NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 66
15 de Outubro de 2004
SCHIAMACHY MAPEIA A POLUIÇÃO
O instrumento SCanning Imaging Absorption SpectroMeter for Atmospheric CHartographY (SCIAMACHY) é um dos instrumentos que foi colocado a bordo do satélite ENVISAT da ESA.


O satélite ENVISAT sobre a Terra

O instrumento foi desenhado e construído como um projecto conjunto alemão e holandês e foi financiado pelas agências nacionais destes dois países (DARA e NIVR, respectivamente).

O programa que está a decorrer é supervisionado pela SCIAMACHY Science Advisory team (SSAG), coordenada pelo Professor J.P. Burrows (Universidade de Bremen, Alemanha), pelo Dr. A. Goede (SRON, Holanda) e pelo Dr. C. Muller (BISA, Bélgica).

O objectivo principal da missão SCIAMACHY é realizar medidas globais de vestígios de gases na troposfera e na estratosfera .

Baseado em 18 meses de observação do ENVISAT, as imagens de alta resolução mostram claramente como a actividade humana afecta a qualidade do ar.

O dióxido de azoto (NO2) é um gás essencialmente produzido pelo homem ( embora também os relâmpagos, a actividade microbiana o produzam em menor escala), sendo a exposição excessiva a este gás responsável por lesões pulmonares e problemas respiratórios. Também desempenha um papel importante na química da atmosfera pois conduz à produção de ozono na troposfera, numa região que se estende entre os 8 e os 16 km de altitude.


Ver Filme sobre o instrumento SCHIAMACHY

Usando os dados obtidos pelo instrumento foi produzido o mapa de poluição de dióxido de azoto com a maior resolução jamais atingida. No link abaixo a equipa  do Instituto de Física Ambiental da Universidade de Heidelberg explica como o mapa foi produzido, como funciona o SCIAMACHY e o que mais nos pode ele dizer sobre a qualidade da nossa atmosfera.

Links:

Notícias relacionadas:
http://envisat.esa.int/instruments/sciamachy/
http://www.esa.int/export/esaEO/SEM340NKPZD_index_0.html

ESA:
http://www.esa.int

Earth Observation Main Investigation Portal:
http://eopi.esa.int/esa/esa

 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
     
   
Enxame Globular camuflado - H. Kobulnicky (Univ. of Wyoming) et al.,
Nem um vislumbre deste enxame globular é passível de ser observado no visível (imagem no canto inferior direito). No entanto, uma imagem de infravermelho revela um enorme enxame globular de cerca de 300.000 estrelas situado na constelação da Águia (Aquila), junto ao plano da Via Láctea. Os enxames globulares normalmente situam-se fora do plano da Galáxia, numa região chamada o halo. No entanto, esta imagem captada pelo telescópio espacial Spitzer mostra este até agora escondido enxame a atravessar o plano da galáxia a cerca de 10.000 anos-luz.  A vermelho a imagem observa-se também uma nebulosa que fica por trás do plano onde se encontra o enxame globular.
     
 
  PRÓXIMA OBSERVAÇÃO:  
 
Dia 23 de Outubro, no castelo de Paderne, às 21:30. Observação dependente das condições atmosféricas.
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 15/10: 289º dia do  calendário gregoriano.
História: 
Em 1582, o papa Gregório XIII implementou o calendário gregoriano. Assim ao dia 4 de Outubro, em Portugal, Espanha, Itália e Polónia.
Em 1997, era lançada a sonda Cassini para Saturno de Cabo Canaveral.
Em 2001, a sonda Galileu passav a 112 km de Io, uma das luas de Júpiter.
Observações: Às 4h43 (hora local) começa o duplo trânsito de satélites galileanos (Europa e Ganimedes) sobre Júpiter.

Dia 16/10: 290º dia do calendário gregoriano.
Observações: À 1h00 (hora local) libração lunar mínima de 3,4º

Dia 17/10: 291º dia do  calendário gregoriano.
Observações: À 1h00 (hora local) a Lua encontra-se no perigeu com um diâmetro aparente de 32'30'' e a uma distância de 367.758 km da Terra.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
um ano é o intervalo de tempo entre duas passagens exactas do Sol no ponto vernal no equinócio da primavera e tem uma duração aproximada de 365,24219 dias.
 
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.