Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 884
24/08 a 27/08/2012
 
Siga-nos:      
 
 
 
EFEMÉRIDES

Dia 24/08: 237.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1492 Cristovão Colombo partia pela segunda vez para o Novo  Mundo.
Em 1852 era apresentado ao mundo o primeiro dirigível.

Em 1966, a Luna 11 era lançada de uma plataforma em órbita da Terra. Esta missão soviética tinha como objectivo estudar a composição química e anomalias gravitacionais da Lua
Em 2006, a União Astronómica Internacional (UAI) redefine o termo "planeta", e Plutão é a partir daí considerado um planeta anão.
Observações: Neptuno em oposição, pelas 14:00.
Lua em Quarto Crescente, pelas 14:54. Procure Antares para baixo e para a esquerda da Lua.

Dia 25/08: 238.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1609, Galileu Galileidemonstra o seu primeiro telescópio aos legisladores de Veneza.
Em 1864 nascia Ole Romer, astrónomo dinamarquês que propôs a primeira determinação da velocidade da luz.
Em 1981, flyby da Voyager 2 por Saturno.
Em 1989, flyby da Voyager 2 por Neptuno
Em 2000, a revista Science anuncia descobertas a partir de dados do magnetómetro da sonda Galileu que providenciam as mais sólidas provas da existência de um oceano de água líquida salgada por baixo da superfície de uma das luas de JúpiterEuropa.

No mesmo ano, o Telescópio Espacial Hubble faz um censo de anãs castanhas galácticas. A câmara NICMOS do Hubble revela a baixa energia das anãs castanhas, estrelas que não têm massa suficiente para começar a fusão nuclear.
Observações: A Lua ao anoitecer está quase equidistante entre Antares e entre o Bule de Chá de Sagitário.

Dia 26/08: 239.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1978, Sigmund Jähntorna-se no primeiro cosmonauta alemão, a bordo da Soyuz 31.
Em 1999 são registadas as primeiras imagens de calibração do telescópio de raios-X mais poderoso do mundo, o Observatório Chandrada NASA.

Estas incluem os espectaculares restos de uma supernova, Cassiopeia A, que explodiu há 300 anos atrás, uma concha de gás quente com 10 anos-luz de diâmetro e temperaturas de 50 milhões de graus, com um ponto de luz que pode ser uma estrela de neutrões ou um buraco negro no centro de uma explosão estelar. Outra imagem que fascinou os observadores foi o grande jacto energético do quasar PKS 0637-752 a 6 mil milhões de anos-luz. O Chandra continuou com as suas calibrações nas semanas seguintes.
Em 2003, a comissão que investigava o acidente do vaivém Columbia anuncia o seu relatório final.
Observações: Vega é a estrela brilhante por cima das nossas cabeças após o anoitecer esta semana. Arcturo é a igualmente brilhante estrela a Oeste. A um terço do caminho entre Vega e Arcturo encontrará a constelação de Hércules. A dois-terços do caminho está o semicírculo da Coroa Boreal.

Dia 27/08: 240.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1962 era lançada com êxito a sonda Mariner 2 de Cabo Canaveral com destino a Vénus, 15 semanas depois.

A 14 de Dezembro de 1962 tornou-se na primeira sonda a passar com sucesso por Vénus, sendo a sua aproximação máxima 34.833 km. Encontra-se agora numa órbita solar. 
Em 1999 é encontrada água extraterrestre num meteorito. Usando várias formas de análise, os cientistas do JSC encontram água nos cristais de halite de um meteorito que caiu na Terra (Texas) a 22 de Março de 1998. A água capturada nos cristais pode ser mais antiga que o Sol e que os planetas.
Em 2003, Marte faz a sua maior aproximação da Terra em quase 60.000 anos, passando a 55.758.005 km de distância. 
Observações: Aproveite a madrugada para observar Júpiter (a partir da 1 da manhã) em Touro, para a esquerda de Aldebarã, e depois Vénus (a partir das 03:30), para a direita de Pollux e Castor em Gémeos.

 
CURIOSIDADES


O jogo Angry Birds Space foi recentemente actualizado com o tema do rover Curiosity. A empresa que o desenvolve espera no Outono lançar um jogo Angry Birds totalmente dedicado ao Planeta Vermelho.

 
A VIA LÁCTEA TEM AGORA UM GÉMEO (OU DOIS)

Uma pesquisa apresentada anteontem na Assembleia Geral da União Astronómica Internacional em Pequim confirma a descoberta do primeiro grupo de galáxias que é tal como a nossa, uma visão rara no Universo local.

A Via Láctea é só por si uma galáxia bastante típica, mas em conjunto com as suas vizinhas próximas - as Nuvens de Magalhães - é muito rara, e podia ser única, até que um estudo do nosso Universo local descobriu outros dois exemplos tal como o nosso.

O astrónomo Aaron Robotham, do ICRAR (Centre for Radio Astronomy Research) da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade de St. Andrews na Escócia procurou grupos de galáxias parecidas com a nossa no mapa mais detalhado até agora do Universo local, o GAMA (Galaxy and Mass Assembly).

"Nunca tínhamos descoberto outro sistema de galáxias tal como a Via Láctea até agora, o que não é surpreendente tendo em conta quão difíceis são de avistar! Só recentemente foi possível fazer o tipo de análises que nos permite encontrar grupos semelhantes," afirma o Dr. Robotham.

Esta imagem mostra uma das duas correspondências exactas do sistema da Via Láctea no estudo. A galáxia maior, denominada GAMA202627, que é parecida com a nossa, tem claramente duas grandes companheiras para baixo e para a esquerda da imagem. Na imagem, os tons azuis indicam estrelas mais jovens e quentes como aquelas que se encontra na nossa Galáxia.
Crédito: Aaron Robotham, ICRAR/Universidade St. Andrews usando dados do GAMA
 

"Tudo tinha que ficar em sintonia: precisamos de telescópios poderosos o suficiente para detectar não só as galáxias, como também as suas ténues companheiras, precisávamos de estudar grandes secções do céu, e acima de tudo precisávamos de ter a certeza que não saltávamos nenhumas galáxias na pesquisa."

As sofisticadas simulações de como as galáxias se formam não produzem muitos exemplos similares à Via Láctea e aos seus arredores, prevendo que sejam uma ocorrência muito rara. Os astrónomos não eram capazes de dizer quão rara até agora, com a descoberta de não apenas uma, mas duas correspondências exactas entre as centenas de milhares de galáxias pesquisadas.

"Descobrimos que aproximadamente 3% das galáxias parecidas com a Via Láctea têm galáxias-satélite como as Nuvens de Magalhães, o que é muito raro. No total, descobrimos 14 sistemas galácticos parecidos com o nosso, e desses apenas 2 são uma correspondência quase exacta," afirma o Dr. Robotham.

A Via Láctea está trancada numa complexa dança cósmica com as suas íntimas companheiras, a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, facilmente visíveis no céu nocturno do hemisfério sul. Muitas galáxias têm em órbita galáxias mais pequenas, mas poucas têm duas tão grandes quanto as Nuvens de Magalhães.

O trabalho do Dr. Robotham também mostra que embora companheiras como as Nuvens de Magalhães sejam raras, quando são descobertas, são normalmente descobertas perto de uma galáxia muito parecida com a Via Láctea, o que significa que estamos no local ideal e na altura ideal para observar este espectáculo no nosso céu nocturno.

"A Galáxia onde vivemos é perfeitamente normal, mas as vizinhas Nuvens de Magalhães são uma ocorrência rara e possivelmente de curta duração. Devemos apreciá-las enquanto podemos, só vão cá ficar durante mais alguns milhares de milhões de anos," acrescenta o Dr. Robotham.

O Dr. Robotham e colegas conseguiram obter mais tempo nos telescópios na Nova Gales do Sul e no Chile para estudar estes sistemas gémeos da Via Láctea que descobriram. O estudo GAMA é uma colaboração internacional liderada a partir do ICRAR e do Observatório Astronómico Australiano para mapear o nosso Universo local em maior detalhe.

Links:

Notícias relacionadas:
ICRAR (comunicado de imprensa)
Artigo científico (formato PDF)
SPACE.com
Universe Today
PHYSORG
Sci-News.com
Wired News

ICRAR:
Página principal

GAMA:
Página principal

Via Láctea:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
SEDS

Nuvens de Magalhães:
Pequena Nuvem de Magalhães (Wikipedia)
Grande Nuvem de Magalhães (Wikipedia)

 
TAMBÉM EM DESTAQUE
  Rover Curiosity já anda (via NASA)
O rover Curiosity da NASA começou a deslocar-se do seu local de aterragem, que os cientistas anunciaram ter dado o nome de Ray Bradbury, em honra ao escritor. Durante os seus primeiros movimentos na superfície marciana, o Curiosity andou para a frente, virou, e andou para trás. Isto coloca o rover a aproximadamente 6 metros do local onde aterrou há mais de duas semanas atrás. Ler fonte
 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS - Lua Encontra "Estrela" da Manhã
(clique na imagem para ver versão maior)
Crédito: Kwon, O Chul (TWAN)
 
Subindo nas últimas horas antes do amanhecer, o vagueante Vénus brilha agora como a "estrela" da manhã. A sua íntima conjunção com a Lua no passado dia 13 de Agosto foi apreciada por todo o planeta Terra. Mas os observadores no leste da Ásia também viram uma ocultação lunar, com a Lua passando directamente em frente do brilhante planeta ainda em céus escuros. Esta composição foi construída de imagens obtidas com intervalos de 10 minutos e segue o espectáculo celeste por cima das luzes e nuvens da cidade de Taebaek, Coreia do Sul. A ocultação começa perto do horizonte e progride para cima. Vénus desaparece pela primeira vez para trás do crescente iluminado pelo Sol, emergindo antes do amanhecer do limbo lunar escuro.
 

Arquivo | Feed RSS | CCVAlg.pt | CCVAlg - Facebook | CCVAlg - Twitter | Remover da lista

Os conteúdos das hiperligações encontram-se na sua esmagadora maioria em Inglês. Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione listmaster@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um carácter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook, o Windows Live Mail ou o Thunderbird.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na newsletter do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve. Se não a deseja receber ou se a recebe em duplicado, faça a devida alteração clicando aqui ou contactando-nos.

Esta mensagem do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve destina-se unicamente a informar e não pode ser considerada SPAM, porque tem incluído contacto e instruções para a remoção da nossa lista de email (art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro).

2012 - Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.