Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
SOHO VÊ O SEU 750º COMETA
9 de Abril de 2004
 


Cometa da SOHO n.º 750 visto pela LASCO C2.
Crédito: SOHO, ESA/NASA

A 22 de Março de 2004, o Observatório Solar Espacial da ESA/NASA, a SOHO, descobriu o seu 750º cometa desde o seu lançamento em Dezembro de 1995.

O cometa n.º 750 da SOHO foi descoberto pelo astrónomo amador alemão Sebastian Hönig, um dos mais famosos caçadores de cometas da SOHO. Este cometa faz parte da suicida família Kreutz, que regularmente se evapora na quente atmosfera solar.

O coronógrafo LASCO a bordo da SOHO, desenhado para observar explosões do Sol, usa uma máscara para bloquear os raios brilhantes da superfície visível. Vigia um grande volume do espaço circundante e, como resultado, tornou-se no mais prolífico "descobridor" de cometas na história da Astronomia. As suas imagens podem ser vistas na internet.
Mais de 75% das descobertas vieram de caçadores de cometas amadores de todo o mundo, observando estas imagens disponíveis pela SOHO gratuitamente na internet. Por isso, alguém com acesso à internet pode fazer parte da caça a cometas e tornar-se num "caçador de cometas"!


Impressão de artista da SOHO.
(clique na imagem para ver versão maior)

A SOHO é uma missão de co-operação internacional entre a ESA e a NASA, lançada em Dezembro de 1995. Todos os dias a SOHO envia imagens espectaculares, a partir das quais os cientistas pesquisam e aprendem acerca da natureza e comportamento do Sol. Especialistas de todo o mundo usam as imagens e dados da SOHO para preverem o "tempo espacial" que afecta o nosso planeta.

Links:

SOHO:
http://sohowww.estec.esa.nl/
http://www.esa.int/export/esaSC/120373_index_0_m.html

Como descobrir um cometa com as imagens da SOHO:
http://ares.nrl.navy.mil/sungrazer/

Tempo espacial:
http://www.spaceweather.com/

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right