Left Marker
Logo
Com dificuldades em ler o boletim?
Veja online | No site | Feed RSS | Remover da lista
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 397
De 15/03 a 18/03/2008
Right Marker
Menu
 
  CASSINI VOA PELAS PLUMAS DE ENCELADO
   


Este mosaico de três imagens é a visão de mais alta-resolução já obtida da região polar norte de Encelado. A imagem mostra planícies crateradas no pólo norte de Encelado.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute
(clique na imagem para ver versão maior)

A sonda Cassini da NASA fez um complicado voo rasante pela lua de Saturno, Encelado, na passada Quarta-feira, dia 12 de Março, voando a cerca de 15 km/s através dos jactos parecidos com geysers, mas de água gelada, do satélite. A sonda recolheu amostras preciosas que podem apontar para um oceano de água ou para a existência de matéria orgânica dentro da pequena lua.

Os cientistas acreditam que os geysers podem providenciar provas que água líquida está presa por baixa da crosta gelada de Encelado. Os geysers são libertados a partir de fracturas que percorrem o pólo sul da lua, expelindo vapor de água a aproximadamente 400 metros por segundo.

Os novos dados oferecem um olhar muito mais detalhado sobre as fracturas que modificam a superfície e irão dar uma comparação significativamente melhor entre a história geológica do pólo norte e o pólo sul da lua.

As novas imagens mostram que, em comparação com o hemisfério sul de Encelado -- particularmente a região polar sul -- a região polar norte é muito mais velha e com crateras de vários tamanhos. Estas crateras são capturadas em diferentes estágios de perturbação e alteração devido à actividade tectónica, e provavelmente devido a um aquecimento anterior do seu interior. Muitas crateras parecem quebradas por pequenas fissuras paralelas que parecem ser ubíquias por todos os antigos terrenos craterados de Encelado.

"Estas novas imagens mostram-nos em grande detalhe como o pólo norte da lua é diferente do seu pólo sul, uma comparação importante para resolver a obviamente complexa história geológica da lua," disse Carolyn Porco, líder da equipa de imagem da Cassini, do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado. "E o sucesso deste ousado voo rasante a baixa altitude significa que o próximo voo rasante deste Verão, quando obtivermos imagens altamente detalhadas das fontes dos jactos à superfície do pólo sul de Encelado, irá ser um 'próximo passo' bastante excitante no conhecimento de como os jactos funcionam."

Este último voo rasante e outro planeado para o dia 9 de Outubro de 2008, foram planeados para que os analisadores de partículas da Cassini pudessem dissecar o «corpo» da pluma de modo a recolher dados sobre a densidade, tamanho, composição e velocidade das partículas. Entre outras coisas, os cientistas irão usar os dados recolhidos esta semana para determinar se os gases da pluma coincidem com aqueles com constituem o halo de partículas em torno de Encelado. Iso poderá ajudar a determinar como é que as plumas se formaram.

Concepção de artista da passagem rasante da Cassini por Encelado.
Crédito: NASA/JPL

Durante a maior aproximação da Cassini, dois instrumentos estavam recolhendo dados -- o Analisador de Poeira Cósmica e o Espectómetro de Massa Neutra e de Iões. Uma inexplicável falha de software do Analisador de Poeira Cósmica da Cassini impediu-o de recolher quaisquer dados durante a maior aproximação, embora o instrumento tenha recolhido dados antes e depois da aproximação. Durante o voo rasante, o instrumento estava mudando entre duas versões do seu software. A nova versão foi desenhada para aumentar a capacidade de contar impactos de partículas em várias centenas de impactos por segundo. Os outros quatro campos e instrumentos de partículas a bordo da sonda, em adição ao Espectómetros de Massa Neutra e de Iões, capturaram todos os seus dados, que irão complementar os estudos de composição geral e elucidar o ambiente único da pluma de Encelado.

Os instrumentos da Cassini encontraram provas dos jactos tipo-geyser em Encelado em 2005, descobrindo que as erupções contínuas de água gelada criam um halo gigante de poeira de gelo e gás em torno de Encelado, que ajuda a fornecer material ao anel-E de Saturno.

Este foi o primeiro de quatro voos rasantes da Cassini por Encelado este ano. Durante o voo da passada Quarta-feira, a sonda passou a 50 km da superfície na sua maior aproximação, mas a 200 km enquanto viajava pela pluma. As viagens futuras poderão trazer a Cassini até ainda mais perto da superfície. A Cassini completará a sua missão principal, uma viagem de quatro anos por Saturno, em Junho. A partir daí, uma proposta missão extendida irá incluir outros sete voos rasantes por Encelado. O próximo voo rasante por Encelado terá lugar em Agosto deste ano.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
New Scientist
Science Daily
Spaceflight Now
Space Ref
SPACE.com
Universe Today
Associated Press
Reuters
Wired
BBC News

Encelado:
Vídeo sobre a aproximação da Cassini por Encelado
Anatomia do Flyby (NASA/JPL)
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
Endeavour na noite - Crédito: NASA, Jerry Cannon, Rusty Backer
Disparado pelo céu nocturno a velocidades estonteantes, o vaivém Endeavour começou a sua mais recente viagem até órbita nas primeiras horas de 11 de Março. Nesta esplêndida imagem a seguir ao lançamento, o brilho dos três motores principais do Endeavour e os seus foguetões iluminam a secção da cauda do vaivém e o enorme tanque externo de combustível. Esta missão, a STS-123, levantou voo da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, tranportando uma tripulação de sete astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo vai a primeira secção do laboratório Kibo da Agência de Exploração Aerospacial do Japão e o sistema robótico de dois braços da Agência Espacial Canadiana. Os astronautas irão conduzir uma série de passeios espaciais para instalar o novo equipamento durante os 16 dias da missão, a mais longa alguma vez feita até à ISS.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
 
EFEMÉRIDES:

Dia 15/03: 75.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1713 nascia Nicolas Lacaille, cujas medições confirmaram o bojo equatorial da Terra; deu nome a 14 constelações do Hemisfério Sul.

Em 1972, a NASA anunciava o seu programa do Vaivém Espacial.
Observações: Esta noite a Lua brilha no meio de Gémeos, bem altos no céu.

Dia 16/03: 76.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1926, o foguete lançado pelo físico Robert H. Goddard torna-se no primeiro a combustível líquido; demonstra a praticalidade dos foguetões e convence Goddard que um dia estes serão capazes de fazer aterrar seres humanos na Lua.

Goddard lança o seu aparelho num voo de dois segundos e meio a partir de um campo pertencente à sua tia Effie perto de Auburn, Massachusetts. Viaja 56 metros a uma velocidade de 96.6 km/h e alcança uma altitude de apenas 12.5 metros.
Em 1966 era lançada a Gemini 8 - o primeiro acoplamento de dois veículos espaciais no espaço (com Agena).
Em 1999, a equipa da Lunar Prospector no Centro de Pesquisa Ames da NASA anuncia descobertas que confirmam que a massa da Lua é na sua maioria material ejectado da Terra aquando do impacto com um objecto do tamanho de Marte.
Observações: À medida que o Inverno se torna em Primavera, a Cintura de Orionte fica horizontal no céu a Sudoeste depois do anoitecer.

Dia 17/03: 77.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1958 era lançada a primeira sonda a energia solar, a Vanguard 1. Transportava um sensor de medição de temperatura e um transmissor de rádio. O seu sistema de energia parou em 1964, embora se pensasse que continuaria a orbitar a Terra e a transmitir dados durante 1,000 anos.

Dia 18/03: 78.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1965, Aleksei Leonov torna-se o primeiro homem a passear no espaço após sair durante 12 minutos no exterior da Voskod 2.

Em 1980, um foguetão Vostok preparado para uma missão de reabastecimento explode na rampa de lançamento matando 50 pessoas.
Observações: A brilhante Lua brilha em linha com Saturno e Régulo esta noite.

 
 
CURIOSIDADES:
O primeiro instrumento parecido com um foguete pode ser traçado até aos Gregos no ano de 400 A.C., quando Archytas de Tarentum construiu um pombo de madeira a vapor.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left    
Browser recomendado
 
"Feed" RSS do nosso site
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo. Por favor não responda a este e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Software recomendado para a leitura correcta desta newsletter