Espaço expositivo

O Espaço expositivo do Centro Ciência Viva do Algarve é composto por 5 áreas principais:

1) Área de Exposição Permanente, composta por uma zona no Piso 0 e uma zona no Piso 1: alberga a exposição interactiva permanente do Centro que compreende vários módulos, sendo também utilizada para exposições temporárias, actividades, aniversários e outros eventos.

Actualmente, o tema da exposição principal é "O Mar". Uma descida ao azul profundo, um mergulho no conhecimento.

A exposição, constituída por 30 módulos, transporta o visitante na exploração do azul do Oceano profundo levando-o a questionar a origem e o futuro da vida, abrangendo temáticas como: a evolução dos oceanos, a biodiversidade, a física do mar e o ambiente.

Os módulos estão organizados nos seguintes temas:

Do Pantalassa aos oceanos actuais: Jangadas de pedra | Vulcão | Terramoto |Movimentos Subaquáticos | Navegando na Crosta Terrestre | Dos Caldos quentes aos Oceanos Actuais.

A natureza do Mar: Marés | Fenómenos do Mar | Vortex | Ondas .

Forças da natureza: Tornado | Tensão superficial | Triângulo das Bermudas.

Explorar o Mar desconhecido: Ocean Base | Explorando passo a passo.

Viver no Mar: Aquário águas tropicais | Aquário águas temperado | Apalpário | Luz e profundidade | Pesca acessória.

2) Aquários, três aquários, com cerca de 4200 litros de água salgada, dedicados às faunas marinhas tropical, subtidal e intertidal da costa algarvia - aquário tropical, aquário subtidal e aquário intertidal (apalpário - aquário interactivo dedicado fauna marinha da Ria Formosa).

3) Jardim da Cigarra - "Energia Sem Fim", espaço ao ar livre com módulos interactivos, que fazem a abordagem da temática das energias renováveis, alimentados por uma estação de micro-geração com componentes solar e eólica.

4) Estufa, espaço onde o visitante pode conhecer plantas que crescem em culturas hidropónicas, observar “jardins suspensos”, o “jardim de aromas” e plantas alimentadas por peixes.

5) Açoteia, espaço ao ar livre com vista fantástica para a Ria Formosa onde existem diversos módulos (estação meteorológica, relógios solares, parabólicas acústicas - propagação do som), sendo utilizado frequentemente para diversas actividades de que se destacam as sessões de Astronomia, espectáculos musicais, coquetéis, etc..