Logo

BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 345
1
de Setembro de 2007

Right Marker
Menu
 

DESCOBERTO NOVO FENÓMENO SOLAR

Foram detectadas pela primeira vez esta semana pelos cientistas ondas misteriosas que ajudam a transportar a energia do Sol para o espaço.

Os investigadores têm esperança que a sua descoberta destes vestígios energéticos, conhecidos como ondas Alfven, ajude a aumentar o conhecimento sobre outros fenómenos tais como os campos magnéticos solares e a sua coroa superaquecidas, que constitui a sua atmosfera mais exterior. Um novo vídeo mostra a acção destas ondas .

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
A coroa solar. Crédito: NASA.

"As ondas Alfven podem fornecer-nos informações sobre processos que são fundamentais para o funcionamento do Sol e o seu impacto sobre a Terra," disse Steve Tomczyk, um cientista espacial que trabalho no National Center for Atmospheric Research (NCAR), nos Estados Unidos da América.

Como uma onda a viajar ao longo de um fio, as ondas Alfven deslocam-se ao longo das linhas do do campo magnético solar e chegam até às profundezas do espaço. Embora os astrofísicos já tivessem detectado estas ondas a grandes distâncias do Sol, nunca as haviam visto nas proximidades da nossa estrela, pois eram demasiado ténues e demasiado rápidas para serem detectadas.

Para observar estas ondas ténues Tomczyk e os seus colegas usaram o polarímetro coronal multicanal (CoMP) instalado no National Solar Observatory's no Observatório de Sacramento Peak no Novo México, e apontaram-no à ténue coroa solar. Graças à velocidade de aquisição do CoMP de uma imagem a cada 15 segundos, foi possível aos cientistas observar as ondas a viajar a cerca de 15 milhões de quilómetros por hora.

"As ondas são visíveis em todos os momentos e existem em toda a coroa, o que inicialmente foi surpreendente para nós," disse Scott McIntosh, um astrofísico do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

As ondas poderão ajudar a explicar como é que a energia é transferida para a coroa solar, que se encontra milhões de graus mais quente que a sua superfície.

Esta notícia foi publicada detalhadamente na edição online de 30 de Agosto da revista Science.

Links:
SPACE.com (Fonte)

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
Galáxia Anular AM 0644-741 -Crédito: Hubble Heritage Team, ESA , NASA
A galáxia anular da imagem é uma imensa estrutura de 150,000 anos-luz de diâmetro composta por estrelas jovens. Esta galáxia situada, a 300 milhões de anos-luz da Terra, é conhecida como a Galáxia do Anel e foi causada por uma imensa colisão. Quando duas galáxias colidem, passam através uma da outra, e embora as suas estrelas raramente choquem umas com as outras, ocorrem grandes perturbações do meio interestelar que originam a formação de núcleos densos que dão origem a novas estrelas. A perturbação dá-se a partir do ponto onde a galáxia mais pequena terá penetrado a maior, propagando-se a seguir como uma onda material a partir do ponto de impacto, o que explica o anel de estrelas extremamente jovens que se vai propagando.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
Até 15 de Setembro, todos os dias excepto às segundas-feiras, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve.
Observações dependentes das condições atmosféricas.
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 01/09: 244º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1859, o físico solar Richard Carrington observa a primeira proeminência solar. Uma intensa aurora ocorreu no dia seguinte.
Em 1979, voo rasante da Pioneer 11 por Saturno (maior aproximação, 20,900 km). A Pioneer 11 mapeou a magnetosfera e o campo magnético de Saturno e descobriu que a sua maior lua, Titã, era fria demais para suportar vida.
Em 2000, um objecto com meio quilómetro, conhecido como 2000 QW7 -- apenas descoberto a 26 de Agosto de 2000, com o sistema NEAT da NASA/JPL, passou pela Terra a uma distância ligeiramente maior que 12 vezes a distância à Lua.
Observações: Não perca a oportunidade de fotografar Marte, que se encontra à menor distância de nós que será possível em muitos anos.

Dia 02/09: 245º dia do calendário gregoriano.
Observações: Aproveite a noite para observar as constelações do Sul (Escorpião e Sagitário) escrutinando o centro da Via Láctea.

Dia 03/09: 246º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1976, a sonda Viking 2, aterrava na Planície Utopia, em Marte.
Observações: Palas em oposição à 1h00 (hora local).

Dia 04/09: 247º dia do  calendário gregoriano.
Observações: A Lua em Quarto Crescente às 4h00 (hora local). Marte encontra-se esta noite a pouco mais de 6º S da Lua.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 

O movimento de rotação da Terra está a diminuir de velocidade.

 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado