Top Middle Thingy

DETALHES DA LUA MARCIANO PHOBOS
12 de Novembro de 2004

Phobos a cores.

Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

As imagens que aqui se apresentam são imagens obtidas com a High Resolution Stereo Camera (HRSC) a bordo da Mars Express da ESA e são as imagens europeias de maior resolução jamais obtidas.

Estas mostram detalhes que manterão os astrónomos planetários ocupados durante anos, trabalhando para desmistificar os segredos deste satélite. As imagens mostram o lado virado para Marte e foram tiradas de uma distância inferior a 200 km, com uma resolução de cerca de 7 metros por pixel durante a órbita 756 da Mars Express em torno de Marte.

Imagens de Phobos como as que agora se apresentam já haviam sido tiradas, embora com menor resolução nas órbitas 413, 649, 682, 715 e 748 e espera-se que venham ainda a ser melhoradas em órbitas subsequentes.

A Mars Express passa periodicamente próximo de Phobos cerca de uma hora antes de passar a apenas 270 km de Marte, imediatamente acima da atmosfera e durante instantes vira a sua câmara para fotografar Phobos.

Imagens de várias passagens por Phobos.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

A câmara HRSC forneceu grupos de 10 imagens diferentes da superfície, que permitem estabelecer a forma desta lua e a sua topografia, a sua cor e outras propriedades com um detalhe sem precedentes. Permitiu também determinar os parâmetros rotacionais e orbitais, bem como a observacão de propriedades de dispersão causadas pelos grãos de poeira que cobrem o planeta e que são resultantes dos impactos sobre a sua superfície.

Phobos em 3D
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

Estas imagens ultrapassaram as imagens de missões anteriores em cobertura contínua da face iluminada, sem estarem tremidas e sendo de alta-resolução. Anteriormente haviam sido obtidas pela US Viking Orbiter algumas imagens de alguns metros por pixel, mas ficaram tremidas devido à passagem a alta velocidade pelo satélite.

As imagens mostram detalhadamente a estrutura das marcas que atravessam Phobos e mostram também detalhes das variações de albedo que se observam no interior das crateras. Algum material observável nessas variações de albedo é muito escuro, sendo possivelmente o material sólido mais escuro que já foi observado no sistema solar extraterrestre.

Esta pequena lua pensa-se que estará numa "espiral da morte", orbitando lentamente em direcção à superfície de Marte.  Agora, Phobos foi encontrado 5km à frente da sua posição orbital esperada. Isto pode ser uma indicação da existência de aceleração orbital associada à sua aceleração secular, o que fará Phobos espiralar até Marte. Eventualmente, no final, Phobos partir-se-á em fragmentos devido à gravidade de Marte, ou embaterá contra a superfície do planeta vermelho. Ao longo da sua vida, a Mars Express espera poder vir a determinar com mais rigor o que está a acontecer à orbita de Phobos.

Press Release:

Mars Express: