Banner
Fórum de Astronomia
menu
NOTÍCIAS ASTRONÓMICAS - N.º 94
25 de Janeiro de 2005
arrow MANCHA SOLAR EJECTA GRANDE TEMPESTADE DE RADIAÇÃO thingy

Para lá da vaga de frio que se aproxima, também se prevê algumas tempestades solares durante a semana.


Esquerda: imagem da sonda SOHO mostram a maioria das regiões activas incluindo a altamente energética EMC de X-7.
Direita: outro dos instrumentos da SOHO usa um eclipse artificial para tapar o Sol, de modo que possamos observar a coroa solar, uma área-chave para o estudo das EMCs à medida que são ejectadas do Sol.
Crédito: NASA/ESA
(clique nas imagens para ver os respectivos vídeos)

Um grupo crescente de manchas solares designado AR 10720 tem causado agitação ao libertar uma série de ejecções de massa coronal, ou EMC, viajando pelo espaço a velocidades assustadoras. A última EMC, uma grande X7.1, teve lugar na Quinta-feira por volta das 07:00. "Uma das mais poderosas regiões dos últimos anos," de acordo com os cientistas, a mancha produziu um total de 15 eventos da classe-M e 5 eventos da classe-X (X sendo a designação mais alta).

Extraordinariamente, os cientistas também afirmam que este evento produziu a maior quantidade de electrões energéticos desde 1989; essa tempestade deitou abaixo centrais eléctricas no Canadá. Enquanto esta EMC provavelmente não afecte as centrais eléctricas, a maior quantidade de energia aponta para que a radiação possa penetrar as naves espaciais e outros sistemas espaciais mais facilmente. Cá na Terra, tem vindo a produzir auroras.


O grupo de manchas solares AR 10720 formou-se como um pequeno enxame a 11 de Janeiro, e cresceu até ao tamanho de Júpiter no dia 15. Isso é mais ou menos o tamanho de 8 Terras!
Crédito: NASA/ESA/Tony Phillips

No geral, as partículas ionizadas das EMCs podem interferir com centrais eléctricas e operações de satélites dependendo da orientação do seu campo magnético. Se o campo apontar para Sul, as partículas das EMCs irão interagir com a magnetosfera da Terra e provavelmente quebrar os processos eléctricos; se apontar para Norte, a magnetosfera deverá proteger a Terra dos distúrbios. Os cientistas são incapazes de determinar a orientação da EMC até que alcance o satélite "Advanced Composition Explorer" (ACE) em órbita da Terra. Isto acontecerá apenas 15 minutos antes que chegue à Terra.


Grandes explosões nos dias 15 e 17 a partir da mesma região produziram auroras.
Crédito: NASA/ESA/Tony Phillips
(clique na imagem da esquerda para ver o vídeo)

A actividade solar dramática está cada vez a ser mais rara à medida que entramos no período quieto do ciclo solar de 11 anos. Os anos de 2000-2001 marcaram o ponto mais alto da actividade, mas isso não exclui uma surpresa ocasional como a EMC da semana passada. Mais importantes foram as intensas tempestades solares que tiveram lugar o ano passado.

Links:

EMCs:
http://sunearth.gsfc.nasa.gov/sunearthday/media_viewer/flash.html
http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/0708_flare.html
http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/aurora1110.html
http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/10.28Flare.html

Auroras:
http://www.spaceweather.com/

separator
 
arrow ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS thingy
     
Foto  
Leitos de rio e lagos descobertos em Titã - Crédito: ESA, NASA, Descent Imager/Spectral Radiometer Team (LPL)
Chuvas de metano, lagos em evaporação, rios e vulcões de água gelada poderão existir na lua de Saturno Titã, de acordo com as análises preliminares de imagens recentemente tiradas pela sonda Huygens. Um leito de rio ramificado e sinuoso é identificado pelo canal escuro perto do topo da imagem, enquanto um lago escuro encontra-se na parte inferior. Ambas estas duas características pensa-se que estivessem secas na altura que a imagem foi tirada, mas que já conteve um líquido - provavelmente metano - no seu passado recente. A superfície de Titã é estranhamente parecida à da Terra, embora seja tão fria que o metano flui e a água congela. A sonda Huygensesgotou a sua energia, mas as imagens que enviou serão provavelmente estudadas durante décadas. A "nave-mãe" Cassini continuará a orbitar Saturno e a enviar imagens durante mais alguns anos.
Ver imagem em alta-resolução
     
separator
 
  ESPAÇO ABERTO  
Banner Espaço Aberto
 

Observação astronómica, dia 12 de Fevereiro, na açoteia do CCVAlg, às 21:30. Observação dependente das condições atmosféricas.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 25/01: 25º dia do  calendário gregoriano.
História: 
Em 1736 nascia Joseph Louis Lagrange, famoso matemático francês que fez importantes contribuições para o campo da mecânica celeste.
Em 2000, lançamento da sonda Clementine, com destino à Lua.
Observações: Aproveite a noite para observar com binóculos a Lua Cheia e identificar algumas características da superfície com a ajuda de um mapa lunar.

Dia 26/01: 26º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1978 o satélite "International Ultraviolet Explorer" (IUE) é lançado para uma órbita geosíncrona. Durante os anos de operação, enviou 104,470 imagens de alta e baixa resoluções de 9600 fontes astronómicas de todas as classes de objectos celestes na banda ultravioleta entre 1150-3350 Å. O satélite foi desligado a 30 de Setembro de 1996.

Dia 27/01: 27º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1967, os astronautas da Apollo 1 - Virgil (Gus) Grissom, Edward H. White II e Roger B. Chaffee - morrem num incêndio na plataforma de lançamento, durante um teste da Apollo 204 (AS-204), que era para ser a primeira missão tripulada à Lua, com lançamento a 21 de Fevereiro de 1967.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Há duas semanas, o rover Opportunity em Marte descobriu o primeiro meteorito na superfície de um outro planeta que não a Terra.
 
 
Fórum de Astronomia
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível. A sua resposta virá numa das edições posteriores desta newsletter. Para enviar, carregue aqui.
 
 
Download Firefox! Download Thunderbird! 
Este é um boletim informativo. Por favor, não responda ao e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
Consulte o nosso sítio em: http://www.ccvalg.pt/astronomia
Para sair da nossa lista, carregue aqui.
Ccvalg.pt
 
Núcleo de Astronomia Observações astronómicas Arquivo das newsletters Fórum de Astronomia CCVAlg.pt