
Localização das falhas em forma de hélice do anel A de Saturno.
Crédito: NASA/JPL SSI
Algumas falhas de forma estranha encontradas nos anéis de Saturno parecem indiciar a existência de uma série de pequenos pedaços de lua e suportam a teoria de que os aneis poderão ser restos da destruição de uma pequena lua gelada através de uma colisão violenta.
De acordo com os cientistas, um asteróide ou um cometa poderá ter colidido com uma das luas de Saturno há cerca de 100 milhões de anos. Um impacto dessa natureza teria criado restos de diversos tamanhos, mas até agora os cientistas só tinham evidências da existência de pedaços de rocha de partículas com 20 metros ou menos. Os pedaços de lua de tamanho intermédio previstos pela teoria nunca haviam sido encontrados.
Em Julho de 2004, a sonda Cassini da NASA estava em prospecção sobre os anéis de Saturno quando detectou estranhas falhas com a forma de “hélices em S” no anel A do planeta. Os centistas pensam que foram criadas por pedaços de rocha de 100 metros de diâmetro à medida que viajam entre as partículas mais pequenas do anel.
Estas estruturas em forma de hélice haviam sido previstas pelos modelos computacionais mas nunca haviam sido observadas até agora. Os cientistas pensam que elas serão provavelmente encontradas noutras situações. Como formação de sistemas estelares ou de galáxias. O próprio Saturno poderá ter criado um efeito semelhante durante a fase inicial da formação do Sistema Solar.
Esta descoberta foi descrita na edição de 30 de Março da revista Nature.

Ampliação das falhas em forma de hélice do anel A de Saturno. .
Crédito: NASA/JPL
LINKS:
NASA-Cassini
SPACE.COM
Saturno:
Núcleo de Astronomia do CCVALG
|