Left Marker
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 298
17 de Janeiro de 2007
Right Marker

MCNAUGHT PELO OLHO DA SOHO

O Cometa McNaught (C/2006 P1) é não apenas o mais brilhante cometa que a SOHO já observou, mas também o mais brilhante cometa observado dos últimos 40 anos! O cometa passou pelo Sol entre 12 e 15 de Janeiro, e está agora a emergir nos céus do Hemisfério Sul. Durante o seu próximo encontro com a nossa estrela, o cometa McNaught tornou-se um objecto visível de dia à vista desarmada. Foi descoberto a 7 de Agosto de 2006 pelo grande caçador de cometas, Rob McNaught. Na altura da descoberta, o cometa era um objecto muito ténue, mas a distância perileana prevista (menor distância do Sol) de 0.17 UA indicava já que o objecto teria o potencial de se tornar bastante brilhante.

O instrumento LASCO a bordo da sonda SOHO tem a capacidade de observar cometas à medida que se aproximam bastante do Sol. Felizmente para nós, o cometa McNaught passou mesmo pelo campo de visão do LASCO C3! Não sabemos ainda com exactidão o brilho máximo do cometa, mas é definitivamente mais que magnitude -3! É por isso muito mais brilhante que o cometa NEAT ou que o cometa 96P/Machholz. Por outras palavras, o cometa McNaught é de longe o mais brilhante e mais espectacular que a SOHO já observou.

Cometa McNaught visto pela sonda SOHO.
Crédito: SOHO

O cometa apareceu no campo de visão do coronógrafo LASCO C3 da SOHO por volta das 02:00 UT a 12 de Janeiro. Passou o seu periélio por volta das 19:00 UT do mesmo dia, e saíu do campo de visão do C3 por volta das 03:00 UT do dia 16.

Dado que o LASCO foi construído para observar a ténue coroa solar, os seus tempos de exposição não estão afinados para lidar com objectos tão brilhantes como este extraordinário cometa. De facto, o cometa McNaught é tão brilhante que satura a câmara CCD. Existem uns riscos horizontais em ambos os lados da cabeça do cometa, porque a carga desliza facilmente ao longo da direcção na qual a imagem do CCD é lida pelos instrumentos electrónicos associados.

Links relacionados:
Vídeo da passagem do cometa McNaught pelo campo de visão da SOHO (Quicktime)

Cometa McNaught no novo satélite STEREO - Crédito: SECCHI, STEREO, NRL, NASA
O mais brilhante cometa das últimas décadas foi uma espectacular primeira visão para uma nova câmara no espaço. O instrumento SECCHI (Sun Earth Connection Coronal and Heliospheric Investigation) a bordo do satélite STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) tinha aberto os seus olhos a 11 de Janeiro quando capturou esta imagem do cometa McNaught. É bem visível a cauda de iões do McNaught a ser levada pelo vento solar em raios filamentários. A cauda do cometa extende-se pelo menos sete graus na imagem, enquanto a cabeleira central é tão brilhante que fica saturada. Diz-se que o cometa McNaught é tão brilhante que pode até ser visto de dia se taparmos o Sol com a nossa mão. O McNaught já contornou o Sol e irá lentamente diminuir de brilho para os observadores do Hemisfério Sul à medida que se afasta da nossa estrela.

Observações: Embora seja apenas Janeiro, a Ursa Maior, um marco da Primavera e do céu de Verão, está já fazendo a sua subida anual. Esta semana, poderá vê-la a Nordeste pelo meio da noite.

História: Em 2000, o brilho de raios-X visto em todas as direcções do espaço foi resolvido em emissões a partir de fontes discretas pelo Telescópio de raios-X Chandra, acabando com a noção de que os raios-X vêm de gases quentes distantes.
Em 2000 a NASA termina as suas tentativas de comunicar com a Mars Polar Lander. O contacto foi perdido a 3 de Dezembro de 1999 durante a fase de aterragem da missão.
Observações: Neptuno passa a 1.4º Norte de Vénus.

História: Em 1747 nascia Johann Bode, autor da Lei de Titius-Bode, uma progressão quase geométrica das distâncias dos planetas a partir do Sol.
Em 1851 nascia Jacobus Kapteyn, que estudou a distribuição e o movimento de meio milhão de estrelas e criou o primeiro modelo moderno do tamanho e estrutura da Via Láctea.
Observações: O cometa McNaught lá se foi (para os observadores do Hemisfério Norte), mas agora pode usar binóculos depois do pôr-do-Sol para observar um novo objecto mesmo por cima do horizonte a Oeste-Sudoeste: Mercúrio perto da finíssima Lua Crescente. Estão por baixo do brilhante Vénus.

Se levarmos o nosso telescópio motorizado, comprado em Portugal, para o Hemisfério Sul, em vez de conseguirmos manter os objectos fixos no campo da ocular, estes parecerão deslocar-se ao dobro da velocidade a que se deslocam com o motor desligado!

Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.

RSS Feed - ainda não implementado

Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.