters
Times Online
National Geographic
ABC
BBC News
CNN
SpaceRef
MRO:
Página oficial da NASA
Página oficial do JPL
Wikipedia
Cronologia da MRO em vídeo (Quicktime)
Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
Google Mars |