Logo

BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 347
8
de Setembro de 2007

Right Marker
Menu
 

REVISTA A DURAÇÃO DO DIA EM SATURNO

O dia em Saturno tornou-se uns minutos mais curto, se os novos cálculos estiverem correctos.

Usando dados recolhidos pelas sondas Cassini, Pioneer e Voyager, da NASA, os cientistas reviram o período de rotação de Saturno e obtiveram uma duração de 10 horas, 32 minutos e 35 segundos, o que é cerca de 15 minutos menor que uma estimativa que havia sido feita no ano passado.

Estes minutos podem ter grandes implicações na maior parte da Física associada ao gigante gasoso.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
Saturno visto pela Voyager. Crédito: NASA/JPL.
(Clique na imagem para ver maior)

"Embora possa parecer uma pequena incerteza para uma pessoa normal, faz uma enorme diferença no que se refere ao que entendemos sobre o interior de Saturno.," disse Gerald Schubert da Universidade da California, em Los Angeles.

Se a nova velocidade de rotação estiver correcta, então os ventos de Saturno sopram a velocidades inferiores às que anteriormente eram aceites e em vez de apenas soprarem numa única direcção poderão soprar para Este e para Oeste do planeta. A descoberta poderá também trazer luz para a formação de planetas gigantes gasosos em geral.

Schubert e o seu colega John Anderson da Global Aerospace em Pasadena, na Califórnia, calcularam a rotação mais rápida para Saturno usado uma combinação das medidas da gravidade, do vento e da reflexão das ondas rádio que foram recolhidas pelas três sondas na sua passagem pelo planeta.

A velocidade de rotação para planetas sólidos como a Terra pode ser calculada simplesmente pela observação da velocidade com que um ponto da superfície se desloca. Isto não pode ser feito para planetas gasosos como Júpiter e Saturno, porque o seu núcleo sólido está escondido sob espessas nuvens atmosféricas.

Por este motivo, os cientistas tinham medido os períodos de rotação dos campos magnéticos que se assumia estarem fortemente associados à rotação do núcleo sólido. De acordo com este trabalho, o eixo de rotação do campo magnético de um gigante gasoso e o eixo de rotação em torno do qual o seu núcleo roda deverão ser diferentes.

Nos anos 80 os cientistas tinham estimado o período de rotação de Saturno usando emissões rádio recolhidas pela sonda Voyager e tinham estimado um período de cerca de 10 horas, 39 minutos e 22 segundos.

Esta estimativa foi revista em 2004, usando os dados recolhidos pela sonda Cassini para 10 horas, 45 minutos e 45 segundos. No ano passado tinha sido alterado para 10 horas, 47 minutos e 6 segundos.

Schubert admite que a estimativa de Anderson possa ainda vir a sofrer alterações. "Não podemos garantir que seja esta a velocidade de rotação," disse Schubert. "Na actualidade não existe nenhum método directo para medir a velocidade de rotação de Saturno."

No entanto, a confirmar-se o período de rotação agora estabelecido, isso terá consequências imediatas na compreensão dos movimentos dos ventos de Saturno e terá também implicações no tipo de formação planetária associado a este tipo de planeta.

Esta descoberta está descrita detalhadamente na edição de 7 de Setembro da revista Science.

Links:
SPACE.com (Fonte)

   
 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
M101 -Crédito: AKARI/JAXA/ESA
Uma nova imagem tirada pelo telescópio espacial Japonês/Europeu AKARI revelou enormes regiões de formação estelar nas regiões mais exteriores da galáxia M101. Os astrónomos pensam que isto se poderá dever a uma colisão recente que terá sofrido. M101 é uma galáxia espiral na constelação da Ursa Maior e fica a 24 milhões de anos-luz da Via Láctea. Tem cerca de 170.000 anos-luz de diâmetro e terá cerca do dobro da massa da Via Láctea. M101 interactuou recentemente com outra galáxia absorvendo enormes quantidades de gás devido à sua gravidade. Esse gás está agora a passar pelas regiões mais exteriores da galáxia o que está a provocar a formação estelar.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
Até 15 de Setembro, todos os dias excepto às segundas-feiras, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve.
Observações dependentes das condições atmosféricas.
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 08/09: 251º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1966 estreia a série televisiva "Star Trek", inspirando o interesse de uma geração pelo espaço, astronomia, tecnologia, efeitos especiais e sistemas sociais alternativos.
Em 1999, passagem mais próxima do asteróide 699 Hela pela Terra (0.644 UA).
Observações: Vénus a 9ºS da Lua às 20h (hora local).

Dia 09/09: 252º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1839, foi feita por John Herschel a primeira fotografia em chapa de vidro.
Curiosamente, a foto era a do telescópio de 12 metros de seu pai, William Herschel, que caíra em desuso durante algumas décadas e que foi depois desmontado.
Em 1892, o astrónomo Edward Emerson Barnard, do Observatório Lick descobre o satélite mais interior de Júpiter, Amalthea.
Observações: Úrano em oposição às 20h (hora local).

Dia 10/09: 253º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1985, a sonda ICE (International Cometary Explorer) fez o primeiro voo rasante de um cometa, o cometa Giacobini-Zinner.
Observações: Régulo a 0,2ºS da Lua às 2h (hora local). Saturno a 0,8ºN da Lua às 5h (hora local).

Dia 11/09: 254º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Eclipse parcial do Sol (não visível em Portugal) às 14h (hora local).

 
 
  CURIOSIDADES:  
 

Os anéis de Saturno são constituídos por poeiras e cristais de gelo que podem atingir uma dimensão de centímetros ou metros.

 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado