Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 328
16 de Junho de 2007
Right Marker
Menu
 
 

DESCOBERTA GALÁXIA DE MATÉRIA ESCURA

Uma equipa internacional de astrónomos tem novas evidências que lhes permite concluir que uma galáxia escura recentemente descoberta é, de facto, do tamanho de uma galáxia e completamente constituída de matéria escura.

Embora o objecto chamado VIRGOHI21, tenha sido observado desde 2000, os astrónomos têm vindo lentamente a excluir todas as outras explicações para o que é observado.

Num novo artigo de investigação intitulado 21-cm synthesis observations of VIRGOHI 21 – a possible dark galaxy in the Virgo Cluster, os investigadores fornecem dados actualizados sobre esta galáxia misteriosa.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
A galáxia escura VIRGOHI21

Crédito:
NAIC
(clique na imagem para ver com maior resolução)

Fizeram uma série de observações usando o Westerbork Synthesis Radio Telescope (WSRT), de forma a poderem quantificar as densidades de coluna do hidrogénio, tendo complementado essas observações no rádio com observações com o Telescópio Espacial Hubble (HST), com o qual tentaram confirmar a existência de estrelas na galáxia.

Os astrónomos começaram a suspeitar de que se trataria de uma galáxia invisível quando começaram a estudar a galáxia NGC 4254. Esta galáxia de aspecto pouco habitual parece ser sua parceira numa colisão cósmica. Todas as evidências habituais estão lá: o gás está a ser retirado numa corrente ténue e um dos braços espirais está a ficar alongado.

Mas o outro parceiro da colisão não é visível.

Os investigadores haviam calculado que um objecto com cerca de 100 mil milhões de massas solares haveria de ter passado junto à NGC 4254 nos últimos 100 milhões de anos criando a corrente de gás. Como não existe nada visível nas vizinhanças, isto foi a pista de que uma galáxia invisível poderia estar presente.

Uma busca detalhada revelou um objecto misterioso chamado VIRGOHI21, localizado a cerca de 50 milhões de anos luz da Terra. Se fosse uma galáxia normal seria possível observá-la com um bom telescópio amador. Mas não há lá nada. Nem o Telescópio Espacial Hubble consegue ver lá uma única estrela a brilhar.

Apenas é visível nos radiotelescópios devido às emissões rádio do hidrogénio gasoso.

Quando esta equipa apresentou os primeiros resultados, a comunidade de astrofísicos ficou extremamente céptica e propôs diversas alternativas explicativas para o objecto.

Por exemplo, poderia haver massa adicional associada a VIRGOHI21, e não apenas matéria escura. A ocorrência de gigantes vermelhas teria dado a indicação de uma interacção mais normal. Mas o Hubble não observou quaisquer estrelas.

É possível que a VIRGOHI21 tenha sido sempre assim, formada do gás primordial e matéria escura que se formaram nos eventos logo após o Big Bang. Parece ter andado livremente desde o Big Bang.

No entanto, parece existirem formas das galáxias e a sua matéria escura poderem ser separadas. Ainda há poucos meses um disco de matéria escura foi descoberto em torno de um grupo de galáxias em colisão pelo Telescópio Espacial Hubble. Uma parte da matéria escura escapou-se para o Espaço a partir das galáxias.

Um novo estudo feito com o radiotelescópio de 305 metros de Arecibo em Porto Rico deverá evidenciar mais objectos deste tipo no futuro. O rastreio vai receber o nome de Arecibo Galaxy Environment Survey (AGES).

Este artigo recente foi aceite para publicação no Astrophysical Journal.

Links:
Universe Today

Draft enviado ao Astrophysical Journal

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
M96 - Crédito: Adam Block (Caelum Observatory)
Linhas de poeiras parecem espiralar em volta do núcleo do Messier 96 nesta bonita e colorida fotografia de universo ilha. M96 é uma galáxia espiral e incluindo os braços ténues que saem do seu núcleo espraia-se por 100 mil anos-luz, sendo por isso de uma dimensão semelhante à da Via Láctea. M96 encontra-se a 38 milhões de anos-luz de nós e é um membro dominante do grupo de galáxias Leo I. As galáxias de fundo são mais pequenas podendo observar-se no braço espiral da esquerda, um pouco acima do meio uma outra galáxia espiral vista de perfil. Esta galáxia tem dimensões semelhantes mas parece ter 1/5 do tamanho porque se encontra muito mais longe.
Ver imagem em alta-resolução
 
  ESPAÇO ABERTO 2007:  
 
Observação astronómica, dia 23 de Junho de 2007, na açoteia do CCVAlg, entre as 21:30 e as 23:30. Acesso pelo portão do jardim. Entrada gratuita.
Observação dependente das condições atmosféricas
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 16/06: 167º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1963, Valentina Tereshkova torna-se na primeira mulher a ir ao espaço, a bordo da nave soviética Vostok 6. O seu voo solitário é ainda único. Vinte anos mais tarde, no dia 18, Sally Ride torna-se na primeira americana em órbita, a bordo do Space Shuttle.
Em 1999, maior aproximação do asteróide 1685 Toro pela Terra (0.757 UA).
Observações: Mercúrio a 6ºS da Lua às 10h (hora local).

Dia 17/06: 168º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1909, A. Kopff descobria o asteróide Hagar (682).
Observações: Aproveite esta noite para observar Júpiter.

Dia 18/06: 169º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1178, 5 monges de Canterbury assistem à formação daquilo que provavelmente é a cratera Giordano Bruno.
Em 1983, Sally Ride tornava-se a primeira astronauta dos Estados Unidos no espaço.
Observações: Vénus a 0º,6 S da Lua às 16h (hora local).

Dia 19/06: 170º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 240 a.C. terá sido por volta deste dia que Eratóstenes terá "medido" o perímetro da Terra usando a sombra do Sol a duas latitudes diferentes, uma em Alexandria, a outra em Siena (actualmente Assuão).
Em 1976, a sonda Viking1 entrava em órbita em torno de Marte após 10 meses de missão.
Observações: Saturno a 0º,4 S da Lua às 16h (hora local).

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
A estrela da manhã ou estrela de alva (por vezes estrela da tarde) não é mais do que um planeta: Vénus.
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado