E-mail em HTML com imagens e propriedades CSS. Caso não o consiga visualizar correctamente, clique aqui.
Página PrincipalRSS Sindicação RSSRemover da lista

ASTROBOLETIM N.º 582
De 11/09 a 13/09/2009

História: Em 1997, a sonda da NASA, Mars Global Surveyor, alcança Marte.
Observações: A zona da cruz do Cisne é uma das mais ricas da Via Láctea. Faça uma viagem binocular ou telescópica para descobrir algumas das suas melhores jóias.

História: Em 1959, a sonda soviética Luna 2 torna-se no primeiro objecto feito pelo Homem a atingir a Lua.

Em 1966, lançamento da Gemini 11, penúltima missão do programa Gemini da NASA.
Em 1992, a NASA lança o vaivém Endeavour na missão STS-47, que marca a 50.ª missão do vaivém espacial. A bordo estão Mae Carol Jemison, a primeira mulher africo-americana no espaço, Mamoru Mohri, o primeiro cidadão japonês a viajar numa nave americana, e Mark Lee e Jan Davis, o primeiro casal (marido e mulher) no espaço.
Observações: Lua em Quarto Minguante, pelas 3:16.

História: Em 1994, a sonda Ulisses passa o pólo Sul do Sol.

Observações: Esta madrugada, a Lua situa-se a menos de 5º para cima de Marte, na constelação de Gémeos, a Este.

Quase todo o oxigénio da atmosfera terrestre foi produzido por organismos vivos. Constitui cerca de 21% da nossa atmosfera, sendo nitrogénio 78%, e os restantes 1% uma mistura de outros gases. O oxigénio é apenas um pequeno constituinte nas atmosferas dos outros planetas do Sistema Solar.

AIA 2009

QUÃO MELHOR É O "NOVO" HUBBLE? VAMOS COMPARAR

"Esta é uma nova etapa para o Hubble," disse Ed Weiler, vice-administrador do Directorado de Missões Científicas da NASA na passada Quarta-feira, numa conferência de imprensa na sede da NASA, com o intuito de mostrar as novas imagens do Hubble, posteriores à 4.ª missão de serviço. "O telescópio recebeu umas actualizações extremas e está agora significativamente mais poderoso que nunca - bem equipado para durar até à próxima década."

Mas quão mais poderoso está o Hubble? Existem algumas diferenças discerníveis entre as imagens antigas obtidas pelo Hubble e as novas anunciadas na Quarta? Acredite que sim. Aqui fica o campo estelar de Omega Centauri, capturado no ano 2002 e agora.

A imagem da esquerda foi obtida em 2002 pelo Hubble. À direita, a nova imagem mostra apenas um pequena região do massivo enxame de Omega Centauri, que contém um conjunto colorido de 100.000 estrelas (o enxame total contém cerca de 10 milhões).
Crédito: esquerda: NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI/AURA); direita: NASA, ESA e Hubble SM4 ERO
(clique nas imagens para ver versão maior)

Aqui está uma imagem antiga da Nebulosa da Borboleta (NGC 6302), e a nova.

Os cientistas na conferência de imprensa disseram que os novos instrumentos são mais sensíveis à luz e por isso aumentam significativamente a eficiência observacional do Hubble. O telescópio espacial é agora capaz de completar as observações numa fracção do tempo anteriormente necessário, com gerações anteriores dos instrumento do Hubble.

NGC 6302 é uma das mais brilhantes e extremas nebulosas planetárias que se conhece. No seu centro está uma estrela moribunda superquente. NGC 6302 situa-se a 3800 anos-luz de distância, na direcção da constelação de Escorpião.
Crédito: esquerda: NASA, ESA e Hubble SM4 ERO (direita)
(clique nas imagens para ver versão maior)

E aqui fica o Quinteto de Stephan, em 2000 (esquerda) e em 2009 (direita).

O Quinteto de Stephan é um grupo de cinco galáxias. No entanto, o seu nome é algo enganador. NGC 7320, um dos membros (a mais branca na imagem da direita), é na realidade uma galáxia do pano da frente, sete vezes mais perto da Terra do que o resto do grupo.
Crédito: esquerda: NASA, ESA e Hubble SM4 ERO (direita)
(clique nas imagens para ver versão maior)

Além destas, com elementos de comparação, o Hubble também fotografou outros objectos de céu profundo:

Este pitoresco pilar reside num tempestuoso berçário estelar conhecido como Nebulosa Carina, a 7500 anos-luz de distância.
Crédito: NASA, ESA, Hubble SM4 ERO
  Este enxame galáctico, de nome Abell 370, a quase cinco mil milhões de anos-luz, foi um dos primeiros enxames galácticos onde os astrónomos observaram o fenómeno de lentes gravitacionais.
Crédito: NASA, ESA, Hubble SM4 ERO

As finas estruturas magenta nesta imagem do Hubble são o resto de uma estrela com 10 a 15 vezes a massa do Sol, que se observou explodir em supernova há 3000 anos atrás. O resto de supernova N132D reside na Grande Nuvem de Magalhães, a 170.000 anos-luz de distância.
Crédito: NASA, ESA, Hubble SM4 ERO
  A galáxia Markarian 817 é uma galáxia espiral vista quase de frente, com intensas regiões de formação estelar e bandas escuras de poeira insterestelar ao longo dos seus braços espirais.
Crédito: NASA, ESA, Hubble SM4 ERO

Esta é a galáxia espiral NGC 6217, o primeiro objecto fotografado pela recém-reparada câmara ACS (Advanced Camera for Surveys). A galáxia situa-se a 6 milhões de anos-luz na constelação de Ursa Maior.
Crédito: NASA, ESA, Hubble SM4 ERO
  Esta imagem de Júpiter foi capturada a 23 de Julho, e é a primeira imagem a cores naturais do planeta obtida com o novo instrumento WFC3. É a melhor imagem do planeta no visível, desde que a sonda New Horizons por aí passou em 2007.

Comunicados de imprensa:
HubbleSite