Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
SYCORAX
Duas novas luas de Urano, anteriormente chamadas Urano XVI (S/1997 U 1) e Urano XVII (S/1997 U 2), foram descobertas em 1997. Os nomes Caliban e Sycorax propostos pelos seus descobridores foram oficialmente aceites pela União Astronómica Internacional. Sycorax orbita a 12.2 milhões km de Urano e tem cerca de 190 km de diâmetro. Estas estimativas são baseadas no seu brilho aparente e assumindo um albedo de cerca de 7%. A sua órbita é retrógrada e altamente inclinada.

Recebeu o nome Sycorax da bruxa que aprisionou a fada Ariel por desobediência, na peça de William Shakespeare "A Tempestade". Próspero liberta Ariel do feitiço de Sycorax e aprisiona Caliban.

Sycorax foi descoberto por Brett Gladman, Phil Nicholson, Joseph Burns e JJ Kavelaars usando o telescópio Hale de 200 polegadas; as primeiras imagens foram tiradas a 6 e 7 de Setembro de 1997.

Anteriormente à sua descoberta, Urano era o único dos gigantes gasosos que se desconhecia ter luas "irregulares", isto é, cujas órbitas não são directas e aproximadamente no plano do equador do planeta.

Tal como todos os outros satélites irregulares (por exemplo, os 8 satélites exteriores de Júpiter, Febe e Nereida), este é provavelmente um asteróide capturado. É altamente improvável que possa ter sido formados nesta órbita.

A composição da lua, de acordo com Nicholson, "é provavelmente uma mistura tipo pudim de ameixa de rocha e gelo". É invulgarmente vermelha, o que pode sugerir uma ligação histórica com a cintura de Kuiper.

Sycorax e Caliban são as luas mais ténues que se conseguem fotografar com um telescópio terrestre.


Figura 1 - Imagem da descoberta de Sycorax. De notar o movimento da lua em relação às estrelas de fundo. Cada imagem tem aproximadamente uma hora de diferença entre si. Um ténue asteróide na cintura (sem bola à volta) pode também ser observado e identificado pelo seu movimento mais rápido.
Crédito: Brett Gladman, Institute for Theoretical Astrophysics / Universidade de Cornell
 
   
DESCOBERTA
 
Descoberto por
 
Brett J. Gladman, Philip D. Nicholson, Joseph A. Burns e John J. Kavelaars
 
 
Descoberto em
 
6-7 de Setembro de 1997
 
CARACTERÍSTICAS ORBITAIS
 
Raio médio
 
12.2x106 km
 
 
Excentricidade
 
?
 
 
Período orbital
 
? d
 
 
Inclinação
 
?º (retrógrado)
 
 
É um satélite de
 
Urano
 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
 
Diâmetro médio
 
190 km
 
 
Massa
 
? kg
 
 
Densidade média
 
? g/cm3
 
 
Gravidade à superfície
 
? m/s2
 
 
Período de rotação
 
?
 
 
Inclinação do eixo
 
? º
 
 
Albedo
 
0.07
 
 
Atmosfera
 
não tem
 

LINKS
 

Mais informações (em inglês)
Wikipedia
Solar Views

 
 
Última actualização: 2005-04-05
 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right