O NÚCLEO

QUEM SOMOS

O Centro Ciência Viva do Algarve foi o primeiro Centro Ciência Viva a ser aberto ao público português a 3 de Agosto de 1997 com a exposição interactiva "Sol: Fonte de Vida na Terra". Em 2006, após algum tempo de interrupção para obras, reabriu com o tema principal sendo o Mar.

Pouco tempo depois da inauguração do Centro Ciência Viva do Algarve e pela mão do Professor Doutor Paulo Sá (UAlg) e da Professora Ana Carla Campos (Professora destacada no CCVA), foi criado o Núcleo de Astronomia do CCVAlg, com o objectivo de dar apoio às actividades na área da Astronomia a serem desenvolvidas pelo Centro no âmbito da divulgação científica.

Desde 1998 o Núcleo do CCVA tem desenvolvido acções de apoio à actividade regular do Centro durante o Verão e tem desenvolvido acções específicas enquadradas em datas específicas como é o caso do Dia do Equinócio realizado anualmente no dia 21 de Março, entre outras.

Tem também sido responsável por acções itinerantes de planetário que abrangeram desde já a quase totalidade das escolas dos 2º/3º Ciclos do Ensino Básico e escolas secundárias do Algarve, para além de escolas de outras regiões do país, em particular da região Alentejo. Têm também sido desenvolvidas acções itinerantes quer em parceria com escolas quer com associações/instituições locais de natureza pública e privada.

Para além de Cursos de Astronomia, abertos à população em geral, o Núcleo mantém actividades de observação regulares abertas à população, para além de actividades frequentes de observação/fotografia astronómica dinamizadas pelos seus membros mais activos, nomeadamente o "Espaço Aberto" e a "Astronomia no Verão".

MATERIAL

O Núcleo de Astronomia do CCVA possui o seguinte equipamento para a realização das suas actividades regulares:

Telescópios (com tripé)
1 Telescópio Schmidt-Cassegrain computorizado MEADE modelo LX200 de 10''
1 Telescópio Maksutov-Cassegrain computorizado MEADE modelo ETX-125AT de 5"
1 Telescópio Newtoniano de 4''
1 Luneta Cassegrain de 3,5''

Binóculos
2 pares de binóculos 10x50

Câmaras
1 Câmara CCD PICTOR da MEADE
1 webcam Toucam Pro da Philips adaptada para imagens de céu profundo

Planetário
1 planetário Starlab de 4.5 metros
1 planetário Starlab de 6 metros

Diversos
O Núcleo possui diversos livros de Astronomia, cartas celestes e planisférios que poderão ser emprestados aos membros mediante requisição.
Normalmente existe ainda material no Núcleo emprestado por membros e que pode ser utilizado em actividades se tal seja necessário.