NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 7
19 de Março de 2004
SOHO CAPTA IMAGEM ESPECTACULAR DE ERUPÇÃO SOLAR
 

 


Crédito: SOHO-ESA/NASA
(clique na imagem para ver imagem de alta resolução)

No passado dia 12 o Sol ejectou uma protuberância espectacular. As protuberâncias solares são massa de plasma relativamente frio, que são projectadas na heliosfera. Diz-se que são relativamente frias porque, por exemplo esta que foi observada com o Extreme-ultraviolet Imaging Telescope (EIT) que se encontra a bordo da Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) tinha uma temperatura de "apenas" 60 000 a 80 000 graus Celsius em vez dos 1,5 a 2 milhões de graus Celsius do plasma que constitui a atmosfera ténue que rodeia o sol nesta região e que se chama coroa (ou corona). Neste instantâneo que foi feito usando um filtro que capta a emissão da risca do hélio mono-ionizado, a protuberância tinha mais de 700 000 km de extensão (mais de cinquenta vezes o diâmetro da Terra) e propagava-se a mais de 75 000 km/h.

As protuberâncias desta dimensão encontram-se associadas à projecção de matéria coronal, que normalmente vai atingir a magnetoesfera da Terra provocando avarias em satélites e dando origem a intensas auroras boreais e/ou austrais.


Sonda SOHO (impressão de artista)
Crédito: NASA/ESA
(clique na imagem para ver versão maior)

Links:

ESA:
http://www.esa.int/

SOHO:
http://www.esa.int/esaSC/120373_index_0_m.html

 
 
OPPORTUNITY FOTOGRAFA ECLIPSE SOLAR MARCIANO
 

A sonda Oportunnity continua a obter imagens interessantes do nosso vizinho planeta vermelho.

Nos passados dias 4 e 7 de Março obteve imagens de passagens dos satélites Phobos e Deimos em frente ao Sol, imagens que constituem um conjunto inédito para uma única missão.


Eclipses solares marcianos.
Crédito: NASA/JPL Cornell
(clique aqui para ver uma versão maior do eclipse de Deimos)
(clique aqui para ver uma versão maior do eclipse de Phobos)

O nome das luas de Marte vem do seu aspecto sombrio e desolado. Phobos é o termo grego para "medo" enquanto Deimos é o termo grego para "terror".

Na década de 70 do século passado, embora as sondas Viking tenham observado a sombra de Phobos a deslocar-se sobre a superfície do planeta e a sonda Pathfinder, em 1997, tenha visto a sombra de Marte projectada sobre Phobos, nenhuma missão anterior tinha visto ainda uma lua de outro planeta passar em frente do Sol, a partir da sua superfície.

No passado dia 10, a Oportunity fez ainda melhor, ao captar imagens que permitiram seguir toda a trajectória de passagem de Phobos em frente ao Sol.


Eclipse solar da lua marciana Phobos.
Crédito: NASA/JPL Cornell
(carregue na imagem para ver versão maior)

O compósito de três imagens ilustra a passagem da lua Phobos pela frente do Sol, na madrugada do 45º dia solar marciano. Esta imagem ajudará a redefinir os parâmetros orbitais do satélite marciano o que permitirá no futuro obter imagens de melhor qualidade. Estas imagens foram realizadas com uma camara panorâmica (por isso com baixa resolução) a bordo do Rover de Exploração Marciana Oportunity.

Links:

NASA:
http://www.nasa.gov

Press Releases:
http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/opportunity/20040308a.html http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/opportunity/20040311a.html

 
 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
 

Nebulosa da Formiga (Ant Nebulae): HST-NASA/ESA
A nebulosa da Formiga é um dos exemplos das belas imagens já obtidas com o Telescópio Espacial Hubble (HST). Trata-se de uma nebulosa planetária que tem a projecção dos dois lobos na direcção perpendicular ao nosso plano de visão. Não sendo caso único, pensava-se anteriormente que as nebulosas planetárias eram constituídas por uma única bolha crescendo a partir do objecto central. As nebulosas planetárias são o resultado da erupção final de estrelas de massa pequena, sendo previsível a formação deste tipo de objectos em estrelas até 8 a 10 massas solares.
Ver imagem em alta-resolução

 
       
 
 
EFEMÉRIDES:
 

Dia 19/03: 79º dia do calendário gregoriano.  Em 1915, Plutão foi fotografado pela primeira vez mas não foi reconhecido como planeta. Em 1981, durante os testes preliminares do Space Shuttle Columbia, três trabalhadores morrem e mais cinco ficam feridos num acidente.

Dia 20/03: 80º dia do calendário gregoriano. Em 1964, começa a funcionar o ESRO (European Space Research Organization) percursor da ESA.

Dia 21/03: 81º dia do calendário gregoriano. Em 1965, a NASA lança a Ranger 9 que viria a ser a última missão lunar não tripulada.

Dia 22/03: 82º dia do calendário gregoriano. Em 1799, nasceu Friedrich Argelander, compilador de catálogos estelares que estudou as estrelas variáveis e criou a primeira organização internacional astronómica. Em 1995, o cosmonauta russo Valeri Polyakov regressa à Terra após um total de 438 dias no espaço.

 
 
CURIOSIDADES:
 
Até ao século XVI viveu-se na Europa segundo a égide do calendário juliano. O calendário Juliano considerava o ano como tendo 365,25 dias. Na realidade, o intervalo entre duas passagens sucessivas do Sol no ponto vernal (ponto zodiacal onde o sol se encontra no início da primavera) é de 365,2424 dias, o que no final do século XVI fazia com que o desfasamento do calendário juliano com o movimento aparente do sol sobre o zodíaco fosse já de 11 dias. Para por cobro a esta situação o Papa Gregório XII, mandou que o dia seguinte ao dia 4 de Outubro de 1582 fosse o dia 15 de Outubro de 1582, passando o actual calendário, chamado gregoriano passado a ter as seguintes regras de aplicação: 1) os anos regulares teriam 365 dias; 2) de quatro em quatro anos haveria um ano bissexto; 3) os anos do centenário não seriam anos bissextos; 4) de 400 em 400 anos o ano do centenário seria anos bissexto. Os portugueses, espanhóis franceses e italianos adoptaram imediatamente o calendário gregoriano, mas os povos germânicos apenas o foram adoptando gradualmente tendo sido a Inglaterra o último país da CEE a adoptá-lo  em 1752.
 
 
VIAGEM AO ASTRO-CIBERESPAÇO:

 
O site "Astronomy Now" é o sítio oficial da revista de astronomia inglesa mais vendida. Contém muitas notícias e informações. Carregue aqui.
 
 
PERGUNTE AO ASTRÓNOMO!
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Publicado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.