Logo

1
de Setembro de 2007

Right Marker

DESCOBERTO NOVO FENÓMENO SOLAR

Foram detectadas pela primeira vez esta semana pelos cientistas ondas misteriosas que ajudam a transportar a energia do Sol para o espaço.

Os investigadores têm esperança que a sua descoberta destes vestígios energéticos, conhecidos como ondas Alfven, ajude a aumentar o conhecimento sobre outros fenómenos tais como os campos magnéticos solares e a sua coroa superaquecidas, que constitui a sua atmosfera mais exterior. Um novo vídeo mostra a acção destas ondas .

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
A coroa solar. Crédito: NASA.

"As ondas Alfven podem fornecer-nos informações sobre processos que são fundamentais para o funcionamento do Sol e o seu impacto sobre a Terra," disse Steve Tomczyk, um cientista espacial que trabalho no National Center for Atmospheric Research (NCAR), nos Estados Unidos da América.

Como uma onda a viajar ao longo de um fio, as ondas Alfven deslocam-se ao longo das linhas do do campo magnético solar e chegam até às profundezas do espaço. Embora os astrofísicos já tivessem detectado estas ondas a grandes distâncias do Sol, nunca as haviam visto nas proximidades da nossa estrela, pois eram demasiado ténues e demasiado rápidas para serem detectadas.

Para observar estas ondas ténues Tomczyk e os seus colegas usaram o polarímetro coronal multicanal (CoMP) instalado no National Solar Observatory's no Observatório de Sacramento Peak no Novo México, e apontaram-no à ténue coroa solar. Graças à velocidade de aquisição do CoMP de uma imagem a cada 15 segundos, foi possível aos cientistas observar as ondas a viajar a cerca de 15 milhões de quilómetros por hora.

"As ondas são visíveis em todos os momentos e existem em toda a coroa, o que inicialmente foi surpreendente para nós," disse Scott McIntosh, um astrofísico do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

As ondas poderão ajudar a explicar como é que a energia é transferida para a coroa solar, que se encontra milhões de graus mais quente que a sua superfície.

Esta notícia foi publicada detalhadamente na edição online de 30 de Agosto da revista Science.

SPACE.com (Fonte)

Galáxia Anular AM 0644-741 -Crédito: Hubble Heritage Team, ESA , NASA
A galáxia anular da imagem é uma imensa estrutura de 150,000 anos-luz de diâmetro composta por estrelas jovens. Esta galáxia situada, a 300 milhões de anos-luz da Terra, é conhecida como a Galáxia do Anel e foi causada por uma imensa colisão. Quando duas galáxias colidem, passam através uma da outra, e embora as suas estrelas raramente choquem umas com as outras, ocorrem grandes perturbações do meio interestelar que originam a formação de núcleos densos que dão origem a novas estrelas. A perturbação dá-se a partir do ponto onde a galáxia mais pequena terá penetrado a maior, propagando-se a seguir como uma onda material a partir do ponto de impacto, o que explica o anel de estrelas extremamente jovens que se vai propagando.

Até 15 de Setembro, todos os dias excepto às segundas-feiras, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve.
Observações dependentes das condições atmosféricas.

História: Em 1859, o físico solar Richard Carrington observa a primeira proeminência solar. Uma intensa aurora ocorreu no dia seguinte.
Em 1979, voo rasante da Pioneer 11 por Saturno (maior aproximação, 20,900 km). A Pioneer 11 mapeou a magnetosfera e o campo magnético de Saturno e descobriu que a sua maior lua, Titã, era fria demais para suportar vida.
Em 2000, um objecto com meio quilómetro, conhecido como 2000 QW7 -- apenas descoberto a 26 de Agosto de 2000, com o sistema NEAT da NASA/JPL, passou pela Terra a uma distância ligeiramente maior que 12 vezes a distância à Lua.
Observações: Não perca a oportunidade de fotografar Marte, que se encontra à menor distância de nós que será possível em muitos anos.

Observações: Aproveite a noite para observar as constelações do Sul (Escorpião e Sagitário) escrutinando o centro da Via Láctea.

História: Em 1976, a sonda Viking 2, aterrava na Planície Utopia, em Marte.
Observações: Palas em oposição à 1h00 (hora local).

Observações: A Lua em Quarto Crescente às 4h00 (hora local). Marte encontra-se esta noite a pouco mais de 6º S da Lua.

O movimento de rotação da Terra está a diminuir de velocidade.

Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.

RSS Feed - ainda não implementado

Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes