NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 68
22 de Outubro de 2004
OS SONS DE TITÃ

O som de trovões alienígena, o bater de chuva de metano, e o embate contra o solo ou "mar", tudo poderá ser ouvido à medida que a sonda Huyghens desce sobre Titã a 14 de Janeiro de 2005. Estes sons serão gravados por um microfone a bordo da sonda e retransmitidos de volta para a Terra de modo a que todos possam ouvir os sons de Titã. Embora um microfone semelhante tenha sido enviado numa sonda russa a Vénus, não advieram daí grandes resultados. Outro microfone semelhante foi enviado para Marte na Mars Polar Lander da NASA que se viria a despenhar.

O novo microfone faz parte da Huygens Atmospheric Structure Instrument (HASI) uma das seis experiências funcionais a ser levadas a cabo pela sonda Huygens. Está concebida para ajudar a rastrear relâmpagos ouvindo o bater do trovão normalmente associado a esse fenómeno.

Embora haja apenas uma pequena hipótese de a sonda passar nas proximidades de uma tempestade, esta é uma investigação extremamente importante, pois pode contribuir para perceber se as tempestades são a principal fonte de energia para a química orgânica de Titã.


Crédito: ESA

Esta informação pode conter pistas para a forma como a vida começou na Terra. A atmosfera de Titã tem imensos compostos que os cientistas pensam ter sido os que existir

am na Terra quando foram formados os blocos constituintes da Vida há cerca de 4000 milhões de anos. Mas como se juntaram na Terra para formar o DNA?

Uma possibilidade é que as descargas das trovoadas tenham criado condições para juntar os percursores de forma a produzir moléculas mais complexas. Por este motivo a Huygens irá "ouvir" os trovões e "cheirar" os químicos que possam ser produzidos nas descargas dos relâmpagos.

Existe uma segunda experiência usando um microfone que servirá para medir a velocidade do som  na atmosfera de Titã e que faz parte do Surface Science Package (SSP).

Este resultado será importante pois se o microfone HASI ouvir um trovão os seus electrodos vão registar o instante em que ocorre a  descarga eléctrica, pelo que com a velocidade do som os cientistas poderão determinar a que distância se encontra a tempestade.

SE a sonda Huygens passar por uma tempestade ouvir-se-á a chuvada a cair sobre o seu casco. Ao contrário do que sucede na Terra a chuva não será constituída por água mas sim por metano líquido.

Links:

Cassini-Huygens:
http://saturn.jpl.nasa.gov/home/index.cfm
http://www.esa.int/SPECIALS/Cassini-Huygens/index.html

Titã:
http://www.ccvalg.pt/astronomia/astronline/tita.htm
http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2004/pr-09-04.html

 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
     

 
Apogeu e Perigeu da Lua - António Cidadão
Embora pareça que a Lua foi fotografada nas duas fases a escalas diferentes trata-se apenas da Lua fotografa em duas alturas diferentes, uma em que a Lua está mais próxima da Terra (perigeu) e outra em que a Terra se encontra mais afastada (apogeu)
     
 
  PRÓXIMA OBSERVAÇÃO:  
 
Dia 28 de Outubro, não deixe de ver o último eclipse lunar de 2004. O  eclipse será visível a partir das 02h45min (hora local)
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 22/10: 296º dia do  calendário gregoriano.
História: 
Em 2067 AC eram decapitados na China dois astrónomos por terem falhado a sua previsão de um eclipse total de Sol.
Em 1967 a Apollo 7 amarava em segurança após ter orbitado a Terra 163 vezes.
Em 1979 a sonda Venera 9 aterra em Vénus e transmite imagens de televisão durante cerca de 119 minutos.
Observações: Às 22h00 (hora local) a Lua atinge a máxima libração de 7,7º.

Dia 23/10: 297º dia do calendário gregoriano.
Observações: Às 11h29 (hora local) a Grande Mancha Vermelha de Júpiter atravessa o meridiano central.

Dia 24/10: 298º dia do  calendário gregoriano.
História:  Em 1998 era lançada a sonda Deep Space 1 na sua missão de estudo de asteróides/cometas.
Observações:
Às 12h46 (hora local) os satélites de Júpiter, Io, Europa e Calisto formam um grupo compacto.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
O Sol tem ciclos de actividade que duram cerca de 11 anos. Neste momento o Sol parece aproximar-se de um mínimo.
 
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.