Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 312
17 de Março de 2007
Right Marker
Menu
 
 

GALÁXIA CONSIDERADA GIGANTE AFINAL É ANÃ

Os astrónomos estão a esfregar os olhos após descobrirem que uma galáxia que assumiram tratar-se de uma gigante durante os últimos 23 anos, demonstrou tratar-se de facto de uma anã, após as observações mais recentes.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
As duas two galáxias NGC 5011B (em cima) e NGC 5011C (galáxia azul por baixo).
Crédito: ESO
(clique na imagem para ver maior)

NGC 5011C, uma galáxia nas vizinhanças da Via Láctea, encontra-se na direcção da constelação de Centauro, uma das maiores constelações do Hemisfério Sul. Devido à sua baixa densidade de estrelas e falta de outros detalhes, os astrónomos normalmente considerá-la-iam como uma elíptica anã - uma galáxia anã com pouco gás e poeiras e que consiste essencialmente de estrelas velhas.

No entanto, os cientistas pensavam que NGC 5011C estaria localizada no enxame mais distante de Centauro (a cerca de 155 milhões de anos-luz), próxima da galáxia NGC 5011B, a sua companheira mais brilhante e avermelhada. Giravam por isso como galáxias que estavam apenas distantes.

A maior parte das galáxias (as unidades estruturais do universo e que contêm estrelas, planetas, gás, poeiras e matéria escura unidos pela força gravitacional) são normalmente encontradas aos pares ou em grupos unidos entre si gravitacionalmente. Por isso, não foi surpresa aceitar que NGC 5011C e NGC 5011B fossem uma parelha de galáxias, situadas aproximadamente à mesma distância do nosso Sol.

Mas novos dados obtidos com o telescópio de 3.6 m do ESO revelou que as duas galáxias têm redshifts muito diferentes e não estão à mesma distância como até agora se acreditava. NGC 5011C está localizado no centro do grupo de galáxias em torno de Centaurus A que se estima que esteja a 13 milhões de anos-luz de distância da nossa galáxia, enquanto a galáxia NGC 5011B é uma membro do enxame de Centauro, que se localiza cerca de 12 vezes mais longe.

A galáxia NGC 5011C está, por isso, fora do Grupo Local, um pequeno grupo de cerca de 30 galáxias que inclui a nossa Via Láctea, mas tão próximo que apenas nos revela um passado recente (quando o universo já possuía mais de 95% da sua idade actual).

Os astrónomos verificaram que NGC 5011C contém apenas cerca de 10 milhões de vezes a massa do Sol nas estrelas sendo, por isso, considerada uma galáxia anã.

Links:

Notícias relacionadas :
ESO (fonte)
SPACE.com

 

VEM AÍ O SOL

Todos os anos gostamos de sentirmo-nos bem de manhã por acordar já depois do Sol ter nascido. Desde o solstício de Dezembro os dias têm estado a crescer na Europa, e cada vez apetece mais levantar quando acordamos de manhã, podendo mesmo sentir-se uma boa-disposição crescente nas pessoas (desculpem-nos os leitores brasileiros que estão a chegar ao final do verão e cujos dias estão a diminuir). Para a semana que vem é oficial: no dia 21 de Março às 00 07 UT (tempo universal), a Terra atinge o equinócio vernal.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
A Primavera.
Crédito: Pierre Auguste Cot (1873)
(clique na imagem para ver maior)

Nesse dia o Sol passará no zénite dos habitantes do equador ao meio-dia e o dia terá 12 horas em qualquer lugar da Terra. Estaremos no nascer-do-sol no Pólo Norte e no pôr-do-sol no Pólo Sul. No hemisfério Norte, os dias vão continuar a crescer e a ficar mais quentes, aproximando-se a época de praia, enquanto no hemisfério Sul se passa precisamente o oposto.

Vem aí a Primavera, os dias de Sol e o quentinho...

Links:

Notícias relacionadas :
Wikipedia

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
Eclipse em Paris - Crédito: Frederic Tapissier
Esta imagem fantástica em que as luzes celestes e terrestres se confundem foi tirada em Paris no passado dia 3 de Março durante o eclipse de Lua. A imagem apresenta a Torre Eiffel, com mais de 300 metros de altura, um destino turístico bem conhecido e um dos locais mais visitados do mundo. Claro que toda a gente reconhece ainda melhor a Lua embora seja mais difícil de visitar. O último passeio na Lua aconteceu há cerca de 35 anos durante a missão Apollo 17.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
 
  ESPAÇO ABERTO 2007:  
 
Observação astronómica, dia 24 de Março de 2007, na açoteia do CCVAlg, entre as 21:30 e as 23:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 17/03: 76º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1958 era lançada a primeira sonda a energia solar, a Vanguard 1. Transportava um sensor de medição de temperatura e um transmissor de rádio. O seu sistema de energia parou em 1964, embora se pensasse que continuaria a orbitar a Terra e a transmitir dados durante 1,000 anos.
Observações: Mercúrio a 1,4ºN da Lua às 13h.

Dia 18/03: 77º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1965, Aleksei Leonov torna-se o primeiro homem a passear no espaço após sair durante 12 minutos no exterior da Voskod 2.
Em 1980, um foguetão Vostok preparado para uma missão de reabastecimento explode na rampa de lançamento matando 50 pessoas.

Dia 19/03: 78º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1915 era fotografado pela primeira vez Plutão, que no entanto não foi identificado como planeta.
Observações: Eclipse parcial do Sol às 3h (visível apenas na Ásia). Às 19 horas a Lua atinge o perigeu.

Dia 20/03: 79º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1916, era publicada a Teoria da Relatividade Geral na sequência das lectures apresentadas à Academia Prussiana de Ciências a 25 de Novembro de 1915.
Em 1964 era criada a ESRO (European Space Research Organization) percursora da ESA (Agência Espacial Europeia).
Observações: Pouco depois da meia-noite (00h07 do dia 21) começa a Primavera.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
O núcleo do planeta Terra tem uma temperatura da ordem de grandeza da que se observa à superfície do Sol (cerca de 6000 K).
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado