E-mail em HTML com imagens e propriedades CSS. Caso não o consiga visualizar correctamente, clique aqui.
Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve
Página PrincipalRSS Sindicação RSSRemover da lista

ASTROBOLETIM N.º 519
De 03/04 a 05/04/2009
 
 
 

Dia 03/04: 93.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1969, era lançada a Mariner 7.

Observações: Hoje o Centro Ciência Viva do Algarve irá participar nas "100 Horas de Astronomia", com observação do Sol e à noite uma observação astronómica, entre as 21:30 e as 23:30.

Dia 04/04: 94.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1968, era lançada a Apollo 6.
Em 1983, o Space Shuttle Challenger fazia o seu voo inaugural no espaço.

Observações: Arcturo, a "Estrela da Primavera", brilha a Este por estas noites. Depois das 21 ou 22 horas, procure Vega, a "Estrela de Verão", nascendo baixa a Nordeste.

Dia 05/04: 95.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1973 a sonda Pioneer 11 faz as primeiras observações directas de Saturno (1979) e estuda as partículas energéticas da helioesfera exterior. A missão Pioneer 11 termina a 30 de Setembro de 1995, quando a última transmissão da sonda foi recebida. Com a sua fonte de energia exausta, não pode operar mais nenhum dos seus instrumentos científicos, nem apontar a sua antena para a Terra. A Pioneer está viajando na direcção da constelação de Águia. Poderá passar perto de uma das estrelas da constelação daqui a mais ou menos 4 milhões de anos.
Em 1991 era lançado o Observatório de Raios-Gama Compton.

O objectivo desta missão era obter medições de raios-gama de toda a esfera celeste, com uma resolução angular bem melhor e com um aumento de sensibilidade em relação às anteriores missões espaciais de raios-gama. O Compton foi retirado de órbita e re-entrou na atmosfera da Terra no dia 4 de Junho do ano 2000.
Observações: Aproveite a noite para observar Saturno e os seus anéis. Conte quantos satélites pode observar.

 
 
  Blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah blah.  
 
 
AIA 2009
 
 
 

A maratona astronómica, nunca antes realizada, está a acontecer em Portugal e por todo o mundo. A organização nacional do Ano Inernacional da Astronomia 2009 (AIA2009) convida os portugueses a fazer parte desse projecto recorde, ao deslocar-se até um dos pontos de actividades para espreitar através dum telescópio e descobrir a beleza do céu.

No Centro Ciência Viva do Algarve, no dia 3 de Abril, há observação do Sol e à noite, entre as 21:30 e as 23:30, observação astronómica nocturna.

 
 
  "BIG BROTHER" ASTRONÓMICO NOS OBSERVATÓRIOS MAIS AVANÇADOS DO MUNDO  
 

Durante 24 horas, milhões de olhos vão seguir os melhores astrónomos do mundo. Que procuram eles, afinal, no Universo?

Os melhores astrónomos do planeta vão ser observados em directo durante 24 horas por todos os cantos da Terra. Os observatórios mais avançados do mundo, do Pólo Sul ao espaço, vão reunir-se para uma espécie de "Big Brother" astronómico. A iniciativa "Volta ao Mundo em 80 Telescópios", do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), arranca às 10 horas do dia 3 de Abril.

O que procuram os melhores astrónomos do mundo em locais tão diferentes como o Pólo Sul ou o Canadá? O que investiga no espaço a primeira missão da NASA encarregue de encontrar planetas habitáveis (Keppler Mission)? O que busca no Universo o célebre telescópio Hubble?

Através da Internet (site: http://www.ustream.tv/channel/100-hours-of-astronomy), qualquer pessoa poderá espreitar em tempo real o nascer de nova ciência. Na "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" participam observatórios dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, Japão, Espanha, Chile, Países Baixos, Itália, França, Reino Unido, Índia, África do Sul, China, Porto Rico e Canadá. Serão ainda transmitidas imagens de um centro da Antárctica e de pontos de observação espaciais da Agência Espacial Europeia e da NASA.

Os curiosos terão ainda oportunidade de questionar os maiores especialistas do mundo, através do envio de mensagens electrónicas.

A "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" é uma das 1500 iniciativas da maior acção de divulgação científica de sempre, as "100 Horas de Astronomia", que decorrem de dia 2 a 5 de Abril. O objectivo é simples: fazer com que, pelo mundo inteiro e ininterruptamente durante 100 horas, as pessoas possam observar o Universo através de um telescópio, assistir a uma palestra sobre um tema de Astronomia, ver uma sessão de planetário ou descobrir na Internet como trabalham os investigadores. Com eventos organizados de Norte a Sul do país, Portugal figura entre os países mais dinâmicos da Europa.

Poster das "100 Horas de Astronomia"
Crédito: AIA2009
(clique na imagem para ver versão maior)
 

Para mais informações, os interessados poderão aceder ao site http://www.100hoursofastronomy.org/. As imagens da "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" podem também ser facilmente difundidas em qualquer site ou blogue. Para isso basta entrar na página http://www.ustream.tv/channel/100-hours-of-astronomy, carregar no botão "embed" (no menu que está por baixo do slideshow) e copiar o respectivo código.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS).

Links:

100 Horas de Astronomia:
Página Principal (CAUP)

Webcast live

Ano Internacional da Astronomia:
AIA2009 (Portugal)
AIA 2009 (Página UNESCO/IAU)

 
     
 
 
TAMBÉM EM DESTAQUE
 

Misteriosa matéria escura possivelmente detectada (via SPACE.com)
Quando a matéria escura é destruída, deixa para trás uma explosão de partículas exóticas, de acordo com a teoria. Agora os cientistas descobriram uma possível assinatura destes restos. A descoberta pode ajudar a provar a existência de matéria escura e revelar do que é feita. [Ler fonte]

Planeta oculto descoberto em antigos dados do Hubble (via SPACE.com)
Uma nova técnica descobriu um planeta extrasolar em imagens antigas obtidas pelo Telescópio Espcial Hubble há 11 anos atrás. A nova estratégia pode permitir aos investigadores descobrir outros mundos distantes potencialmente escondidos em mais de uma década de dados de arquivo do Hubble. [Ler fonte]

 
     
 
     
  "100 Horas de Astronomia" - Crédito: Tamas Ladanyi (TWAN)  
  Foto  
  (clique na imagem para ver versão maior)  
     
 

Começou ontem as "100 Horas de Astronomia", uma das pedras angulares do Ano Internacional da Astronomia 2009, celebrando o 400.º aniversário da primeira exploração telescópica do céu por Galileu. Desde 2 de Abril até 5 de Abril, estão planeados muitos e diferentes programas públicos por esse mundo fora, como parte do projecto. Claro, o céu de Galileu pode ainda ser observado hoje em dia, desta vez com instrumentos muito melhores, disponíveis em todo o lado. Esta imagem de um observatório privado em Veszprem, Húngria, também inclui objectos que Galileu não observou quando apontou o seu telescópio para o céu nocturno. Registada a 26 de Março, a foto captura os traços da Estação Espacial Internacional (o traço mais brilhante) e do vaivém Discovery em baixa órbita, bem como o traço de um avião.

 


Centro Ciência Viva do Algarve
Arquivo de Astroboletins Observações Astronómicas Fórum de discussão CCVAlg.pt