Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
UMA LUA DE NATAL
23 de Dezembro de 2004
 

Este ano vai haver Lua Cheia pelo Natal.

É uma Lua cheia especial: é a mais pequena de 2004. Brilhando no céu poderá lembrar uma branca bola de Natal para a vossa árvore. Não tentem ir buscá-la...vai estar a 406.700 km de distância!

Em termos estritamente técnicos a Lua atinge a Lua Cheia no dia 26, mas está praticamente cheia quando o Pai Natal (ou o Menino Jesus) for entregar as prendas às crianças. Na noite da consoada e de Natal após o pôr-do-sol iluminará as ruas e telhados das nossas casas.

O que torna a Lua tão pequena? A sua órbita excêntrica.


A Lua Cheia no Perigeu (cima) e no Apogeu (baixo)
Crédito: Uranometria
Clique aqui para ver uma Lua Cheia em todo o seu esplendor

A Lua orbita a Terra numa órbita elíptica em torno do centro de massa do sistema Terra-Lua obedecendo às Leis de Kepler generalizadas por Newton. O facto de a órbita ser elíptica faz com que a Lua se encontre por vezes mais próxima da Terra e outras vezes mais distante. Num dos lados do semi-eixo maior da orbita elíptica a Lua está a 356.000 km da Terra, chamando-se a essa posição o perigeu; no outro lado, a Lua está a 406.700 km da Terra e chama-se o apogeu. No apogeu a Lua está 50.000 km mais afastada de nós que no apogeu.

Quando a Lua está cheia e próxima do apogeu temos uma Lua Cheia extra-pequena. É esse o caso deste Natal. No entanto, mesmo as Luas Cheias mais pequenas são muito brilhantes. São 25.000 vezes mais brilhantes que a estrela Sirius, a estrela mais brilhante (aparentemente) do céu nocturno.
Descobrir as chaminés das casas vai ser muito simples.

Use uns binóculos ou telescópio para olhar para a Lua. É absolutamente bela. Um mundo suficientemente próximo da Terra para podermos ver os detalhes das montanhas e mares com detalhe. A Lua agora é deserta mas espera-se que até ao final deste século haja gente a viver por lá.

Aprecie a Lua e tenha um Feliz Natal na companhia dos seus familiares e entes queridos são os desejos do Centro Ciência Viva do Algarve e do seu Núcleo de Astronomia.

Links:

Lua:
http://www.ccvalg.pt/astronomia/astronline/lua.htm
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua2.htm
http://www.mamutemidia.com.br/alua/

Órbita da Lua:
http://geocities.yahoo.com.br/rgregio2001/orbita_lunar.htm

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right