E-mail em HTML com imagens e propriedades CSS. Caso não o consiga visualizar correctamente, clique aqui.
Página PrincipalRSS Sindicação RSSRemover da lista

ASTROBOLETIM N.º 511
De 16/03 a 17/03/2009

História: Em 1926, o foguete lançado pelo físico Robert H. Goddard torna-se no primeiro a combustível líquido; demonstra a praticabilidade dos foguetões e convence Goddard que um dia estes serão capazes de fazer aterrar seres humanos na Lua.

Goddard lança o seu aparelho num voo de dois segundos e meio a partir de um campo pertencente à sua tia Effie perto de Auburn, Massachusetts. Viaja 56 metros a uma velocidade de 96.6 km/h e alcança uma altitude de apenas 12.5 metros.
Em 1966 era lançada a Gemini 8 - o primeiro acoplamento de dois veículos espaciais no espaço (com Agena).
Em 1999, a equipa da Lunar Prospector no Centro de Pesquisa Ames da NASA anuncia descobertas que confirmam que a massa da Lua é na sua maioria material ejectado da Terra aquando do impacto com um objecto do tamanho de Marte.

História: Em 1958 era lançada a primeira sonda a energia solar, a Vanguard 1. Transportava um sensor de medição de temperatura e um transmissor de rádio. O seu sistema de energia parou em 1964, embora se pensasse que continuaria a orbitar a Terra e a transmitir dados durante 1.000 anos.
Observações: A estrela variável Algol atinge hoje um dos seus mínimos com mágnitude 3,4.

Vénus tem um diâmetro próximo do da Terra.

AIA 2009

GOOGLE EARTH DE MARTE

O Google Earth anunciou 6.ª feira um grande avanço das suas funcionalidades sobre Marte, incluindo a possibilidade de ver um fluxo contínuo de novas imagens de alta resolução obtidas por satélites poucas horas depois da NASA os receber. Chamada "Live from Mars", esta secção tem funcionalidades de obtenção de imagens da câmara da Themis da NASA a bordo da nave espacial Mars Odyssey, e ainda da Câmara HiRISE da Mars Reconnaissance Orbiter. Agora é possível a qualquer um tornar-se uma das primeiras pessoas a visualizar imagens capturadas apenas alguns dias ou mesmo apenas algumas horas antes. Você também pode ver ao vivo por a trajectória orbital dos satélites ou verificar onde as câmaras disponíveis tencionam capturar a imagem seguinte.

Mas há mais. Os utilizadores também podem viajar ao passado para ver o Planeta Vermelho, através dos olhos dos pioneiros da ciência marciana, na secção "Mapas históricos", explorando mapas antigos feitos pelos astrónomos Giovanni Schiaparelli, Percival Lowell, e outros. Mas se não sabe exactamente por onde começar a sua exploração de Marte, há visitas guiadas de Marte, o que lhe permitirá desfrutar da PB&J (paixão, beleza e alegria, do inglês passion, beauty and joy) do Planeta Vermelho, através dos seus olhos.

Marte no Google Earth.
Crédito: Google

Como desfrutar destas funcionalidades? Abra o Google Earth, e após seleccionar 'Mars' da barra de ferramentas do Google Earth no menu do icone que parece um "saturno", os utilisadores voam para uma visão 3D do Planeta Vermelho, cheia de informação, camadas, imagens e terreno.As ferramentas para a navegação e exploração de Marte são semelhantes às que são usadas para a Terra - zoom in e zoom out, alteração da vista de câmara, ou rotação de todo o planeta com um clique do rato.

Historical maps in Google Mars.  Credit: Google.
Mapas históricos no Google Mars.
Crédito: Google

Tal como a sua versão original de Marte no Google Earth, os utilizadores podem ler artigos locais de "A Traveler's Guide to Mars" de Hartmann, sobre o maior desfiladeiro do sistema solar, Valles Marineris, o maior vulcão do Sistema Solar, Monte Olympus, a 'Face de Marte', e muitos outros locais marcianos importantes. Os utilizadores também podem seguir os percursos feitos pelos rovers e ver imagens panorâmicas de alta-resolução da superfície de Marte .

O responsável pelas relações públicas do Google Earth, Aaron Stein, salientou que as imagens de "Live From Mars" são as mais recentemente obtidas pela câmara THEMIS. "Não é invulgar que a NASA guarde e descarregue mais de dois dias de imagens de uma vez pelo que podem ocorrer alguns lapsos temporais na disponibilização de imagens. No entanto, pode dizer-se que "Live from Mars" é muito mais actual que os public releases que podem demorar até vários meses a ser apresentados.

Divirta-se a explorá-lo, é grátis!

Fonte:
Google Earth

Estrelas no centro da Via Láctea expiram Carbono e Oxigénio (via Universe Today)
Foi detectado carbono e oxigénio na poeira em torno de estrelas do centro da nossa galáxia, a Via Láctea, o que sugere que estas estrelas possam ter sofrido recentemente algum tipo de disrupção o que sugere uma nova forma das estrelas poderem produzir elementos pesados - como o oxigénio, o carbono e o ferro - e disseminá-los por todo o universo, abrindo o caminho para a vida.

Os cientistas têm tido uma longa espera na espectativa de encontrar estrelas ricas em carbono na nossa Galáxia, porque sabemos que quantidades significativas de carbono devem ter sido criadas em muitas dessas estrelas. Mas nunca tinha sido encontrado carbono nas nuvens de gás em torno destas estrelas, disse Matthew Bobrowsky, um astrofísico da Universidade de Maryland e co-autor de um novo estudo que relata a descoberta... [Ler fonte]

Uma proeminência solar tirada pela SOHO - Crédito: SOHO - EIT Consortium, ESA, NASA

Em 2004, da NASA a sonda orbital solar SOHO fotografou uma proeminência impressionantemente grande que pairava sobre a superfície do Sol, na foto acima. A Terra poderia caber dezenas de vezes nesta cortina de gás quente. As proeminências quiescentes normalmente duram cerca de um mês, e podem irromper em qualquer Ejecção de Massa Coronal (CME) que é uma expulsão de gases quentes para o Sistema Solar. Apesar de alguma maneira relacionadas com a alteração do campo magnético do Sol, o mecanismo energético que gera e sustenta uma proeminência solar ainda é um tema a ser desenvolvido na investigação.

Arquivo de Astroboletins Observações Astronómicas Fórum de discussão CCVAlg.pt