Top thingy left
 
APROXIMA-SE O LANÇAMENTO DO ROVER PERSEVERANCE
30 de junho de 2020

 


Num laboratório em Pasadena, Califórnia, os engenheiros observaram o primeiro teste de condução do rover Mars 2020 da NASA no dia 17 de dezembro de 2019.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

 

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar a geologia do local de aterragem na Cratera Jezero e demonstrar tecnologias para ajudar a preparar futuras explorações robóticas e humanas. E o rover fará isso tudo ao recolher as primeiras amostras de rocha e rególito marciano (rocha quebrada e poeira) para envio à Terra por várias missões futuras.

"Há cinquenta e um anos atrás, a NASA estava a preparar-se para a primeira aterragem humana na Lua," disse Jim Bridenstine, administrador da NASA. "Hoje estamos no limiar de outro momento monumental na exploração: a recolha de amostras em Marte. Enquanto comemoramos os heróis da Apollo 11, as futuras gerações podem também reconhecer as mulheres e os homens da missão Perseverance - não apenas pelo que alcançarão a centenas de milhões de quilómetros de casa, mas pelo que conseguiram realizar cá neste mundo a caminho do lançamento."

A missão Mars 2020 tem lançamento previsto para este verão desde que a agência anunciou o projeto em dezembro de 2012. Devido às posições relativas da Terra e de Marte, as oportunidades de lançamento surgem apenas a cada 26 meses. Se o Perseverance não fosse para Marte este verão, o projeto teria que esperar até setembro de 2022 para tentar novamente, afetando seriamente os objetivos a longo prazo do Programa de Exploração de Marte da NASA e aumentando o risco geral da missão.

Com o território vêm desafios significativos no que toca ao planeamento de uma missão marciana. No caso do Perseverance - a carga útil mais pesada alguma vez lançada para o Planeta Vermelho - esses desafios incluíram a implementação de um novo projeto de teste para confirmar a robustez do seu design de para-quedas. Também houve um grande esforço para aprimorar o desempenho do sistema de recolha de amostras (SCS - Sample Caching System), o mecanismo mais complexo e mais limpo (em termos biológicos) alguma vez enviado para o espaço. Mas de todos os obstáculos enfrentados pelos homens e pelas mulheres do projeto Perseverance, a pandemia de coronavírus representou o maior desafio, com precauções de segurança que exigem muito trabalho remoto.

"A equipa nunca vacilou na sua busca pela plataforma de lançamento," disse Michael Watkins, diretor do JPL da NASA no sul da Califórnia. "Foi graças à sua dedicação e à ajuda de outras instalações da NASA que chegámos até aqui."

Perseverante

No meio desta tensão adicional de manter o calendário enquanto incorporando precauções adicionais - e manter amigos, familiares e colegas em segurança - a equipa da missão Mars 2020 tem consciência da dedicação e do trabalho árduo das pessoas na comunidade médica de todo o mundo durante a pandemia. Com essas pessoas em mente, a missão instalou uma placa no lado esquerdo do chassi do rover, entre a roda do meio e a roda traseira. O gráfico na placa de alumínio com 8 por 13 cm mostra a Terra, apoiada pela comunidade médica - representada pelo antigo símbolo da haste entrelaçada por uma serpente. Uma linha representando a trajetória da nave desde a Flórida Central até Marte, ilustrado como um pequeno ponto no plano de fundo.

"Queríamos demonstrar a nossa gratidão por aqueles que colocaram o seu bem-estar pessoal em risco pelo bem dos outros," disse Matt Wallace, vice-gerente do projeto Perseverance no JPL. "É nossa esperança que quando as futuras gerações viajarem para Marte e encontrarem o nosso rover, se relembrem destas pessoas da Terra, do ano de 2020."

 

Todos os principais componentes da espaçonave que transporta o rover (desde a concha que o protege, até aos estágios de cruzeiro e de descida) estão agora na configuração que estarão na plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Flórida. Já estão incluídos na carga que os protegerá durante o lançamento e a semana passada foram transportados para o Complexo 41 de Lançamentos Espaciais, onde serão anexados ao topo de um foguetão Atlas V da United Launch Alliance.

"A missão tem um lançamento, mais de 500 milhões de quilómetros de espaço interplanetário e sete minutos de terror para chegar com segurança à superfície de Marte," disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA. "Quando virmos a paisagem da Cratera Jezero pela primeira vez e realmente começarmos a perceber a recompensa científica diante de nós, é que a 'diversão' começa."

A Missão

A missão astrobiológica do rover Perseverance vai procurar sinais de vida microbiana antiga. Também vai caracterizar o clima e a geologia do planeta, abrir caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão planetária a recolher e a armazenar amostras rochosas e de poeira marciana. Missões subsequentes, atualmente sob consideração pela NASA (em conjunto com a ESA), enviarão naves espaciais para Marte a fim de recolher essas amostras armazenadas à superfície e enviá-las para a Terra para análises mais profundas.

A missão Mars 2020 faz parte de um programa maior que inclui missões à Lua como uma maneira de preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. Encarregada de fazer regressar astronautas à Lua até 2024, a NASA estabelecerá uma presença humana sustentada na Lua e em seu redor até 2028 através dos planos de exploração lunar Artemis da NASA.

Independentemente do dia em que o rover Perseverance levante voo durante o período de lançamento de 20 de julho a 11 de agosto, aterrará na Cratera Jezero de Marte no dia 18 de fevereiro de 2021. A aterragem com uma data e hora específica ajuda os planeadores da missão a melhor entender a iluminação e a temperatura no local de aterragem em Marte, bem como a posição dos satélites em órbita de Marte, encarregados de registar e retransmitir dados da nave durante a sua descida e pouso.

 

comments powered by Disqus

 


Visto de baixo, o rover Perseverance (Mars 2020) da NASA contém uma placa para a direita da sua roda do meio. Apresentando uma haste entrelada por uma serpente, que simboliza a cura e a medicina, relembra o impacto da pandemia de COVID-19 e homenageia a perseverança dos profissionais de saúde de todo o mundo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech


Acoplada ao rover Perseverance, esta placa de alumínio com 8 por 13 cm relembra o impacto da pandemia de COVID-19 e homenageia a perseverança dos profissionais de saúde de todo o mundo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech


O estágio de cruzeiro, em forma de disco, da missão do rover Perseverance, que contém o estágio de descida e o rover popriamente dito. O escudo de calor (em baixo) foi acoplado no dia 28 de maio de 2020, no Centro Espacial Kennedy na Flórida.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/KSC


// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão do rover Perseverance pelo CCVAlg - Astronomia:
29/05/2020 - O detetive a bordo do rover Perseverance
19/11/2019 - Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos
15/02/2019 - Sonda MAVEN vai diminuir a sua órbita em preparação para o rover 2020 da NASA
15/05/2018 - NASA planeia levar um helicóptero até Marte
29/05/2018 - Rochas marcianas podem conter sinais de vida

Notícias relacionadas:
PHYSORG
BBC News
The New York Times
Notícias ao Minuto
ZAP.aeiou

Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Cratera Jezero:
Wikipedia

Rover Perseverance:
NASA
NASA - 2
Facebook
Twitter
Wikipedia

 
Top Thingy Right