Projetos

  

O CCVAlg é parceiro em diversos projetos, que abrangem áreas como a investigação científica ou pedagógica, o ensino e a divulgação da Ciência, a integração social ou conservação ambiental.

Projetos em Curso: 

EN | The THETIDA project approaches safeguarding and protecting Europe’s coastal and underwater cultural heritage from the effects of climate change and natural hazards in a holistic manner that includes risk management, protection and preparedness, as complementary strategies to prevent damages to CH sites, identify and ward off additional threats and promote policy tools for climate neutrality and economic resilience in coastal areas. THETIDA project achieves this goal through the development of a preventive conservation strategy that includes monitoring, risk preparedness and management, for underwater and coastal CH (U&CCH) sites, identify and ward off additional threats and promote adaptation, reconstruction and other post-disruption strategies to restore normal conditions to the historic area, as well as long-term strategic approaches to adapt to CC and to wield policy tools for economic resilience. In this project, an interdisciplinary team of researchers, experts and practitioners will develop, test and validate an integrated multiple heritage risk assessment and protection system with evidence-based monitoring frameworks, innovative tools and instruments and through participatory processes (Citizens’ Science and Living Labs). The project implementation actions will link the social innovations with cutting-edge technologies (ICT and IoT harmonised tools).

 

PT | O projeto THETIDA aborda a salvaguarda e proteção do património cultural costeiro e subaquático da Europa dos efeitos das alterações climáticas e dos perigos naturais de uma forma holística que inclui a gestão de riscos, proteção e preparação, como estratégias complementares para prevenir danos em sítios CH, identificar e evitar danos adicionais ameaças e promover ferramentas políticas para neutralidade climática e resiliência econômica em áreas costeiras. O projeto THETIDA atinge este objetivo através do desenvolvimento de uma estratégia de conservação preventiva que inclui monitorização, preparação e gestão de riscos, para sítios CH (U&CCH) subaquáticos e costeiros, identifica e evita ameaças adicionais e promove adaptação, reconstrução e outras estratégias pós-ruptura para restaurar as condições normais para a área histórica, bem como abordagens estratégicas de longo prazo para se adaptar ao CC e usar ferramentas políticas para resiliência econômica. Neste projeto, uma equipe interdisciplinar de pesquisadores, especialistas e profissionais desenvolverá, testará e validará um sistema integrado de avaliação e proteção de risco patrimonial múltiplo com estruturas de monitoramento baseadas em evidências, ferramentas e instrumentos inovadores e por meio de processos participativos (Citizens' Science and Living Labs ). As ações de implementação do projeto vincularão as inovações sociais com tecnologias de ponta (ferramentas harmonizadas de TIC e IoT).

 

STEAM Learning Ecologies (SLEs) é um projeto financiado pela UE (Horizon Europe) que desenvolve caminhos de aprendizagem de ciências habilitados para o ensino aberto para todos num contínuo de aprendizagem em ambientes formais e informais de aprendizagem, concentrando-se iguaelmente na inclusão.

O projeto destacará as condições necessárias para reunir todos os atores, e não apenas alguns: promotores de educação formal, não formal e informal, bem como empresas e a sociedade civil – e dar a todos os atores espaço e motivação para tomar iniciativa e ter papéis centrais.

Logotipo do projetoImove

  • Projeto IMove - ferramentas inovadoras na área da Diversidade, Acessibilidade, Equidade e Inclusão, para uma mudança de práticas na organização cultural

Este projeto de parceria estratégica do programa Erasmus+ Ka2 (2021-1-FR01-KA220-VET-000033095) visa favorecer a participação de todos os cidadãos na vida cultural, de forma a potenciar a aprendizagem ao longo da vida e fortalecer os laços sociais na sociedade. Os impactos esperados são dirigidos a todos os cidadãos, e especialmente a qualquer stakeholder de qualquer minoria (gênero, etnia, cultura, deficiência, idades, etc). Para atingir este objetivo, o projeto focará em públicos profissionais, funcionários de museus, centros de ciência e outras organizações culturais, para perseguir o objetivo final de abordar não públicos, não visitantes ou pessoas que possam se sentir desconfortáveis ​​em uma organização cultural, por exemplo, qualquer razão.

O projeto, coordenado por Cap Sciences (França) em parceria com o Centro Ciência Viva do Algarve (Portugal), Université Catholique de l’Ouest (França), Comune di Reggio Emilia (Itália) e VSC (Holanda), irá decorrer de 01/11/2021 a 30/04/2024 e é financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Logotipo do projetoImove

Logotipo da União Europeia

 

  • Projeto Pr’Oceano – Proteger o Oceano, porquê e como?

O projeto (ALG-07-5267-FSE-000047) tem como principal objetivo o desenvolvimento de recursos didáticos digitais inovadores para o ensino profissional da região do Algarve, permitindo reforçar as competências na área de saber ligada ao mar, mas igualmente às TIC. No entanto, a disponibilização gratuita dos recursos digitais resultantes desta operação permitirá um alcance nacional e mesmo internacional considerando os países de língua portuguesa.

Este projeto visa realçar a importância dos oceanos na vida quotidiana de todos nós.

Esta operação, coordenada pelo Centro Ciência Viva do Algarve em parceria com a Universidade do Algarve  e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira irá decorrer entre 01-07-2021 e 30-06-2023 e é financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

 

Logotipos dos cofinanciadores

 

  • Projeto PlasticSea  - IMPACT OF MICROPLASTICS IN THE OCEAN, SEA SALT AND AQUACULTURE

PT | O PlasticSea | FA_06_2017_046 é um projeto desenvolvido para avaliar os níveis de microplásticos (MPs) nas águas, sedimentos e bivalves da costa portuguesa, e identificar as fontes de poluição dos MPs e suas fontes.

Como principal objetivo avaliar microplásticos (MPs) na zona costeira portuguesa (água, sedimento e biota), em instalações de produção de sal marinho e aquicultura de Portugal. Explore possíveis caminhos de MPs usando abordagem de modelagem e análise de dados. Também estudar o Impacto das MPs em humanos, e divulgar os resultados para conscientizar, entender e atuar na questão da poluição plástica.

A comunicação do projeto com o público terá como foco a divulgação dos resultados com o objetivo principal de conscientizar, entender e atuar sobre a questão da poluição plástica. 

EN | "Assess microplastics (MPs) in the Portuguese coastal area (water, sediment and biota),  in sea salt production and  aquaculture facilities of Portugal. Explore possible pathways of MPs using modeling approach and data analysis. As well study the Impact of MPs in humans, and disseminate the results to raising awareness, understanding and acting on the issue of plastic pollution." 

Logotipo

  • Projeto Educativo Meter ÁguaMicroprojeto Água, base de vida.”

No âmbito do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), este ano subordinado ao tema ”O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, o grupo de educação da Rede Museus do Algarve elaborou um Mapa Interativo sobre o projecto educativo conjunto “Meter Água” que apresenta os micro-projetos em torno da água que cada entidade parceira irá desenvolver ao longo do biénio 2020/2022.

Consulte o seguinte link: https://prezi.com/view/RtKrYu3OasVzMkeIEBvC/ e fique a conhecer como cada entidade vai explorar este tema.

No caso do CCVAlg o nosso Microprojeto entitula-se "Água, base de vida" em que criamos atividades em torno desta temática e a ao visitar a nossa exposição permanente pode evidênciar como Água é a base da vida e como vários organismos e zonas do nosso centro interagem com água.

 

 

  • Projeto Digitraining

PT | Co-fundada pelo Programa Europeu Criativo da Comissão Europeia, a DigiTraining fornece a museus de pequeno e médio porte e instituições de património as habilidades digitais e ferramentas para tornar a cultura mais acessível digitalmente. 

O DigiTraining está previsto até julho de 2022 como resposta à necessidade urgente de fornecer suporte específico ao setor cultural e criativo. A formação é ministrada por uma equipa com experiência em tecnologias digitais, apoiando start-ups inovadoras, desenvolvendo e atraindo públicos nas plataformas de comunicação e redes sociais, e com know-how na produção de material audiovisual para as artes e o património.

EN | "Co-Founded by the Creative Europe Programme of the European Commission, DigiTraining provides small and midsize museums, and heritage institutions with the digital skills and the managerial tools to benefit from them and render culture more digitally accessible.

DigiTraining is set to run until July 2022 as a response to the urgent need for providing specific support to the cultural and creative sector in our current challenging environment.

The training is provided by a team with expertise in digital technologies, supporting innovative start-ups, developing and engaging audiences across communication and social media platforms, and with know-how on producing audiovisual material for the arts and heritage."

Aceda abaixo para saber mais | Acess to learn more

https://digitraining-heritage.eu/capacity-building-programme/

Logotipo

  

  • Projeto Alimar

O projeto de âmbito nacional ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081), apoiado pelo programa Fundo Azul do Ministério do Mar, visa a promoção de uma maior consciencialização do público para a problemática e impacto do lixo no Oceano. Consiste na monitorização e educação ambiental no que diz respeito ao lixo marinho, nomeadamente  microplásticos, com o apoio de jovens das escolas das diversas regiões. O Centro Ciência Viva do Algarve responsabilizou-se pela monitorização do lixo marinho em 3 praias em Faro, Loulé e Albufeira, respectivamente.

 

Logotipo do projeto Alimar

 

Logos dos co-financiadores

 

 

  • Projeto Osteomar

O projecto Osteomar é um projeto de investigação da Universidade do Algarve que pretende estudar novos compostos marinhos como fonte nutricional para melhoria da qualidade e do bem-estar dos peixes das aquaculturas. O Centro Ciência Viva do Algarve é parceiro nas ações de divulgação deste projeto.

 

  • Projeto InMoz

O principal objetivo do projeto InMoz é investigar as alterações ambientais ao longo do Quaternário na área Sudeste de Moçambique e os seus impactos na evolução humana.

O Centro Ciência Viva do Algarve tem a responsabilidade de, no âmbito deste projeto, conceber e produzir uma exposição temporária com recurso a tecnologias da informação sobre os efeitos das alterações climáticas em diferentes locais do mundo e as consequentes alterações ambientais e impactos sobre a evolução humana fazendo uso dos dados recolhidos neste projeto.

http://www.icarehb.com/my-product/inmoz/

 

  •  Projeto ENLACE

O projeto ENLACE é um projeto de investigação que explora possíveis soluções para prever a adaptação ou futuras mudanças na costa, que atua como primeira barreira de proteção perante o impacto de tempestades e da subida do nível do mar. O Centro Ciência Viva do Algarve participa apoiando a disseminação do projeto.

 

 

O projeto Enlace visa explora possíveis soluções para prever a adaptação ou futuras mudanças na costa, que atua como primeira barreira de proteção perante o impacto de tempestades e da subida do nível do mar.
Neste âmbito foi realizada uma adaptação para Portugal da série Coasts for Kids – www.coastsforkids.com. O Litoral para Crianças é uma experiência colaborativa entre crianças e as suas famílias, cientistas, artistas, professores, animadores e gestores costeiros. A série destina-se a crianças a partir dos 6 anos. Nos Episódios 1, 2 e 3, abordam-se conceitos importantes relacionados com os processos costeiros e também com a evolução do litoral, seguidos no Episódio 4 pela análise da forma como as pessoas afetam o litoral e, no Episódio 5 sugere-se o que pode ser feito para lidar com isso. Juntem-se a nós para descobrir mais sobre o litoral e as várias coisas que gostamos nele. 

Abaixo poderá descarregar gratuitamente os videos.

 

Trailer 

Episódio 1 | O que é o litoral?

