UM NÚMERO SURPREENDENTE DE EXOPLANETAS PODEM HOSPEDAR VIDA
4 de agosto de 2020

O sistema planetário TRAPPIST-1 tem três planetas na sua zona habitável, em comparação com o nosso Sistema Solar que tem apenas um.
Crédito: NASA/JPL/Caltech

O nosso Sistema Solar possui um planeta habitável - a Terra. Um novo estudo mostra que outras estrelas podem ter até sete planetas parecidos com a Terra na ausência de um gigante gasoso como Júpiter.

Esta é a conclusão de um estudo liderado pelo astrobiólogo Stephen Kane da Universidade da Califórnia em Riverside, publicado a semana passada na revista The Astronomical Journal.

A busca por vida no espaço é geralmente focada no que os cientistas chamam de "zona habitável", que é a área em torno de uma estrela na qual um planeta em órbita pode ter oceanos de água líquida - uma condição para a vida como a conhecemos.

Kane tem vindo a estudar um sistema próximo chamado TRAPPIST-1, que possui três planetas semelhantes à Terra na sua zona habitável.

"Isto fez-me pensar sobre o número máximo de planetas habitáveis que uma estrela pode ter e o porquê da nossa só ter um," disse Kane. "Não parecia justo!"

A sua equipa criou um sistema modelo no qual simularam planetas de vários tamanhos em órbita das suas estrelas. Um algoritmo representou forças gravitacionais e ajudou a testar como os planetas interagiram entre si durante milhões de anos.

Os cientistas descobriram que é possível que algumas estrelas suportem até sete planetas habitáveis, e que uma estrela como o nosso Sol pode, potencialmente, suportar seis planetas com água líquida.

"Mais de sete, e os planetas ficam demasiado próximos um do outro e destabilizam as órbitas uns dos outros," disse Kane.

Então porque é que o nosso Sistema Solar só tem um planeta habitável se é capaz de suportar seis? Ajuda se o movimento dos planetas for circular, em vez de oval ou irregular, minimizando qualquer contacto próximo e mantendo órbitas estáveis.

Kane também suspeita que Júpiter, que tem duas vezes e meia a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados, limitou a habitabilidade do nosso Sistema.

"Tem um grande efeito na habitabilidade do nosso Sistema Solar porque é massivo e perturba outras órbitas," explicou Kane.

Sabemos que apenas um punhado de estrelas possuem vários planetas nas suas zonas habitáveis. Seguindo em frente, Kane planeia procurar estrelas adicionais cercadas inteiramente por planetas mais pequenos. Estas estrelas serão os principais alvos para imagens diretas com telescópios da NASA, como o HabEx (Habitable Exoplanet Observatory) do JPL da NASA.

O estudo de Kane identificou uma dessas estrelas, Beta CVn, que está relativamente próxima a 27 anos-luz de distância. Por não ter um planeta parecido com Júpiter, será incluída como uma das estrelas verificadas para vários planetas na zona habitável.

Estudos futuros também vão envolver a criação de novos modelos que examinam a química atmosférica dos planetas na zona habitável de outros sistemas estelares.

Projetos como estes fornecem mais do que novos caminhos na busca por vida para lá da Terra. Também fornecem aos cientistas uma visão das forças que podem mudar um dia a vida no nosso próprio planeta.

"Embora saibamos que a Terra tem permanecido habitável durante a maior parte da sua história, ainda existem muitas questões sobre como estas condições favoráveis evoluíram com o tempo e sobre os fatores específicos por trás dessas mudanças," disse Kane. "Medindo as propriedades dos exoplanetas cujas vias evolutivas podem ser semelhantes à nossa, obtemos uma visualização do passado e do futuro deste planeta - e do que devemos fazer para manter a sua habitabilidade."

Imagem de Júpiter pela sonda Juno da NASA, o maior planeta do Sistema Solar.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS