Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 818
06/01 a 09/01/2012

Siga-nos:

EFEMÉRIDES

Dia 06/01: 6.º dia do calendário gregoriano.
Observações: A Lua esta noite encontra-se este os chifres de Touro. As estrelas que os constituem são Beta Tauri, para a esquerda da Lua ao começo da noite, e Zeta Tauri (ligeiramente mais ténue), para baixo e para a esquerda da Lua.

Dia 07/01: 7.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1610, Galileu Galilei observava pela primeira vez três das maiores luas de Júpiter. Só observa Ganimedes dia 13 de Janeiro.

Em 1968, lançamento da Surveyor 7.
Em 1985, a agência espacial japonesa, JAXA, lança a Sakigake, a primeira sonda interplanetária e a primeira lançada por um país que não os EUA ou a União Soviética.
Observações: A Lua encontra-se hoje numa parte estrelada do céu. Bem para cima e para a esquerda está a brilhante Capella. Para a direita está Aldebarã. Para baixo e para a direita está Betelgeuse, o ombro de Orionte. E para a esquerda e para baixo da Lua estão Pollux e Castor, as cabeças dos Gémeos.
A partir das 19:45 e ate às 22 horas é possível observar telescopicamente a passagem da sombra de Europa pela atmosfera de Júpiter, ao mesmo tempo que é visível a Grande Mancha Vermelha. Por volta das 21:30, a sombra encontra-se mesmo por baixo da enorme tempestade.

Dia 08/01: 8.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1587 nascia Johann(es) Fabricius, astrónomo alemão, descobridor das manchas solares (em 1610), independentemente de Galileu.
Em 1977 era lançada a missão espacial soviética Luna 21
Em 1994, o cosmonaut russo Valeri Polyakov na Soyuz TM-18 parte para a Mir.

Permanecerá na estação espacial até 22 de Março de 1995, completando um recorde de 437 dias no espaço.
Observações: Olhe para Este-Nordeste por volta das 22 horas e pode já observar Régulo e a "foice" de Leão perto do horizonte - um distante prenúncio de Primavera.

Dia 09/01: 9.º dia do calendário gregoriano.
Observações: Lua Cheia, pelas 07:30.

O Sistema Solar estende-se muito para além de Plutão. Considera-se que o limite do Sistema Solar será um conjunto de gases e poeiras, na sua maior parte sob a forma de cometas, que recebe o nome de nuvem de Oort, situada a cerca de 50.000 unidades astronómicas da Terra. Pensa-se que as nuvens de Oort são a proveniência dos cometas de período longo e que a massa cometária destas nuvens será superior a 40 massas terrestres.

"GREELEY HAVEN" É O LOCAL DE TRABALHO DE INVERNO PARA OPPORTUNITY

O rover Opportunity da NASA vai passar os próximos meses num local informalmente apelidado de "Greeley Haven". O nome é tributo ao geólogo planetário Ronald Greeley (1939-2011), que foi membro da equipa científica dos rovers marcianos e de muitas outras missões interplanetárias.

O local é um afloramento que providencia um declive orientado para o sol, ideal para manter energia solar adequada durante o quinto inverno marciano do rover. Também providencia alvos de interesse científico para o seu braço robótico examinar.

O rover Opportunity usou a sua câmara de navegação para capturar esta imagem de um afloramento inclinado para Norte, "Greeley Haven", onde irá ficar durante o seu quinto inverno marciano.

Mais perto do equador do que o seu gémeo, Spirit, o Opportunity até agora não precisou de ficar estacionado, inclinado na direcção do Sol durante os invernos anteriores. Mas agora, os painéis solares estão com uma maior camada de poeira. A não ser que um vento inesperadamente limpe os painéis ao longo das próximas semanas, a equipa irá então usar a estratégia do Spirit durante três invernos: colocar o rover inclinado para o Sol. Durante os vários meses de menor luz solar, antes e depois do solstício de inverno de Marte a 30 de Março de 2012, o Sol vai passar relativamente baixo no céu a norte a partir da perspectiva do rover, e o Opportunity trabalhará a partir da encosta orientada para norte.

Os planos para pesquisa em Greeley Haven incluem uma investigação científica no rádio do interior de Marte, que teve início esta semana; os estudos das composições minerais e texturas do afloramento; e o registo de um panorama de 360º a cores: o Panorama Greeley.

A investigação científica no rádio vai estudar pequenas oscilações na rotação de Marte para obter mais dados acerca do núcleo do planeta. Requer muitas semanas de seguimento de um ponto na superfície de Marte para medir mudanças no eixo de rotação do planeta.

O rover Opportunity vai passar o seu quinto inverno marciano trabalhando num local informalmente denominado "Greeley Haven".
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UA

O local de trabalho de Inverno situa-se no segmento "Cabo York" do limite da Cratera Endeavour. O Opportunity alcançou o contorno da cratera com 22 km há cinco meses atrás, após ter viajado durante três anos desde a Cratera Victória, que estudou durante dois anos.

O Opportunity e o Spirit completaram as suas missões principais de três meses em Abril de 2004 e continuaram durante anos a fazer missões prolongadas. Ambos os rovers fizeram importantes descobertas acerca dos ambientes molhados no passado de Marte que podem ter sido favoráveis ao suporte de vida microbiana. O Spirit terminou comunicações em Março de 2010 à medida que a energia disponível declinava e após perder mobilidade em duas das suas seis rodas, o que o impediu de atingir uma inclinação favorável para o seu quarto inverno marciano.