Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
NOVAS IMAGENS DA BACIA HELLAS
9 de Julho de 2004
 

Novas imagens  da margem da bacia Hellas em Marte obtidas pela sonda Mars Express foram divulgadas ontem pela ESA. Estas imagens, obtidas com a High Resolution Stereo Camera (HRSC), mostram uma porção da região norte da bacia Hellas a uma latitude 29º S e a uma longitude de 68º E e foram tiradas na órbita n.º 488 com uma resolução de 18.3 metros por pixel. O Norte fica para a direita.


A margem da bacia de Hellas.
Crédito: ESA

A bacia Hellas fica no hemisfério sudoeste de Marte e é efectivamente uma gigantesca cratera de impacto. Tem cerca de 9 quilómetros de profundidade e cerca de 2300 quilómetros de diâmetro, o que faz dela uma das maiores crateras de impacto do sistema solar.

O chão da bacia está coberto de gelo no inverno marciano e aparece visível mesmo nos telescópios da Terra.

Nas imagens são visíveis características peculiares  nomeadamente estruturas elípticas e côncavas que vão de noroeste para sudeste e várias crateras de impacto mais pequenas.

As bacias alongadas de menor dimensão terão muito provavelmente sido consequência da erosão eólica. Uma pequena rede de vales na região noroeste sugere a existência de actividade fluvial, eventualmente provocada por água.


 Anáglifo 3D da margem da bacia de Hellas (requer óculos para ver 3D).
Crédito: ESA

A imagem do anáglifo 3D foi criada usando um canal estéreo e o  canal vertical (nadir) da HRSC. A cor da imagem foi criada a partir da vista vertical com três canais de cores. A imagem que se apresenta acima apresenta uma menor resolução para ser apresentada na internet.


 Reconstrução em perspectiva da margem da bacia de Hellas.
Crédito: ESA

Links:

ESA - press release original:
http://www.esa.int/export/SPECIALS/Mars_Express/SEMB5UL26WD_0.html

Mars Express:
http://www.esa.int/export/SPECIALS/Mars_Express/index.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right