NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 62
1 de Outubro de 2004
PRIVATIZAÇÃO AEROESPACIAL: PROMESSAS E PERIGOS DAS VIAGENS PRIVADAS

Os peritos espaciais estão de acordo que neste momento existe uma séria corrida do sector privado à área dos vôos espaciais tripulados, um sector até agora completamente monopolizado por agências governamentais. Após anos de espera esta indústria parece agora começar a florescer. No entanto, à medida que as viagens se sucedem, também sobressaem agora os riscos associados.

Vôos comerciais de mergulhos parabólicos (simulando gravidade zero) tornaram-se disponíveis este mês. Dia 29 de Setembro, decorreu com sucesso uma missão privada tripulada. E no início desta semana, alguns promotores ofereceram um prémio de 50 milhões de dólares à primeira nave orbital privada que venha a ser construída, prevendo vôos públicos para o espaço a partir de 2007.


SpaceShipOne em vôo sobre o Deserto do Mojave ainda acoplado ao rocket White Knight
Crédito: Scaled Composites

No entanto, este caminho não está isento de perigos. No dia 29 de Setembro de 2004, o piloto Melvin (o primeiro astronauta civil) voltou ao espaço pela segunda vez, levando a nave privada SpaceShipOne até uma altura sub-orbital num lançamento presenciado ao vivo por centenas de pessoas e transmitido em directo pela internet. O vôo constituiu o primeiro de dois lançamentos previstos na tentativa de ganhar o prémio Ansari X Prize, de 10 milhões de dólares, um prémio destinado a promover a construção de naves espaciais reutilizáveis. Embora tenha sido bem sucedido, houve temor entre os observadores quando após atingir a altitude máxima a nave começou a rodar inesperadamente dando cerca de 20 voltas antes que o piloto a conseguisse controlar.  Este incidente associado a outro já ocorrido num vôo anterior da SpaceShipOne alertou claramente para os riscos associados a estas missões. Os riscos que estiveram presentes durante toda a Era Espacial têm tendência a aumentar agora com a privatização. Como é óbvio, as empresas privadas estão, em função do lucro, dispostas a correr riscos que as agências governamentais nunca correriam.

Desde que Dennis Tito pagou vários milhões de dólares para um vôo na MIR a ideia do turismo espacial parece ter estagnado. Agora a indústria parece ter sido galvanizada pelos vôos do Ansari X Prize e por quatro anúncios que ocorreram este mês:

  • Vôos parabólicos -O presidente da X Prize Foundation, Peter Diamandis e a sua Zero Gravity Corp. vêm agora oferecer montanhas russas a alta altitude em que são simuladas condições de gravidade zero em aviões modificados. Preços dos bilhetes individuais: 3.000 USD.

  • Turismo Espacial - O empresário britânico Richard Branson vai lançar a nave Virgin Galactic, baseada na tecnologia desenvolvida pelo projecto da SpaceShipOne, tendo planos para enviar 3000 pessoas ao espaço por volta de 2009. Preço do bilhete individual: 208.000 USD.

  • America's Space Prize - O milionário do Nevada Robert Bigelow criou um prémio de 50 milhões de dólares para a primeira nave de passageiros orbital.

  • Dream Chaser - Investigadores da NASA vão colaborar com a firma SpaceDev para o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsores hibridos, que a  SpaceDev espera vir a utilizar numa nave de passageiros reutilizável chamada Dream Chaser.


Impressão de artista do primeiro lançamento da Dream Chaser
Crédito: Scaled Composites
(carregar na imagem para a ver maior)

A grande incógnita de tudo isto pode é até que ponto é que as pessoas estão dispostas a pagar para poder sair do planeta. Ao que parece, em breve não haverá falta de bilhetes para comprar.

Links:

Ansari X Prize:
http://www.xprize.org/

VIrgin Galactic:
http://www.virgingalactic.com/

Dream Chaser:
http://www.spacedev.com/newsite/templates/subpage_article.php?pid=489

 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
     
 
HUDF: A génese das galáxias - Crédito: R. Windhorst (ASU), H. Yan (SSC, Caltech), et al., ESA, NASA
A imagem Hubble Ultra Deep Field foi a última grande exposição efectuada pelo HST e conseguiu descobrir novas galáxias (assinaladas com círculos) que permitiram verificar a composição inicial e as dimensões das primeiras galáxias, que seriam anãs comparadas com as formadas posteriormente.
Ver imagem em alta-resolução
     
 
  PRÓXIMA OBSERVAÇÃO:  
 
Dia 23 de Outubro, no castelo de Paderne, às 21:30. Observação dependente das condições atmosféricas.
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 01/10: 275º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1958 era criada a NASA para substituir a NACA.
Observações: Conjugação heliocêntrica de Marte com Júpiter (10h00 hora local).

Dia 02/10: 276º dia do calendário gregoriano.
Observações: A Lua passa a  1,6º SSE das Plêiades M45 (21h hora local).
Libração lunar Mínima de 4.8º (23h hora local).

Dia 03/10: 277º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Pelas 17h10 (hora local), Vénus (magnitude -4.1) passa a 9' da estrela de 1.ª magnitude Régulo (a Leonis).

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
O planeta Saturno tem uma densidade de 0.69, o que significa que se conseguíssemos fazer uma banheira suficientemente grande cheia de água, Saturno flutuaria no seu interior.  Saturno é o único planeta do sistema solar com uma densidade inferior à da água.
 
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
 
Get Firefox!
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.