Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
SERÁ QUE O ET TELEFONA EM MENOS DE 20 ANOS (?)
27 de Julho de 2004
 

Se vida inteligente existe noutro sítio da nossa galáxia, os avanços no poder de processamento informático e na tecnologia dos rádio-telescópios irão permitir a detecção das suas transmissões dentro de duas décadas. Esta é a corajosa previsão de um elemento dominante do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) em Mountain View, Califórnia.

Seth Shostak, astrónomo do SETI, baseia a sua previsão em suposições aceites acerca da possibilidade da existência de civilizações extraterrestres, combinada com os aumentos projectados do poder da computação.


Seth Shostak, autor da teoria que se as civilizações extraterrestres existirem, saberemos delas num prazo de 20 anos.
Crédito: desconhecido

Shostak, cujos cálculos irão ser publicados numa edição futura da revista de ciência espacial Acta Astronautica, estimou o número de civilizações na nossa galáxia que podem estar a emitir sinais de rádio.

Para isto usou a fórmula criada em 1961 pelo astrónomo Frank Drake, que contém vários aspectos tais como o número de estrelas com planetas, quantos desses planetas podem ter vida, e aí por diante. Shostak acabou com uma estimativa de entre 10,000 e um milhão de transmissões de rádio na galáxia.


Frank Drake, autor da famosa equação que calcula o número de civilizações inteligentes na nossa galáxia.
Crédito: desconhecido

Para as encontrar irá ser preciso observar e estudar emissões de rádio da maioria das 100 mil milhões de estrelas da galáxia. O tempo necessário para esta tarefa formidável pode ser estimado pelas capacidades dos rádio-telescópios (tais como o "Allen Telescope Array" de 1 hectare do SETI ou o internacional "Square Kilometre Array") e pelo progresso no poder dos microchips que estudam os sinais de rádio do espaço.

Shostak assumiu que o poder de processamento irá continuar a duplicar a cada 18 meses até 2015 - tal como tem acontecido nos últimos 40 anos. A partir daí, assume um tempo de duplicação mais conservativo de 36 meses, dado que os transístores se tornam pequenos demais para reduzir tão facilmente como tem sido até aqui.

Dentro de uma geração, as emissões de rádio de suficientes estrelas irão ser observadas e analisadas de modo a encontrar a primeira civilização extraterrestre, estima Shostak. Mas porque estarão entre 200 e 1000 anos-luz de distância, enviar e receber uma mensagem demorará séculos.


Mapa das regiões já exploradas e analisadas pelo programa SETI@home.
Crédito: SETI@home
(Clique na imagem para ver versão maior)

Paul Shuch, director executivo da liga SETI, uma organização separada em New Jersey, afirma que a previsão de Shostak ignora um factor importante. "É aceitável a projecção do desenvolvimento da tecnologia humana com base em tendências passadas e investimentos planeados," diz.

"Mas a previsão da data, da década e até do século de contacto é outra coisa porque a 'outra ponta' da comunicação está completamente fora das nossas mãos. Seria bom pensar que sabemos alguma coisa sobre a existência, distribuição, tecnologia e motivação dos nossos potenciais parceiros de comunicações espaciais, mas na realidade, não sabemos."

Shostak admite que existe um número infinito de incertezas à volta da sua previsão, mas defende a base na qual a fez. "Fiz esta previsão usando suposições adoptadas pela própria comunidade de pesquisa do SETI."

Links:

SETI:
http://www.seti.org/
http://www.setileague.org/

SETI@home:
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/

Equação de Drake:
http://en.wikipedia.org/wiki/Drake_equation

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right