REDE LIGO-VIRGO DETETA OUTRA COLISÃO DE ESTRELAS DE NEUTRÕES
10 de janeiro de 2020

Impressão de artista da colisão de duas estrelas de neutrões.
Crédito: NSF/LIGO/Universidade Estatal de Sonoma/A. Simonnet

No dia 25 de abril de 2019, o Observatório LIGO em Livingston captou o que pareciam ser ondulações gravitacionais de uma colisão de duas estrelas de neutrões. O LIGO em Livingston faz parte de uma rede que inclui o LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory), financiado pela NSF (National Science Foundation) e o detetor europeu Virgo. Agora, um novo estudo confirma que este evento foi provavelmente o resultado de uma fusão de duas estrelas de neutrões. Esta seria apenas a segunda vez que este tipo de evento foi observado em ondas gravitacionais.

A primeira observação deste tipo, realizada em agosto de 2017, fez história por ser a primeira vez que tanto ondas gravitacionais como luz foram detetadas a partir do mesmo evento cósmico. A fusão de 25 de abril, por outro lado, não resultou na deteção de qualquer luz. No entanto, através de uma análise apenas dos dados das ondas gravitacionais, os investigadores descobriram que a colisão produziu um objeto com uma massa invulgarmente alta.

"A partir de observações convencionais com luz, já conhecíamos 17 sistemas binários de estrelas de neutrões na nossa própria Galáxia e estimámos as massas destas estrelas," diz Ben Farr, membro da equipa do LIGO na Universidade de Oregon. "O que é surpreendente é que a massa combinada deste binário é muito maior do que o esperado."

"Detetámos um segundo evento consistente com um sistema binário de estrelas de neutrões e esta é uma importante confirmação do evento de agosto de 2017 que assinalou há dois anos um emocionante novo começo para a astronomia multimensageira," comenta Jo van den Brand, porta-voz do Virgo e professor na Universidade de Maastricht, em Nikhef e na Vrije Universiteit em Amesterdão, Países Baixos. A astronomia multimensageira ocorre quando diferentes tipos de sinais são testemunhados simultaneamente, como aqueles baseados em ondas gravitacionais e luz.

O estudo, submetido à revista The Astrophysical Journal Letters, é da autoria de uma equipa internacional composta pela Colaboração Científica LIGO e pela Colaboração Virgo, esta última associada ao detetor de ondas gravitacionais Virgo na Itália. Os resultados foram apresentados no passado dia 6 de janeiro na 235.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em Honolulu, Hawaii.

As estrelas de neutrões são os remanescentes de estrelas moribundas que sofrem explosões catastróficas à medida que entram em colapso no final das suas vidas. Quando duas estrelas de neutrões espiralam uma em direção à outra, sofrem uma fusão violenta que expele ondulações gravitacionais através do tecido do espaço e do tempo.

O LIGO tornou-se o primeiro observatório a detetar diretamente ondas gravitacionais em 2015; nesse caso, as ondas foram geradas pela feroz colisão de dois buracos negros. Desde então, o LIGO e o Virgo detetaram dúzias de candidatos a fusões de buracos negros.

A fusão de estrelas de neutrões de agosto de 2017 foi captada pelos dois detetores LIGO, um em Livingston, no estado norte-americano do Louisiana, e o outro em Hanford, Washington, juntamente com uma série de telescópios espalhados por todo o mundo (as colisões de estrelas de neutrões produzem luz e pensa-se que as colisões de buracos negros não). Esta fusão não foi visível claramente nos dados do Virgo, mas esse facto forneceu informações importantes que finalmente identificaram a localização do evento no céu.

O evento de abril de 2019 foi identificado pela primeira vez em dados apenas do detetor LIGO Livingston. O detetor LIGO Hanford estava na altura temporariamente offline e, a uma distância de mais de 500 milhões de anos-luz, o evento era fraco demais para ser detetável nos dados do Virgo. Usando os dados de Livingston, combinados com informações derivadas dos dados do Virgo, a equipa reduziu a localização do evento para uma região do céu com mais de 8200 graus quadrados em tamanho, ou cerca de 20% do céu. Em comparação, o evento de agosto de 2017 foi reduzido a uma região de apenas 16 graus quadrados, ou 0,04% do céu.

"Este é o nosso primeiro evento publicado para a deteção num único observatório," diz Anamaria Effler do Caltech, cientista que trabalha no LIGO Livingston. "Mas o Virgo deu uma contribuição valiosa. Usámos informações sobre a sua não-deteção para nos dizer aproximadamente de onde o sinal deve ter tido origem."

Os dados do LIGO revelam que a massa combinada dos corpos fundidos é de aproximadamente 3,4 vezes a massa do nosso Sol. Na nossa Galáxia, os sistemas binários de estrelas de neutrões conhecidos combinam massas até 2,9 vezes a do Sol. Uma possibilidade para a massa extraordinariamente alta é que a colisão ocorreu não entre duas estrelas de neutrões, mas entre uma estrela de neutrões e um buraco negro, já que os buracos negros são mais massivos que as estrelas de neutrões. Mas se fosse esse o caso, o buraco negro teria que ser excecionalmente pequeno para a sua classe. Ao invés, os cientistas pensam que é muito mais provável que o LIGO tenha testemunhado a destruição de duas estrelas de neutrões.

"O que sabemos a partir dos dados é as massas, e as massas individuais provavelmente correspondem a estrelas de neutrões. No entanto, como um sistema binário de estrelas de neutrões, a massa total é muito mais elevada do que em qualquer outro binário conhecido na Via Láctea," diz Surabhi Sachdev, membro da equipa LIGO com sede na Universidade Estatal da Pensilvânia. "E isso pode ter implicações interessantes sobre como o par se formou originalmente."

Pensa-se que os pares de estrelas de neutrões se formem de duas maneiras possíveis. Podem formar-se a partir de sistemas binários de estrelas massivas que terminam as suas vidas como estrelas de neutrões, ou podem surgir quando duas estrelas de neutrões formadas separadamente se agrupam num ambiente estelar denso. Os dados do LIGO para o evento de 25 abril não indicam qual dos cenários é o mais provável, mas sugerem que são necessários mais dados e novos modelos para explicar a massa inesperadamente alta da fusão.

Simulação de relatividade numérica da coalescência e fusão de estrelas de neutrões binárias que resultou no evento de ondas gravitacionais GW190425. A imagem mostra o sinal de ondas gravitacionais com cores variando de vermelho, amarelo, verde, azul, com força crescente, e a densidade das estrelas de neutrões de azul claro a escuro, variando entre 200 mil e 600 milhões de toneladas por centímetro cúbico, respetivamente.
Crédito: T. Dietrich (Nikhef), S. Ossokine, A. Buonanno (Instituto Max Planck para Física Gravitacional), W. Tichy (Universidade Atlântica da Flórida) e colaboração CoRe