Episódio 2 | O litoral gosta de mudar

Episódio 3 | Os nossos litorais estão ligados uns aos outros

Episódio 4 | Como as pessoas afectam o litoral

Episódio 5 | Como é que podemos ajudar a proteger o nosso litoral

 

 

  • Projecto Hipposave

 Efetivação de um plano de ação para salvaguarda das populações de cavalos marinhos na Ria Formosa, através da minimização dos impactes existentes, proteção e melhoramento dos habitats preferenciais, para repovoamento controlado.

https://www.ualg.pt/pt/projeto/mar-010402-feamp-0029

 

Logo Hipposave

  • Projecto The Plastic Detectives of Portugal
PT | O lixo marinho é um dos crescentes desafios ambientais atuais mais visíveis e prejudiciais verificando-se mundialmente uma acumulação de plástico nos oceanos. A limpeza de praias é uma boa forma de remover o lixo marinho do nosso ambiente, mas a melhor solução é evitar que o lixo acabe no oceano.
Assim, as campanhas de consciencialização são a solução mais eficiente, econômica e duradoura para este problema.
"The Plastic Detectives of Portugal" é uma combinação de partilha de conhecimento académico, divulgação educacional e trabalho prático. O projeto é financiado pelo Programa Crescimento Azul - EEA Grants Portugal. Este projeto pretende ajudar a facilitar limpezas de praia implementadas por Escolas Azuis de relevância nas proximidades de Faro, e desafiar os alunos participantes a refletirem sobre as fontes e razões para a existência desse lixo marinho. Serão realizados dois workshops diferentes: um para co-educadores e colegas investigadores focando no lixo marinho com o objetivo de partilhar conhecimentos e comparar a natureza do lixo marinho entre a costa atlântica norueguesa e portuguesa; e o outro, para cerca de 350 alunos pertencentes a uma Escola Azul, abordando as várias qualidades de lixo marinho. Os alunos serão desafiados a refletir sobre a origem, o tempo e a distância do transporte do lixo no oceano.
Com isso, este projeto pretende, de imediato e a longo prazo, aumentar o nível de literacia oceânica entre os jovens e na sociedade em geral. Ao desafiar os alunos a identificar as fontes do lixo e, em seguida, sugerir soluções com base na sua origem, esperamos inspirar e motivar as crianças e funcionários das escolas para a criação de uma experiência pessoal contribuindo numa campanha de sensibilização de maior alcance contra o lixo marinho.
Acreditamos que é necessário um empenho pessoal nesta luta urgente contra o lixo marinho e que o conhecimento é a pedra angular para a construção de uma mudança de atitude e comportamento humano.

EN | Marine litter is one of today's most visible and harmful growing environmental challenges with plastic build-up in the oceans worldwide. Beach cleaning is a good way to remove marine litter from our environment, but the best solution is to prevent it from ending up in the ocean.
Therefore, awareness campaigns are the most efficient, cost-effective and long-lasting solution to this problem.
"The Plastic Detectives of Portugal" is a combination of academic knowledge sharing, educational outreach and practical work. The project is funded by the Blue Growth Programme - EEA Grants Portugal and aims to help facilitate beach clean-ups implemented by relevant Blue Schools around Faro, and challenge participating students to reflect on the sources and reasons for the existence of this marine litter. Two different workshops will be held: one for co-educators and fellow researchers focusing on marine litter with the aim to share knowledge and compare the nature of marine litter between the Norwegian and Portuguese Atlantic coast; and the other, for about 350 students belonging to a Blue School, addressing the various qualities of marine litter. The students will be challenged to reflect on the origin, the time and the distance of the transport of rubbish in the ocean.
By doing so, this project aims, both immediately and in the long term, to increase the level of ocean literacy among young people and in society at large. By challenging students to identify the sources of litter and then suggest solutions based on where it comes from, we hope to inspire and motivate school children and staff to create a personal experience by contributing to a larger awareness campaign against marine litter.
We believe that personal commitment is needed in this urgent fight against marine litter and that knowledge is the cornerstone for building a change in human attitude and behaviour.
 
 
 

 

  • Projecto UALGoritmo

 Jornal online para de aumentar a visibilidade e promover a divulgação das atividades de investigação e de comunicação da UAlg ao público em geral, mas em particular aos estudantes do Ensino Secundário do Algarve.

 

 

Lista de Projetos já Concluidos:


Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920 (rede fixa)
 E-mail: info@ccvalg.pt