Aquários

O CCVAlg possui três aquários com cerca de 4200 litros de água salgada, inteiramente dedicados à faunas marinhas tropical, e subtidal e intertidal da costa algarvia: aquário tropical, aquário subtidal e aquário intertidal (apalpário - aquário interactivo). 

Aquário Tropical

As águas quentes e límpidas das regiões tropicais são ecossistemas de imensa beleza, ostentando uma variedade de cores e riqueza biológica de onde se destacam os corais.

Os corais são animais que vivem em colónias e que se associam a algas unicelulares (zooxantelas) para realizar fotossíntese.

Os recifes de coral são a base dos ecossistemas tropicais que, para além da produção de oxigénio através da fotossíntese, servem de alimento e de abrigo a peixes e invertebrados.

O CCVAlg possui um aquário com cerca de 2000 litros de água salgada, inteiramente dedicado à fauna marinha tropical, onde se podem observar os corais Sarcophyton sp., Nephtea sp., Zoanthus sp., Sinularia dura., Psammocora contigua, Stylophora pistillata, os peixes-cirurgião Zebrasoma flavescens, Z. xanthurum, Paracanthurus hepatus e os peixes-palhaço Amphiprion ocellaris.

Aquário Subtidal da Ria Formosa

Com cerca de 60 km de extensão, a Ria Formosa é um sistema lagunar delimitado por Ilhas Barreira, situado entre a Península do Ancão e a Península de Cacela.

O aquário inframareal da Ria Formosa com cerca de 2000 litros de água salgada é inteiramente dedicado à fauna e flora da ria. Tem como objetivo dar a conhecer os organismos presentes na zona que fica permanentemente submersa, dando especial atenção às populações de cavalos-marinhos, de forma a incentivar o estudo e a conservação das espécies.

Neste aquário podem-se observar algumas espécies de peixes como o carismático Cavalo-Marinho-de-Focinho-Curto (Hippocampus hippocampus) e Cavalo-Marinho-de-Focinho-Comprido (Hippocampus guttulatus), o Linguado (Solea senegalensis), o Blénio-pavão (Salaria pavo) e o Caboz (Gobius paganellus), algumas espécies de crustáceos com o Camarão (Palaemon serratus) e o Caranguejo-eremita (Clibanarius erythopus), moluscos como os Chocos (Sepia officinalis) e Búzios (Hexaplex trunculus) e também equinodermes tais como as Estrelas-do-Mar (Astropecten aranciacus), Pepinos-do-Mar (Holothuria arguinenesis) e Ouriços-do-Mar (Paracentrotus lividus). Podem-se ainda observar algumas ervas marinhas (Zostera sp.) e algas (Codium tomentosum).

Apalpário - Intertidal da Ria Formosa

O Apalpário é um aquário interactivo que representa o ambiente intertidal da Ria Formosa e das poças de maré das praias rochosas do litoral algarvio.

Este aquário reúne seres vivos dos mais variados grupos, desde as algas (Ulva lactuta e Codium tomentosum), aos principais grupos de invertebrados (Cnidários: Anemonia viridis, Actinia fragacea; Anelídeos: Sabella sp.; Artrópodes: Paleomon sp., Carcinus maenas, Pachygrapsus marmoratus; Moluscos: Turritela sp., Murex sp.; Equinodermes: Paracentrotus lividus, Holothuria sp.), até aos cordados, representados pelos urocordados (ascídias) e por vertebrados (peixes: Salaria pavo, Gobius paganellus e Halobatrachus didactylus).

Aos visitantes é dada a possibilidade de observar e tocar nos animais expostos.

 


Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920
 E-mail: info@ccvalg.pt