Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 298
17 de Janeiro de 2007
Right Marker
Menu
 
 

MCNAUGHT PELO OLHO DA SOHO

O Cometa McNaught (C/2006 P1) é não apenas o mais brilhante cometa que a SOHO já observou, mas também o mais brilhante cometa observado dos últimos 40 anos! O cometa passou pelo Sol entre 12 e 15 de Janeiro, e está agora a emergir nos céus do Hemisfério Sul. Durante o seu próximo encontro com a nossa estrela, o cometa McNaught tornou-se um objecto visível de dia à vista desarmada. Foi descoberto a 7 de Agosto de 2006 pelo grande caçador de cometas, Rob McNaught. Na altura da descoberta, o cometa era um objecto muito ténue, mas a distância perileana prevista (menor distância do Sol) de 0.17 UA indicava já que o objecto teria o potencial de se tornar bastante brilhante.

O instrumento LASCO a bordo da sonda SOHO tem a capacidade de observar cometas à medida que se aproximam bastante do Sol. Felizmente para nós, o cometa McNaught passou mesmo pelo campo de visão do LASCO C3! Não sabemos ainda com exactidão o brilho máximo do cometa, mas é definitivamente mais que magnitude -3! É por isso muito mais brilhante que o cometa NEAT ou que o cometa 96P/Machholz. Por outras palavras, o cometa McNaught é de longe o mais brilhante e mais espectacular que a SOHO já observou.


Cometa McNaught visto pela sonda SOHO.
Crédito: SOHO
(clique na imagem para ver versão maior)

O cometa apareceu no campo de visão do coronógrafo LASCO C3 da SOHO por volta das 02:00 UT a 12 de Janeiro. Passou o seu periélio por volta das 19:00 UT do mesmo dia, e saíu do campo de visão do C3 por volta das 03:00 UT do dia 16.

Dado que o LASCO foi construído para observar a ténue coroa solar, os seus tempos de exposição não estão afinados para lidar com objectos tão brilhantes como este extraordinário cometa. De facto, o cometa McNaught é tão brilhante que satura a câmara CCD. Existem uns riscos horizontais em ambos os lados da cabeça do cometa, porque a carga desliza facilmente ao longo da direcção na qual a imagem do CCD é lida pelos instrumentos electrónicos associados.

Links:

Links relacionados:
Vídeo da passagem do cometa McNaught pelo campo de visão da SOHO (Quicktime)
Wikipedia

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
Cometa McNaught no novo satélite STEREO - Crédito: SECCHI, STEREO, NRL, NASA
O mais brilhante cometa das últimas décadas foi uma espectacular primeira visão para uma nova câmara no espaço. O instrumento SECCHI (Sun Earth Connection Coronal and Heliospheric Investigation) a bordo do satélite STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) tinha aberto os seus olhos a 11 de Janeiro quando capturou esta imagem do cometa McNaught. É bem visível a cauda de iões do McNaught a ser levada pelo vento solar em raios filamentários. A cauda do cometa extende-se pelo menos sete graus na imagem, enquanto a cabeleira central é tão brilhante que fica saturada. Diz-se que o cometa McNaught é tão brilhante que pode até ser visto de dia se taparmos o Sol com a nossa mão. O McNaught já contornou o Sol e irá lentamente diminuir de brilho para os observadores do Hemisfério Sul à medida que se afasta da nossa estrela.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 17/01: 17º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Embora seja apenas Janeiro, a Ursa Maior, um marco da Primavera e do céu de Verão, está já fazendo a sua subida anual. Esta semana, poderá vê-la a Nordeste pelo meio da noite.

Dia 18/01: 18º dia do calendário gregoriano.
História: Em 2000, o brilho de raios-X visto em todas as direcções do espaço foi resolvido em emissões a partir de fontes discretas pelo Telescópio de raios-X Chandra, acabando com a noção de que os raios-X vêm de gases quentes distantes.
Em 2000 a NASA termina as suas tentativas de comunicar com a Mars Polar Lander. O contacto foi perdido a 3 de Dezembro de 1999 durante a fase de aterragem da missão.
Observações: Neptuno passa a 1.4º Norte de Vénus.

Dia 19/01: 19º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1747 nascia Johann Bode, autor da Lei de Titius-Bode, uma progressão quase geométrica das distâncias dos planetas a partir do Sol.
Em 1851 nascia Jacobus Kapteyn, que estudou a distribuição e o movimento de meio milhão de estrelas e criou o primeiro modelo moderno do tamanho e estrutura da Via Láctea.
Observações: O cometa McNaught lá se foi (para os observadores do Hemisfério Norte), mas agora pode usar binóculos depois do pôr-do-Sol para observar um novo objecto mesmo por cima do horizonte a Oeste-Sudoeste: Mercúrio perto da finíssima Lua Crescente. Estão por baixo do brilhante Vénus.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Se levarmos o nosso telescópio motorizado, comprado em Portugal, para o Hemisfério Sul, em vez de conseguirmos manter os objectos fixos no campo da ocular, estes parecerão deslocar-se ao dobro da velocidade a que se deslocam com o motor desligado!
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado