Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
ESCOLHIDOS OS DOIS ASTERÓIDES PARA APROXIMAÇÃO DA ROSETTA
12 de Março de 2004
 

Na sua aproximação ao Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a sonda Rosetta vai fazer passagens próximas a dois asteróides que foram agora anunciados pela Agência Espacial Europeia (ESA).


Rosetta encontra-se com asteróide (impressão de artista)
Crédito: ESA/AOES Medialab
(carregue na imagem para ver versão maior)

Os dois asteróides são da cintura de asteróides que vagueia entre Marte e Júpiter e chamam-se Steins e Lutécia. A selecção destes alvos foi possível devido à enorme precisão com que o foguetão Ariane 5 colocou a sonda na sua trajectória, pelo que parte do combustível da sonda pode agora ser usado para os acertos que serão necessários devido à interacção gravitacional com os asteróides, restando ainda combustível para o objectivo central do trabalho da sonda, que será orbitar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko quando chegar junto deste cerca de 2014.

Os asteróides são blocos primitivos do sistema solar, que permanecem inalterados desde a sua formação cerca de 4600 milhões anos atrás. Apenas alguns foram observados com alguma proximidade e revelam ser bastante diversificados, não apenas no tamanho e forma, que pode ir desde alguns km até mais de 100 km, como também na sua composição.

Os dois alvos seleccionados para a sonda Rosetta têm características bastante diferentes. Stein é relativamente pequeno com um diâmetro de alguns quilómetros, enquanto que Lutécia tem mais de 100 quilómetros de diâmetro.

O encontro da sonda com o asteróide Stein ocorrerá no dia 5 de Setembro de 2008 a uma distância de 1700 km com uma velocidade relativa de 9 km/s.

O encontro com o astróide Lutécia ocorrerá a 10 de Julho de 2010 a uma distância de 3000 km e com uma velocidade relativa de 15 km/s.

Espera-se que a sonda Rosetta obtenha imagens espectaculares durante estes contactos e que os instrumentos a bordo permitam obter mais dados sobre a composição, massa, densidade e temperatura superficial dos mesmos. Espera-se ainda que seja obtida informação sobre o gás e poeiras que os rodeiam.

Links:

ESA:
http://www.esa.int/

Press Release
http://www.esa.int/export/SPECIALS/Rosetta/SEM3LY2PGQD_0.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right