Top thingy left
 
CASSIOPEIA

Proeminente constelação em W ou M perto do pólo celestial norte, parte das 48 constelações da lista de Ptolomeu. Alpha Cassiopeiae é chamada Shedir ou Schedar, do árabe al-sadr, que significa 'o peito', cuja posição marca. Beta Cassiopeiae é conhecida como Caph do significado árabe 'mão manchada', pois as estrelas de Cassiopeia pensa-se que representem uma mão manchada pela planta hena. Delta Cassiopeiae tem o nome de Ruchbah, que significa 'joelho' em árabe, rukbat.

Gamma Cassiopeiae (o ponto do centro do W) é também conhecida como Navi, em honra ao comandante da missão Apollo 1, Gus Grissom. Originalmente, isto era uma piada do próprio Grissom, que acrescentou três nomes às cartas estelares da NASA, em sua honra e dos seus tripulantes. O nome do meio de Gus Grissom era Ivan, que invertido dá Navi.

É o local de uma supernova observada por Tycho Brahe em 1572, e a mais forte fonte de rádio no céu, uma supernova conhecida como Cassiopeia A.

ESTRELAS DUPLAS

  • Gamma Cassiopeiae tem uma ténue companheira, duplamente difícil de observar por causa do brilho da estrela primária: 2.5, 11.
  • Eta Cassiopeiae é um bom binário com contraste de cor, amarelo e vermelho. Alguns observadores vêem-no como dourado e púrpura. A companheira completa uma órbita a cada 480 anos: 3.4, 7.5.
  • Lambda Cassiopeiae tem duas estrelas iguais muito próximas entre si: 5.5, 6.

Mapa da constelação de Cassiopeia.
Crédito: UAI, Sky & Telescope
(ver formato PDF)
 

Foto astronómica da constelação de Cassiopeia.
Crédito: Naoyuki Kurita
  • Iota Cassiopeiae é um sistema triplo, em que o binário visual orbita a cada 840 anos.
  • Omicron Cassiopeiae tem uma ténue companheira: 4, 11.
  • Phi Cassiopeiae é outro sistema múltiplo, em que os componentes estão mais afastados entre si. O binário fica na ponta de NGC 457 (ver abaixo).
  • Sigma Cassiopeiae: 5.0, 7.1.
  • Struve 3062 é um binário visual que orbita em cada 106.8 dias: 6.4, 7.5.

ESTRELAS VARIÁVEIS

  • Beta Cassiopeiae: 2.25-2.31 em cada 0.104 dias (2h30m11.5s).
  • Gamma Cassiopeiae é o protótipo de uma importante classe de variáveis. Estas variáveis são sub-gigantes com uma velocidade de rotação muito grande e até anãs com um espectro de emissão. A variação na magnitude é usualmente muito pequena. A maior excepção é gamma Cassiopeiae, que varia entre 1.5 e 3.0 com um período esporádico, mais ou menos 0.7 dias.
  • Iota Cassiopeiae: 4.45-4.53 em cada 1.74 dias.
  • Omicron Cassiopeiae é do mesmo tipo que gamma Cassiopeiae, que varia entre 4.5 e 4.62.
  • R Cassiopeiae é uma variável tipo Mira com um período de 430.46 dias, entre 4.7 e 13.5.

OBJECTOS DE CÉU PROFUNDO

Cassiopeia tem dois objectos de Messier e outros enxames estelares de interesse.

  • M52 (NGC 7654) é um enxame aberto de cerca de 120 estrelas. Encontra-se a 6º Noroeste de rho Cassiopeiae. Para a encontrar, desenhe uma linha de alpha Cassiopeiae até beta Cassiopeiae, e agora duplicando o seu tamanho. O enxame encontra-se um bocado depois do ponto do fim.
  • M103 (NGC 581) é outro enxame aberto, com cerca de 40 estrelas. Situa-se a 1º Nordeste de delta Cassiopeiae, ou a 1.5º Norte de chi Cassiopeiae.
 
  • NGC 457 é um enxame globular a 4º Sudeste de gamma Cassiopeiae. A estrela phi Cassiopeiae é considerada como parte do enxame. Esta estrela é uma das mais luminosas conhecidas, com cerca de 200.000 vezes o brilho do Sol.
  • NGC 7789 é um rico enxame aberto de talvez um milhar de estrelas. Situa-se a 3º Sudoeste de beta Cassiopeiae, ficando entre rho Cassiopeiae e sigma Cassiopeiae.

MITOLOGIA DA CONSTELAÇÃO

Cassiopeia era a mulher de Cefeu, o Rei Etíope de Joppa (agora conhecido como Jaffa, em Israel), e a mãe de Andrómeda. A rainha era linda mas também vaidosa, e a história de como a sua vaidade causou grande angústia é contada em relação à constelação de Andrómeda.

Depois de prometer a sua filha em casamento a Perseu, Cassiopeia pensou duas vezes e mudou de opinião. Convenceu um dos filhos de Poseidon, Agenor, a perturbar a cerimónia proclamando Andrómeda para ele próprio. Agenor chegou com um grande exército, e assim começou uma grande batalha.

Conta-se que nesta batalha Cassiopeia gritou "Perseu deve morrer". De qualquer modo, Perseu foi o vencedor, com a ajuda da cabeça da Górgon. Este tinha recentemente chacinado Medusa e tinha posto a sua cabeça numa cabeça de coral. Ele retirou o seu prémio e agitou-o a meio da batalha, instantaneamente tornando todos os seus inimigos em pedra. Nesse grupo estava Cefeu e Cassiopeia.

Um Poseidon resignado pôs ambos os pais nos céus. Mas por causa da vaidade de Cassiopeia, pô-la num trono que revolve o Pólo Norte onde durante metade do ano é obrigada a sentar-se de cabeça para baixo, uma postura vergonhosa para tal figura, ainda penteando o seu longo cabelo.


Figura da constelação de Cassiopeia.
Crédito: Johann Bayer
 
 
Top Thingy Right