Top thingy left
 
ROCHAS EM TORNO DE ESTRELAS DE DIMENSÃO SEMELHANTE AO SOL
16 de Dezembro de 2005
 

Astrónomos usando o telescópio Espacial Spitzer descobriram o que parece ser uma cintura de asteróides orbitando em torno de uma estrela de massa solar.

O disco de poeira em rotação encontra-se numa estrela semelhante ao Sol onde planetas do tipo terrestre poderão estar em formação de forma semelhante ao que ocorreu no Sistema Solar.

"Esta é uma das raras classes de objectos que nos poderão dar uma ideia do que terá como o nosso Sistema Solar terá parecido durante a formação dos planetas terrestres", disse Dean C. Hines do Space Science Institute, que lidera a equipa que fez esta descoberta usando o Telescópio Espacial Spitzer da NASA.

"Este objecto é no essencial uma estrela semelhante ao nosso Sol, visto numa altura em que se pensa que os planetas do tipo terrestre do nosso Sistema Solar estariam em formação," disse Hines. "Vemos evidências de que esta estrela poderá ter uma cintura de asteróides mas ou menos à distância a que Júpiter está do nosso Sol".

"Este objecto é muito invulgar no contexto de todos os que já observámos", disse Michael R. Meyer da Universidade do Arizona, um dos participantes na descoberta.

"Este é o único disco de resíduos a esta distância que encontrámos nos 33 sistemas estelares que estudámos até ao momento e é um dos cinco únicos objectos deste tipo conhecidos," disse Meyer.

A estrela, chamada HD 12039, está situada a 137 anos-luz de nós e tem cerca de 30 milhões de anos de idade, ou seja, cerca de 80% da idade que se pensa que o Sol teria quando se completou a formação dos planetas e a formação do sistema Terra-Lua

HD 12039 é uma estrela amarela do tipo"G" como o nosso Sol . Ainda não chegou à sequência principal, ou seja, à fase de queima nuclear madura. É oito porcento mais brilhante que o Sol, um pouco mais fria e um pouco mais massiva, tendo 1,02 massas solares.

A equipa que trabalhou com os dados do Spitzer descobriu que o material do disco se encontra a uma temperatura de cerca de 110 Kelvin (-163 ºC) o que o coloca muito mais próximo da estrela que qualquer disco circumestelar descoberto até agora por esta equipa. É normal surgirem discos circumestelares, mas às distância a que se encontra a cintura de Kuiper no Sistema Solar (para lá de Neptuno).

No início deste ano, outra equipa usando o Telescópio Espacial Spitzer havia já anunciado a descoberta de uma cintura de asteróides, mas esta orbitando uma estrela perfeitamente formada de 2 mil milhões de anos de idade que se encontra a 35 anos-luz da Terra.

LINKS:

Notícias relacionadas:
Telescópio Spitzer (Press Release)
World Associated Press
SPACE.com


Concepção de Artista de uma cintura de asteróides em torno de estrela.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC)


Imagem que explica como a análise do espectro permite inferir a existência de um disco ou cintura de poeiras.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC)

 
Top Thingy Right