AQUÁRIO

Aquário é uma das doze constelações zodiacais. É uma das maiores e mais antigas constelações do céu mas não contém estrelas muito brilhantes. Encontra-se numa região muitas vezes chamada de Mar devido à sua profusão de constelações de água tal como Cetus, Peixes, Erídano, etc. Por vezes, o rio Erídano é ilustrado como nascendo do pote de Aquário.

Contém a nebulosa da Hélice, a nebulosa planetária mais próxima da Terra.

Enxames de meteoros saem todos os anos dessa constelação. De 24 de Abril a 20 de Maio, tendo o seu pico por volta de 4 ou 5 de Maio, temos a chuva de estrelas vista apenas no Hemisfério Sul Eta Aquarídeas. De 15 de Julho a 20 de Agosto, tendo o seu pico a 29 de Julho e 7 de Agosto, temos as Delta Aquarídeas.

Aquário tem uns quantos bons binários, uma variável única, e uns poucos objectos de céu profundo de interesse.

ESTRELAS DUPLAS

• Zeta2 Aquarii e zeta1 Aquarii formam um binário com duas estrelas brancas iguais com uma órbita de 760 anos.
  • Struve 2944 é um bonito sistema triplo, com as três estrelas alinhadas. Fica a 2º Este de kappa Aquarii.

Mapa da constelação de Aquário.
Crédito: UAI, Sky & Telescope
(ver formato PDF)

Foto astronómica da constelação de Aquário.
Crédito: Naoyuki Kurita
  • Struve 2988 é um par atraente de estrelas iguais: 7.2, 7.2. Encontra-se a 3º SW de psi1 Aquarii.

ESTRELAS VARIÁVEIS

• A mais espantosa variável na constelação de Aquário é R Aquarii, regularmente chamada "Variável Mira". No entanto esta gigante vermelha não é uma variável normal de longo-período: é uma estrela simbiótica, parecendo-se com Z Andromedae. As estrelas "Z Andromedae" são aquelas que mostram dois espectros separados, indicando duas temperaturas muito diferentes, um frio e o outro muito quente. Este fenómeno é causado por um sistema binário muito perto, em que a maior é a fria e a mais pequena (talvez uma anã branca) é a quente. De facto, R Aquarii tem uma pequena companheira azul, que está envolvida por uma nuvem de gás. Quando a estrela pequena eclipsa a gigante, a magnitude visual da primária desce uns quantos graus. A estrela tem um período de 386.96 dias e tem uma magnitude que varia entre 5.8 e 12.4 ; a melhor altura para ver esta estrela foi no ano de 2005, na primeira semana de Setembro.

OBJECTOS DE CÉU PROFUNDO

• M2 (NGC 7069) é um enxame globular, compacto e brilhante, a cerca de 37.500 anos-luz de distância. Fica a 5º Norte de beta Aquarii.
  • M72 (NGC 6981) é também um enxame globular, a cerca de 3º Oeste-Sul-Oeste da Nebulosa de Saturno (ver abaixo). É um dos menos atraentes objectos do catálogo de Messier.
  • M73 (NGC 6994) é outro Messier desinteressante, um "enxame" compreendido de quatro estrelas sem relação a 1.5º Este de M72.
  • NGC 7009, a "Nebulosa de Saturno" é uma nebulosa planetária realmente espectacular em grandes instrumentos. Tem 'raios' que se estendem dos dois lados do disco principal. Encontra-se a 1º Oeste de nu Aquarii.
  • NGC 7293, "Nebulosa da Hélice" é outra nebulosa planetária, e tem este nome aparentemente porque diz-se que se parece com a dupla hélice do ADN. É na realidade um nebulosa anular, muito maior mas mais ténue que a notável Nebulosa do Anel em Lira. A nebulosa encontra-se a 1.5º Oeste de upsilon Aquarii, ou a 21º Sul de zeta Aquarii, a 650 anos-luz.

MITOLOGIA DA CONSTELAÇÃO

Na mitologia grega Aquário era Ganimedes, "portador da Taça para os Deuses". A história de Ganimedes é contada em Aquário. Ganimedes é um lindo jovem por quem Zeus se apaixonou, e levou (disfarçado de águia, representado na constelação de Águia) para o Olimpo. A sua profissão era essencialmente servir o vinho a todos os deuses do Olimpo, uma função há muito removida da importância inicial do portador da Água, que apareceu na Babilónia.

Aquário geralmente assemelha-se à figura de um homem, e quando considerando as estrelas mais ténues, fica com a imagem do um homem com um balde do qual está a saír água. Aquário é também tido como o causador do Grande Dilúvio, na versão Grega do mito.

Também pode ter sido, em conjunto com Pégaso, parte da origem do mito dos animais de Diomedes, que forma um dos Doze Trabalhos de Héracles. A sua associação com o despertar dos rios, e a vizinha constelação de Capricórnio, pode ser a fonte do mito dos currais do rei Aúgias, outro dos trabalhos de Héracles.

Figura da constelação de Aquário.
Crédito: Johann Bayer

De facto, a constelação parece ter representado água em algumas culturas antigas. No Egipto, por exemplo, pensa-se que a constelação causava as cheias anuais do Nilo. As águas do rio, bem para Sul, começavam a subir em Junho devido às chuvas nas terras altas da Etiópia. O céu nocturno, em Junho, mostraria Aquário no seu zénite: o portador da água.