ANDRÓMEDA

Andrómeda consiste da sua estrela mais brilhante, Alpheratz, denotando a cabeça de Andrómeda, e o resto das estrelas principais marcando outras partes do corpo da jovem mulher. Também se pensa que as outras estrelas traçam não o seu corpo, mas o seu cabelo.

As mesmas estrelas não são muito brilhantes, situando-se entre a terceira e quarta magnitude.

Beta Andromedae é chamada Mirach. Está a 200 anos-luz e tem magnitude 2.1 Almach encontra-se na ponta da perna mais a Sul do grande "A".

Andrómeda é grande mas não é muito visível. Existe aqui um número de bons binários e algumas variáveis e objectos de céu profundo, incluindo talvez a mais famosa galáxia espiral de todas, M31, a cerca de 2,5 milhões de anos-luz, o objecto mais distante visível a olho nu.

ESTRELAS DUPLAS:

• Gamma1 e gamma2 Andromedae formam um binário com contraste de cor, dourado e azul. Este binário tem uma órbita de 61 anos, com uma magnitude de 5.5. e 6.3.
  • Kappa Andromedae é um grande mas ténue binário, com magnitude de 4, 11.
  • Pi Andromedae também é vasto mas ténue: 4.4, 8.9.
  • Tau Andromedae: 5,10.

Mapa da constelação de Andrómeda.
Crédito: UAI, Sky & Telescope
(ver formato PDF)

Foto astronómica da constelação de Andrómeda.
Crédito: Naoyuki Kurita
  • Phi Andromedae tem uma órbita de 370 anos: 5, 6.5.
  • Omega Andromedae: 5, 12.

ESTRELAS VARIÁVEIS:

• Zeta Andromedae é uma variável: 3.9 - 4.1 num período de 17.77 dias.
  • Lambda Andromedae: 3.7 - 4.0 num período de 54.2 dias.
  • Omicron Andromedae: 3.6 - 3.8.
  • R Andromedae é uma variável com um período de 409.33 dias, entre 5.8 e 14.9.

OBJECTOS DE CÉU PROFUNDO:

Uma das maiores atracções de Andrómeda é a galáxia espiral conhecida como M31. Existem ainda outros objectos que merecem a nossa atenção.

• M31 (NGC 224), "A Galáxia de Andrómeda" é a mais bonita galáxia espiral do céu, e provavelmente a mais conhecida. Tem um núcleo oval. A sua distância é de 2,5 milhões de anos-luz. Faixas de pó tornam-se visíveis em telescópios de médio tamanho.
  • M32 (NGC 221) é o mais brilhante satélite elíptico de M31, embora um pouco ténue comparada com a última. Está localizada a quase meio grau a Sul da M31 e é melhor vista com grandes telescópios.
  • M110 (NGC 205) é outra galáxia elíptica, e uma maior companheira da M31 mas muito menos brilhante. Fica a apenas 35 arco-minutos Noroeste de M31.
  • NGC 752 é um enxame aberto de talvez umas quantas centenas de estrelas um tanto espalhadas. Fica a 4 graus e meio Sul de gamma Andromedae, e a dois graus Oeste.
  • NGC 891 é uma ténue mas gira espiral com faixas de pó claramente distinguíveis em grandes telescópios. Fica a 4 graus Este de gamma Andromedae.
  • NGC 7662, às vezes chamada "A Bola de Neve Azul", é uma nebulosa planetária verde-azulada com uma estrela central muito ténue que é aparentemente variável (estima-se que a sua magnitude varie entre 12 a 16). Encontra-se a 2,5º Oeste-Sul-Oeste de Iota Andromedae.

MITOLOGIA DA CONSTELAÇÃO

Andrómeda era a filha de Cefeu e de Cassiopeia. Ela e sua mãe pensavam que eram mais bonitas que as muitas ninfas de Poseídon, e vangloriou-se diante dele até o deus dos Mares não conseguir aguentar mais. Poseídon castigou a mãe vaidosa aprisionando a sua filha nua a uma rocha, para ser sacrificada a um demoníaco monstro do mar.

Alguns escritores identificam este monstro como sendo Cetus (ou Baleia), outra constelação, embora não se encontre nos textos clássicos referências ao nome do monstro como Cetus.

Perseu, que tinha acabado de chacinar a Medusa Gorgone, estava a passar perto de Andrómeda. Atraído pela sua beleza (e fazendo jus ao seu estatuto de herói) aceitou resgatá-la. Mas apenas se pudesse casar com Andrómeda.

Cefeu e Cassiopeia não estavam muito ansiosos da sua filha casar com Perseu, mas não tinham grande escolha, então concordaram. Perseu atirou-se para a água, e cortou a cabeça ao monstro. O casamento seguiu-se pouco tempo depois.

No casamento, os familiares de Andrómeda causaram distúrbios na cerimónia, provavelmente por ordem de Cassiopeia. Na confusão que se gerou, Cassiopeia e Cefeu perderam a vida. Então, Poseídon pô-los nos céus...

Muito tempo depois, Atenas pôs Andrómeda na mesma região do céu, entre pai e mãe.

Figura da constelação de Andrómeda.
Crédito: Johann Bayer