Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
CASSINI ATINGIDA POR TEMPESTADE DE MICRO-PARTÍCULAS
13 de Julho de 2004
 

A sonda Cassini foi atingida duas vezes por uma tempestade de pó à medida que passava pelos anéis de Saturno, mesmo antes de entrar em órbita a 30 de Junho.


Imagem computorizada da sonda Cassini durante a Inserção Orbital de Saturno.
Crédito: JPL/NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

A Cassini passou por conhecidas aberturas nos anéis para que não fosse destruída por grandes bocados de gelo. No entanto, estas brechas não estão completamente vazias.

A Cassini foi polvilhada por pedacinhos microscópicos de pó que embateram a uma velocidade de 20 quilómetros por segundo. No pico da actividade, 680 partículas colidiram com a sonda a cada segundo, de acordo com o site Science.NASA.gov.

Os impactos foram registados e convertidos num ficheiro de som que está disponível na Internet.

"Quando atravessámos o plano dos anéis, tínhamos aproximadamente 100,000 impactos de micro-partículas em menos de 5 minutos," disse o membro de equipa da Cassini Don Gurnett, da Universidade de Iowa. Gurnett afirmou que estes pedaços tinham aproximadamente o tamanho de partículas presentes no fumo de um cigarro.


Embora os anéis de Saturno sejam facilmente visíveis através de um pequeno telescópio, têm menos de um quilómetro de espessura.
Crédito: Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve

A maioria dos impactos teve lugar na antena de alto-ganho da sonda, que foi desenhada para aguentar tais embates. Aparentemente não há danos.

Cada partícula gerou uma bafurada de supercalor, um gás ionizado chamado plasma. O instrumento da Cassini Radio and Plasma Wave Science (RPWS) registou este acontecimento.

"Convertemos os dados em sons audíveis que se parecem com granizo a cair em cima de um telhado de lata", disse Gurnett, que é o principal investigador do instrumento.

Em outras observações, a sonda aprofundou o nosso conhecimento da composição dos anéis gelados e sujos de Saturno. A Cassini começou agora o seu trabalho de 4 anos, com vista a estudar os anéis e luas em vários voos rasantes.

Links:

Ouça o som da tempestade de pó (ficheiro Quicktime):
http://science.nasa.gov/headlines/y2004/images/hailstorm/61980main_PIA06410-Sounds-movie.mov

Os anéis de Saturno pela Cassini:
http://www.space.com/scienceastronomy/saturn_rings_040708.html
http://www.newscientist.com/news/news.jsp?id=ns99996131

Cassini ouve uma tempestade solar:
http://www.space.com/scienceastronomy/mystery_monday_031103.html
http://www-pw.physics.uiowa.edu/space-audio/cassini/ksc_110503_flare.ram (ficheiro Real)

Saturno:
http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/saturno.htm

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right