Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
MESSENGER COM DESTINO A MERCÚRIO
3 de Agosto de 2004
 

Depois de uma tentativa de lançamento anulada ontem devido às condições atmosféricas, espera-se que a sonda Mercury MESSENGER siga caminho hoje. A missão é importante, já que Mercúrio é o planeta rochoso menos explorado (a última sonda que lá passou foi há 30 anos!).

Os cientistas esperam que devolva as melhores imagens do pequeno planeta e que também responda a muitas perguntas acerca dos processos fundamentais por trás da formação planetária do nosso Sistema Solar.


Interpretação de artista da sonda MESSENGER à chegada a Mercúrio.
Crédito: NASA/JHUAPL/CIW
(clique na imagem para ver versão maior)

MESSENGER, diminutivo para MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging mission, está construída para orbitar Mercúrio pelo menos durante um ano, obtendo imagens de toda a superfície e estudando as suas profundezas a partir de sete instrumentos com o objectivo de determinar a composição química e física do planeta. A missão é um esforço colaborativo entre a NASA, JHUAPL e o Insituto Carnegie em Washington.

O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio tem dado muitas dores de cabeça aos cientistas planetários ao tentar perceber porque é que tem uma densidade tão parecida à da Terra mas um tamanho tão grande como a Lua. A sonda Mariner 10 da NASA passou pelo planeta três vezes entre 1974 e 1975, tirando fotografias de menos de metade da totalidade do planeta. Mas essa missão descobriu o campo magnético de Mercúrio, e os cientistas sabem agora que o planeta tem até uma finíssima atmosfera.

A MESSENGER deverá levar mais de 6 anos e meio a fazer a complicada viagem até Mercúrio, requerendo apenas um voo rasante pela Terra, dois por Vénus e três pelo próprio Mercúrio antes de entrar em órbita em 2011. À chegada, a sonda irá orbitar a 300 km da superfície de Mercúrio.

Muitas das questões mais importantes que tormentam os cientistas situam-se por baixo da crusta do pequeno planeta. Apesar do seu tamanho, a densidade de Mercúrio e o seu campo magnético são comparavéis com os da Terra. O planeta pensa-se que seja composto na sua maioria por metal, mas não se tem a certeza do tamanho do seu núcleo e se um núcleo externo líquido é o motor por trás do seu campo magnético robusto.

Em resumo, Mercúrio é mais misterioso que os seus primos, Vénus, Terra e Marte.


O planeta Mercúrio.
Crédito: NASA

Mercúrio pode ter-se formado numa região perto do Sol que era simplesmente mais rica em metais, o que pode indicar algumas pistas acerca da sua composição e distribuição dos materiais no começo do Sistema Solar.

Um dos maiores mistérios a que se espera que a MESSENGER responda é acerca da composição dos depósitos de materiais nos pólos de Mercúrio. Dados de observações de radar a partir da Terra sugerem que o material tem as características de água gelada e que se situe em crateras polares que nunca vêm a luz solar devido à «falta» de inclinação no eixo de Mercúrio. Uma alternativa à água gelada é o elemento enxofre. Na realidade, não sabemos o que lá se encontra.

Uma das razões porque demorou 30 anos a enviar outra missão a Mercúrio - e ainda por cima, um orbiter - é devido ao ambiente hóstil que a nave terá que suportar durante o seu estudo do planeta. Terá que aguentar temperaturas de mais de 426 graus Celsius, embora uma protecção de cerâmica seja a parte da sonda que terá que receber a maioria do calor. Debaixo da sua sombra, a MESSENGER terá que fazer o trabalho duro a uma temperatura confortável.

A sonda foi construída a partir de uma estrutura de fibra de carbono de modo a manter a sua integridade, e a levar o máximo de tecnologia miniaturizada possível, um elemento crítico para uma nave cuja viagem exige que metade da sua massa de voo seja ocupada por combustível (600 kg). A MESSENGER pesa um total de 1,100 quilogramas.

Felizmente, a tecnologia moderna permite a existência desta missão. Espera-se que daqui saia um inteiramente novo capítulo de conhecimento, não apenas para Mercúrio, mas para todo o Sistema Solar. Agora só resta à sonda ter bom tempo em Cabo Canaveral para começar a sua viagem.

Links:

Mercury MESSENGER:
http://www.nasa.gov/mission_pages/messenger/main/index.html
http://messenger.jhuapl.edu/

NASA:
http://www.nasa.gov

JHUAPL:
http://www.jhuapl.edu/

Notícias relacionadas:
http://www.cnn.com/2004/TECH/space/08/02/space.mercury.reut/index.html
http://news.bbc.co.uk/go/click/rss/1.0/-/1/hi/sci/tech/3526964.stm
http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=164889&codEdicao=1186&CodAreaNoticia=2

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right