Top thingy left
 
PERSEVERANCE EXPLORA LOCAIS DE ATERRAGEM PARA A CAMPANHA MSR
15 de julho de 2022

 


O rover Perseverance da NASA utilizou uma das suas câmaras de navegação para fotografar este panorama de um local de aterragem proposto para o "lander" Mars Sample Return que serviria como parte da campanha para trazer amostras de rochas e sedimentos de Marte para a Terra para estudo intensivo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

 

O rover Perseverance da NASA está a realizar a sua campanha científica, recolhendo amostras no antigo delta do rio da Cratera Jezero, mas também tem estado ocupado a explorar. O rover procura locais onde a planeada campanha MSR (Mars Sample Return) possa aterrar naves espaciais e recolher tubos de amostras que o rover encheu com rocha e sedimentos. Os locais explorados estão a ser considerados devido à sua proximidade do delta e uns com os outros, bem como pelo seu terreno relativamente plano e "amigo" dos módulos de aterragem.

A missão MSL é um esforço histórico com o objetivo de recuperar e enviar para a Terra amostras desse terreno distante para estudo intensivo em laboratórios a fim de procurar sinais de vida microscópica passada no Planeta Vermelho. A parceria estratégica entre a NASA e a ESA envolverá múltiplas naves espaciais, incluindo um foguetão que seria lançado da superfície de Marte.

Os engenheiros que planeiam uma aterragem em Marte preferem trabalhar com terrenos mais planos porque é mais difícil pousar em rochas e numa superfície aos altos e baixos. Tendo isso em mente, a equipa de Entrada, Descida e Aterragem da MSR está à procura de uma zona de pouso plana com um raio de 60 metros.

"A equipa do Perseverance tem feito tudo por nós, porque a missão MSL tem necessidades únicas quando se trata do local onde vamos operar", disse Richard Cook, Diretor do Programa no JPL da NASA no sul da Califórnia. "Essencialmente, um monótono local de pouso é bom. Quanto mais plana e aborrecida a paisagem, mais gostamos dele, porque embora haja muitas coisas que precisam de ser feitas quando lá chegarmos para recolher as amostras, apreciar as vistas não é uma delas."

A primeira fase do programa MSR já está em curso: o Perseverance recolheu e armazenou nove amostras de rochas marcianas até à data. A nona, recolhida dia 6 de julho, é a primeira do antigo delta do rio da Cratera Jezero. O plano é que o Perseverance deixe cair os tubos de amostragem à superfície para aguardar posterior recuperação durante as operações do MSR à superfície.

A escolha de uma área que careça de rochas grandes (especialmente aquelas com mais de 19 centímetros em diâmetro), dunas de areia e terreno acentuado contribuiria em muito para facilitar com que o veículo de recuperação MSL agarre eficazmente os tubos antes de se dirigir para o SRL (Sample Retrieval Lander) e para o seu MAV (Mars Ascent Vehicle).

A equipa do MSR chama à área que têm estado a observar a "pista de aterragem" porque - pelo menos a partir de imagens obtidas por naves espaciais em órbita - parece ser tão plana e longa como uma pista de um aeroporto. Mas precisavam de ter câmaras na superfície para um olhar mais atento.

"Estamos de olho nestes locais desde antes do pouso do Perseverance, mas as imagens a partir de órbita não nos dizem tudo", disse Al Chen, gerente de Engenharia e Integração de Sistemas do MSL no JPL. "Agora temos algumas imagens detalhadas desta 'pista de aterragem' que indicam que tínhamos razão. Esta zona fará muito provavelmente parte da lista restrita de potenciais locais de aterragem e de depósito de amostras para o MSR."

 

 

 


O rover Perseverance da NASA utilizou uma das suas câmaras de navegação para obter esta imagem de terreno plano, a ser considerado para o "lander" Mars Sample Return que servirá como parte da campanha para trazer amostras de rocha e sedimentos de Marte para a Terra para estudo intensivo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech


// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão do rover Perseverance pelo CCVAlg - Astronomia:
07/06/2022 - Rover Perseverance da NASA estuda os ventos selvagens da Cratera Jezero
29/04/2022 - Helicóptero Ingenuity avista equipamentos que ajudaram ao pouso do rover Perseverance
21/12/2021 - Rover Perseverance faz descobertas surpreendentes
12/10/2021 - Perseverance obtém mais informações sobre o passado da Cratera Jezero
14/09/2021 - Rover Perseverance recolhe peças do puzle da história de Marte
07/09/2021 - Rover Perseverance da NASA obtém primeira amostra marciana
29/05/2021 - O detetive a bordo do rover Perseverance
14/05/2021 - Braço robótico do Perseverance começa a realizar ciência
04/05/2021 - Helicóptero marciano Ingenuity começa nova fase de demonstração
12/03/2021 - SuperCam do Perseverance transmite os primeiros dados
09/03/2021 - Rover Perseverance move-se pela primeira vez
26/02/2021 - À procura de vida nas amostras do rover Perseverance
19/02/2021 - Rover Perseverance da NASA pousa em segurança no Planeta Vermelho
09/02/2021 - Rover Perseverance a poucos dias de pousar em Marte
10/11/2020 - Estudo mostra a dificuldade em encontrar evidências de vida em Marte
31/07/2020 - Missão do rover Perseverance a caminho do Planeta Vermelho
30/06/2020 - Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance
27/11/2018 - Os locais de aterragem dos próximos rovers marcianos da NASA e da ESA

Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Cratera Jezero:
Wikipedia

Rover Perseverance:
NASA
NASA - 2
Facebook
Twitter
Wikipedia

MSR (Mars Sample Return):
NASA
ESA
Facebook
Twitter
Wikipedia

 
Top Thingy Right